TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Informática na Área de Administração

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Informática na Área de Administração

Informática

A palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é o estudo do processamento automático de informações por meio do computador. 

Etimologia
A informática teve seu inicio na história como uma precursora da revolução tecnológica, pois ela surgiu de uma dificuldade e/ou necessidade notada pelo Francês Blaise Pascal, no ano de 1642.
Fator Histórico
Então em 1931 surge o primeiro computador, era a primeira vez que uma máquina realiza cálculos de forma automatizada
Disseminação
Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelação dos problemas.  
Habitualmente, usa-se o termo Informática para referir-se ao processo de tratamento automático da informação por meio de máquinas eletrônicas chamadas computadores. 
A importância da Informática na Área de Administração.
Na década de 1642 com a invenção da primeira calculadora de algoritmos, neste momento se dá o, ponta pé inicial para o desenvolvimento da informática no mundo.

O estudo da informação começou na matemática quando 
Alan Turing, Kurt Godel, Alonzo Church e Pitágoras
, começaram a estudar que os tipos de problemas poderiam ser resolvidos ou computados. Motivados durante a Revolução Industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e eficaz. 
Incentivadores
No Brasil...
Os computadores vieram importados de outros países para nós na década de 50.
E suas fonções eram básicas, tais como: Somar, Subtrair, Multiplicar e Dividir.
Eles ficavam em grandes ambientes refrigerados, como em Repartições Públicas.
Na Organização
Toda empresa necessita ser informatizada para se manter no mercado de trabalho e acompanhar as tecnologias. O computador veio para inovar e facilitar a vida das empresas. E assim, nenhuma empresa pode ficar sem o auxílio da informática. 
Através da informática é que se consegue agilizar, desenvolver, divulgar, visualizar e dar mais exatidão nos resultados das empresas, além de permitir a pronta recuperação de informações necessárias para a operação e gestão empresarial.
Organizacional
Benefícios
Agilizar, Desenvolver, Divulgar, Visualizar e dar mais exatidão nos resultados empresariais.
Desburocratizar a vida da empresa, um exemplo disso é que atualmente 72% dos serviços do Governo Federal estão em rede.
Facilitar ainda mais as funções dos Gerentes, Diretores e Presidentes de Organizações.
Quem não sabe utilizar um computador ou desconhece um vocabulário mínimo de inglês — a língua mais falada na Internet e que já é requisito para profissionais que trabalham na área — está condenado a perder boas oportunidades de emprego. 
A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas e nas empresas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. 
Realidade
Dia-a-dia
Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças, em transformações, inovações em uma empresa sem que a informática não esteja envolvida. 
O fruto maior da informática em nossa sociedade é o de manter as pessoas devidamente informadas através de uma melhor comunicação.
Que a informática é importante para a administração é algo totalmente incontestável
Referências Bibliográficas
Sites:
www.oficinadanet.com.br
www.webartigos.com/mobile/artigos
Portal Educação
Wikipédia
Brasil Escola
www.adminsitradores.com.br
Info Escola
Furlan, José Davi; Ivo, Ivonildo da Motta & Amaral, Francisco Piedade – “Sistema de Informação Executiva”, Makron Books.
Livros:?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com