TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Filosofia

Por:   •  27/4/2020  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da Filosofia

 

   Nascida na Grécia antiga entre os séculos V II e V I a.c. a Filosofia ainda é de suma importância no mundo de   hoje, mesmo que muitos não saibam seu significado e acreditem que ela não serve para nada, sendo até   mesmo desprezada, a Filosofia é na   verdade uma forma de aprender a pensar, já que pensar nos leva a refletir, a raciocinar, despertando o   nosso senso crítico, o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo.

 

   A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta   nosso poder de argumentação, que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência.

    O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma, está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.

 

   Assim como na Grécia antiga a Filosofia ainda é fonte de incomodo aos dominantes da sociedade, pois para eles não é interessante que o homem se liberte da ignorância, adotando assim uma postura crítica e questionadora, a filosofia estimula a consciência e nos ajuda na formulação de nosso caráter moral.  A   verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas, tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante   no mundo atual, ajudando- nós a desenvolver uma   visão mais humanística.

   A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade, está disponível para todos, mas poucos a usufruem. Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar toda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto, o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia,

 

   É conveniente para o homem moderno afastar -se da filosofia, pois, em meio de uma falsa democracia a qual vivemos, além de corrupta, tem seu domínio não mãos de poucos que determinam a linha de vida política, econômica e social de muitos, objetivando só e exclusivamente o poder, ficando cegos para o que realmente acontece em seu meio.  

   Assim, cria-se  uma  tranquilidade em que o seu amanha será igual  ao seu  hoje,  só com visões de melhoria socioeconômicas, já que  fingimos  não  ver , seguidas construções  de bombas para aniquilação em massa, conflitos, poluição, armas  e doenças químicas,  terrorismo com atos cada dia  mais  hediondos, violência  e mortes nas  cidades e estradas, alterações  na  natureza  modificando irresponsavelmente o  meio ambiente  e afetando seu ciclo  natural  e seu equilíbrio, escassez, violência  entre  os semelhantes,  e  tudo isso se passa por despercebido, como  normal  e cotidiano  sem a  preocupação  de onde isso nos  levará.  

   Embora desprezada e vítima de preconceito, a filosofia iria abrir a mente das civilizações, não se deixando iludir por   uma falsa sensação de confiança e considerar a hipótese de uma inevitável catástrofe.

   O pensamento crítico é a filosofia que está sendo retirada do currículo escolar, desta forma é de suma importância no atual cenário  em  que  vivemos, compreender qual a importância da filosofia  na sociedade moderna, pois uma sociedade que não consegue ter um pensamento crítico, torna-se frágil, pois ela é a base para  alcançar as demais ciências, uma  vez que  ela  está  viva   ininterruptamente   há  vinte  e   cinco  séculos e  nenhuma  atividade  humana  permanece por tanto tempo, a  não ser que tenha alguma  utilidade  na  vida das  pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (145.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com