TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identidade Cultural

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

As duas faces da moeda

A identidade cultural brasileira está ligada a um processo de construção histórica. Envolve um passado marcado pela miscigenação racial entre índios, europeus e africanos. Assim há quem possa acreditar que essa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos. Contudo, ela esconde a falsidade que existe por trás dessa questão. As diferenças culturais podem ser vistas em todo nosso redor quando se trata de preconceito racial e desigualdade social.

Acreditar que somos todos iguais pode ser mero sonho quando refletimos na participação dos negros na sociedade. Todos os dias eles sofrem preconceitos de todas as formas possíveis, não temas mesmas oportunidades que as pessoas brancas têm, alem de terem que lutar todo tempo para que seus direitos sejam atendidos. Embora a Constituição e diversos códigos e estatutos assegurem os negros de seus direitos, a realidade que se vê ainda é distante do que se reza. Falar que o preconceito não existe é contradizer o que vemos em muitas situações. Negros ainda precisam de cotas em faculdades, mesmo sendo capazes e inteligentes precisam que sejam estabelecidas cotas para que tenham a mesma oportunidade que os outros.

Sobre as classes sociais, desigualdade predomina em todo o país. Segundo um relatório da ONU, o Brasil é o terceiro maior país com índice de desigualdade social no mundo. Isso se deve a má distribuição de renda, falta de oportunidade de emprego, falta de investimentos nas áreas sociais, bem como na saúde e educação. Para aqueles que vêm de famílias mais pobres existem menos chances de obter níveis altos de educação. Enquanto um pequeno lado da população usufrui de condições de vida luxuosa, a grande maioria tem baixos salários e condições de vida regradas, alguns até mesmo em condições precárias deixando de ter muitas vezes produtos essenciais. Favelas à poucos quilômetros de bairros ricos contrastam a realidade que os brasileiros vivem.

Podemos então assim comparar a identidade cultural do Brasil às duas faces de uma moeda. O Brasil da diversidade é ao mesmo tempo o Brasil da desigualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com