TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.329 Palavras (34 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 34

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 1

1.1. Metodologia 2

2. OBJECTIVOS DO TRABALHO 3

2.1. Objectivo geral 3

2.2. Objectivos específicos 3

2. ESPAÇOS ECONÓMICOS 4

3. A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS 6

3.1. Modelos de Internacionalização 8

3.1.1. Teorias Clássicas do Comércio Internacional 8

3.1.2. Teoria da Vantagem Competitiva 9

3.1.3. Teoria do Ciclo de Vida do Produto 9

3.1.4. Teorias do Comportamento e Gestão das Empresas 10

3.1.5. Teoria das Imperfeições de Mercado 11

3.1.6. Teoria da Internalização 12

3.2. Motivações para a Internacionalização 13

3.3. Tipos de estratégia de internacionalização de RH 14

3.3.1. Empresas de tipo internacional 14

3.3.2. Empresas de tipo multinacional 15

3.3.3. Empresas de tipo global 15

3.3.4. As empresas de tipo transnacional 16

4. EMPRESAS MULTINACIONAIS E TRANSNACIONAIS 16

5. MULTICULTURALISMO E A DIVERSIDADE CULTURAL 20

6. GLOBALIZAÇÃO 22

7. OS PRINCIPAIS VECTORES DE MUDANÇA 23

8. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS INTERNACIONAL 25

8.1. Expatriação 27

8.2. Ajustamento Intercultural 28

9. CONCLUSÃO 30

10. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 31

1. INTRODUÇÃO

A gestão dos recursos humanos é uma prática que surgiu com o desenvolvimento de actividades empresariais ao longo da evolução das sociedades humanas e a sua evolução começou-se a se verificar desde o trabalho manufactureiro nos anos 1600 a 1700 depois de Cristo na produção de bens e serviços em pequenos grupos de trabalhadores. De lá para cá com desenvolvimento económico, tecnológico, demográfico muita coisa mudou na área de gestão de recursos humanos (Caixote e Monjane, 2014).

Os espaços económicos têm origem na actividade humana, em que as relações que se estabelecem quando seres humanos atuam sobre o espaço físico na busca de sobrevivência e conforto dão origem aos espaços económicos (Clemente, 2000).

Falando da internacionalização das empresas que é também um dos temas abordados no mesmo trabalho, vários autores dão suas opiniões em torno disso que é o conceito, a internacionalização como sendo o processo pelo qual uma empresa incrementa o nível das suas actividades de valor acrescentado fora do país de origem, (Meyer, 1996, apud Dias, 2007).

Existe uma relação na abordagens dos subtemas empresas multinacionais e transnacionais com a globalização, seria impossível fazer uma abordagem das empresas em contexto nacional e internacional e deixarmos de lado a globalização isso porque ser globalizado é estar todo o tempo conectado com as tendências, criticando-as e estar apto a substituir o tradicional pelo novo quando oportuno. A Globalização pode pois ser entendida como um fenómeno social total (multidimensional) que não é completamente recente, nem inteiramente novo.

O presente trabalho divide-se em três partes, na primeira teremos a introdução onde os estudantes fazem a pré abordagem do tema dando o entendimento do que será abordados duma forma detalhada ao longo do desenvolvimento do presente trabalho assim como os objectivos que o mesmo tem. Na segunda parte teremos a abordagem dos temas de uma forma mais detalhada e aprofundada, ou seja o seu desenvolvimento. E para terminar, na terceira parte teremos o desfecho do trabalho, fazendo uma abordagem conclusiva daquilo que foi destacado no seu desenvolvimento e fechando por citar as fontes usadas para que fosse possível a compilação do presente trabalho.

1.1. Metodologia

Segundo Bruyne (1991, p.29), a metodologia «é a lógica dos procedimentos científicos em sua génese e em seu desenvolvimento, não se reduz, portanto, a uma metrologia ou tecnologia da medida dos fatos científicos».

O método de pesquisa é um conjunto de procedimentos e técnicas utilizados para se colectar e analisar os dados. O método fornece os meios para se alcançar o objectivo proposto, ou seja, são as ferramentas das quais fazemos uso na pesquisa, a fim de responder nossa questão (Strauss & Corbin, 1998).

Para que a realização do presente trabalho fosse possível os estudantes contaram com o apoio do docente da cadeira que serviu-nos de bússola na compilação de ideias e assim formar um conhecimento sólido, digno de se apresentar.

A metodologia usada no presente trabalho foi consulta em artigos científicos, e teses de alguns autores como: Dias 2007; Rosal 2015; Clemente 2000; Prahalad 1999 e vários outros, contudo os estudantes extraíram e fizeram o resumo daquilo que consideraram relevante conforme os temas dados.

2. OBJECTIVOS DO TRABALHO

De acordo com o autor Vaz Freixo (2011, p. 164) apud Caetano (2015, p. 28), «o objectivo de um estudo constitui um enunciado declarativo que precisa as variáveis-chave, a população alvo e a orientação da investigação, indicando consequentemente o que o investigador tem intenção de fazer no decurso do estudo». Sendo assim, fazem parte dos objectivos do presente trabalho os seguintes:

2.1. Objectivo geral

Contribuir no ensino e aprendizado dos estudantes através das discussões e debates criados em torno do tema, estabelecendo desse modo a troca de ideias e experiências entre os estudantes.

2.2. Objectivos específicos

a) Conceituar a noção de espaços económicos;

b) Explicar o sistema de internacionalização de empresas;

c) Identificar a relação entre empresas multinacionais e transnacionais com a globalização;

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com