TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Contabilidade E Quais As Duas Finalidades

Por:   •  16/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina:

Turma:

Nome:

ROL escolhida:

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Resenha da Aula – Modulo 1

Danielly Freitas Macedo

Acadêmica da Pós em Gestão Financeira

  Disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis

A presente resenha é referente a ROL 2 que aconteceu em 16/02/2023, no qual foi estudado dentro da disciplina análise das demonstrações contábeis o módulo 1 sobre a contabilidade e sistema de informação contábil. No primeiro momento a professora questionou sobre ambientação do curso e plataforma, sobre como estamos e informou sobre como devemos nos programar para manter as disciplinas em dias e criar rotina de estudo para melhor acompanhar, apresentou slide com pauta do que seria tratado ao decorrer da reunião.

Explicou o motivo do curso está sendo aberto com a disciplina, que foi feita uma pesquisa que pela instituição de ensino FGV com alunos e que a grande maioria teria preferencia por iniciar com a disciplina, entendo que seja pela grande importância que tem para as pessoas atuantes na área, além de que contabilidade está dentro do nosso cotidiano mesmo que seja de forma indireta.

Apresentou os 4 módulos de estudo da disciplina e informando o que cada um iria abordar, explicando assim suas importâncias. O módulo 1 como comentado na ROL ficou com parte teórica da contabilidade, reforçou a importância da teoria para que a gente entenda o conceito e assim faça analises corretas sobre receita e despesa e até mesmo para assimilar os próximos módulos.

O objetivo da disciplina como falado pela professora não é exatamente nos formar em contadores, mas sim possibilitar conhecimento suficiente aos alunos, para que no final os mesmo consigam fazer análises de informações contábeis e entender de fato a importância para tomada de decisões.

Segundo a leitura e discussão na A ROL, portanto seguiu com os seguintes questionamentos:

Importância da contabilidade e quais as duas finalidades nasicas das informações contábeis?

Foi questionado sobre a importância da contabilidade, entende-se que ela exerce um grande papel no que se refere a geração processos econômicos, financeiros e patrimoniais e são de extrema importância para tomada de decisão. Diante disso, foi ressaltado que ela minimiza tempo no processo de tomada de decisão, o que hoje só tem a agregar. Alguns citaram que tinha importância, pois devido à possibilidade de se planejar e fazer comparações conseguir premeditar algum risco entre outras diversas importâncias.

Na discussão foi levantada a informação empresa AMERICANAS que alguns se sentem preocupados sobre o risco sacado da vericidade apos o ocorrido, com isto foi falado, portanto, não pode simplesmente jogar os valores no balanço patrimonial, deve sempre tentar mostrar as intenções e ser transparente.

Houve também um levantamento qual a importância para pessoas físicas. De início todos pensamos em orçamento pessoal que nos ajuda ao não desperdício dos nossos recursos. Outro ponto falado bem interessante também é referente a interpretação de dados, que se eu entendo e consigo fazer interpretação, consigo fazer a avaliação da empresa que trabalho se tiver acessos às informações e saber como esta a saúde financeira da empresa.

Contudo, entende-se que as finalidades nas quais se utiliza as informações contábeis são para planejamento, maior controle e auxílio no processo decisório.

Quais os principais usuários da informação contábil?

         Ao que se refere os usuários conforme passado e visto na ROL que foi bem breve e direto, os usuários são: os internos que são os gestores e diretores estão interessados em ver o quanto a empresa deu resultado e externos que são bancos, fornecedores, governo, clientes entre outros que estão interessados no que se refere a saúde da empresa para futuros investimentos, empréstimos, etc., sendo assim conforme visto as informações contábeis precisam ter suas informações claras e bem colocadas para atender cada usuário.

Quais as etapas do ciclo Operacional?

Outro tópico discutido foi sobre o ciclo operacional, foi questionado sobre como entendemos que funciona um ciclo operacional. Um ponto bem interessante foi falado que se confunde que o ciclo começa na produção e, na verdade, ele começa bem antes, conforme levantado, o ciclo operacional começa desde quando é feita a compra da matéria-prima que irá ser produzida até a venda e recebimento isto industrialmente. Já no comércio o ciclo é menor, é feita compra após venda e termina com recebimento.

Dentro do que foi passado referente a ciclo operacional foi bem interessante a informação que na legislação o curto prazo da contabilidade é de um ano, porem tem exerções como lavouras que é considerado o curto prazo superior a um ano.

Quais as diferenças entre a contabilidade financeira, gerencial e fiscal?

Foi explanado as características de diferença entre as três em quadro onde foi comentado que e ressaltado que hoje as demonstrações precisam ser feitas conforme as normas contábeis porem e conforme CPC determina para seguir o processo de convergência, portanto às vezes é preciso fazer a contabilidade societária e fiscal que são obrigatórias para disposições legais e tributarias, o que mais diferencia é que a societária deve seguir todos os princípios contábeis que dará forma às demostrações contábeis e já na fiscal não tem vinculo com princípios contábeis e da forma aos relatórios específicos exigidos por lei, dentre outras características que as diferenciam. Já a contabilidade gerencial é facultativa, sendo feita para planejamentos, controle e disposições internas que não tem obrigatoriedade, porem tem ligações com as demais contabilidades.

Quais os tipos gastos?

E por fim houve também um levantamento sobre tipos de gastos que são 4 tipos. Conforme falado os gastos podem ser um investimento que agregar valor ao bem da empresa, o custo classificado com atividade fim da empresa, as despesas são gastos que não estão ligadas a produção final, e a perda que são gastos involuntários. Diante do explanado na ROL, entende-se, portanto, que devemos sempre tomar cuidado para fazer a leitura correta de como classificar cada tipo de gastos, pois depende do momento, do que se refere, da forma que é utilizado e para que é utilizado.

Para concluir toda ROL só agregou mais ainda, pois sou formada em administração, hoje trabalho no setor fiscal de uma S.A e já estou conseguindo ver a empresa com outros olhos, acredito que ao fim dessa do dessa disciplina terei mais conhecimento para transmitir tanto na área profissional como pessoal. Foi citado até o exemplo do papel como trabalho no setor fiscal e no lançamento de notas fiscais, tenho um exemplo bem claro que oque implica é tipo de entrada que uso para fazer o lançamento, tenho que analisar que material, se é de campo ou de estoque, se está ligado ou não a atividade fim da empresa, para assim lançar o tipo de entrada correto e por final não prejudicar o fechamento das obrigações fiscais.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (992.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com