TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Logistica

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.642 Palavras (23 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 23

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE AO PRODUTO, DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO EM UMA INDUSTRIA DE ALIMENTOS CONGELADOS NA ÁREA DE MARKETING NO DISTRITO FEDERAL

Rogério Silva Cavalcante

UniPROJEÇÃO

rogerioscavalcante10@gmail.com 

Orientador: Vinícius Pinto Corrêa

UniPROJEÇÃO

vinicius.correa@projecao.br

Resumo: O propósito deste artigo, é explorar e identificar os elementos de fidelização dos clientes ao produto, de uma empresa do ramo industrial de produtos congelados alimentícios, no Distrito Federal. Portanto foram aplicadas a este material a metodologia de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, e também o uso de bibliografias, uma entrevista e uma pesquisa de campo. Onde está entrevista foi aplicado a um diretor administrativo, os questionários foram para os clientes que compram na loja da empresa localizada no mesmo terreno da indústria, com o intuito da entrevista, é compreender a visão interna da empresa e o questionário a visão dos clientes a externa, com este aspecto de pesquisa observar a gestão estratégica da empresa. Com os fundamentos teóricos dos autores permitiram abranger a necessidade de uma organização obter cliente fiel.

Palavras-chave: Fidelização; Produto; Clientes         


INTRODUÇÃO

  • Contextualização da pesquisa.

O marketing empresarial é um instrumento voltado para desenvolver o posicionamento mercadológico atuante, exercendo atributos de valorização. Definir valor, depende da situação do mercado, tendo avaliado que o valor percebido estará alocado com os consumidores reagem referentes aos produtos e serviços. Contudo o marketing atribui valor, exercendo a função de satisfação e necessidades dos consumidores.

As empresas passam a cada dia a procura da satisfação de seus clientes, na personalização de seus produtos, na captação, na retenção e na sua fidelização, tentando que eles não tornem clientes de outras empresas. Para obter o cliente a uma organização não e tão simples, e necessário também compreender quais pilares ele encontra-se: Clientes, Produtos, Canais e Tecnologia.

Os clientes dentro de uma organização são fundamentais para o conhecimento da estratégia, para apresentação do produto ou serviços a eles. A organização também deverá atentar quais são os tipos de clientes ela tem, de acordo com seu comportamento, sendo aqueles clientes rentáveis, os maus pagadores, os clientes fiéis, e quais devem ser conquistados.

O marketing de relacionamento com o cliente, desenvolve-se mediante ao conhecimento das necessidades em adquirir determinado produto, podendo ter valor agregado, e através desta prospectiva criar mecanismo de atração destes clientes. O CRM (Customer Relationship Management) no qual é mecanismo de relacionamento com o cliente, podendo ajudar a redução de custos dentro da organização e aumentando sua rentabilidade, com a automação dos processos, onde gerenciam a fidelidade e a satisfação dos clientes.

  • Objetivo geral

Analisar a fidelização do cliente ao produto, de uma empresa de pequeno porte, de uma indústria de produtos congelados, no Distrito Federal.

  • Objetivos específicos
  • Analisar os principais fatores de fidelização dos clientes ao produto.
  • Aplicar um questionário com clientes e analise de SWOT[1] na organização.
  • Identificar a necessidade do consumidor.
  • Justificativa.

Com a mudança do hábito de preparo dos alimentos em casa, para outro cenário de compra de produtos congelados, as pessoas passaram cada vez mais consumir alimentos congelados. Onde surgem a cada dia a intensificação da concorrência, e posicionar o produto torna-se mais complexo.

Na busca da conquista de um forte posicionamento no mercado, a organização empresarial necessita ofertar o produto correspondente ao que o cliente deseja.  Faz-se importante compreender como estabelecer meios viáveis de fidelização desse público. A empresa precisa intender que há uma distinção entre frustração e conquista do produto.


Segundo Kotler Keller (2012, p. 3), administração de marketing é “a arte e a ciência de selecionar mercados-alvos e captar, manter e fidelizar clientes por meio de criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente”, de tal maneira que Zenone (2011) já afirmava a importância da conquista e retenção do seu público, este dinamismo constroem a identidade de complementação especifica e construtiva de uma visão macro do campo de pesquisa.

REFERENCIAL TEÓRICO

  • Gestão de Marketing

Segundo Cobra (2011), o marketing e a maneira de percepção do mercado em adequar aos produtos e aos serviços, sendo uma estratégica de qualidade necessária para o indivíduo, já para Kotler Keller (2012) o marketing não é definido por uma coincidência, mas pelo o seu processo de forma objetiva cautelosa e planejada. No sentido que o marketing devem observar, vários fatores perante ao mercado.

O conceito de marketing em visão a AMA (Associação de Marketing Americana)[2], conduzem a visão em evolução do marketing Frederico (2008). Segundo a definição de AMA, de 1985, reflete a percepção de gerarem lucro a partir da satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. Para Frederico (2008, pg 2) “a empresa deve ser voltada à compreensão do consumidor para, por meio de pesquisa das tendências e direcionamentos da sociedade, captar necessidades e desejos atuais não atendidos, bem como os futuros”.  

As estratégicas e as forças competitivas, de acordo com Zenone (2011) são as cincos forças do autor Poter (a primeira força ameaça de novos concorrentes, segunda força pressão dos produtos substitutos, terceira força o poder de negociação com os compradores, a quarta força o poder de negociação entre fornecedores e quinta força competitividade entre os concorrentes), onde uma organização, cujo o seu dever é atentar-se as estratégicas competitiva.

Em teoria o processo do planejamento do marketing, aplica as oportunidades, identificando os públicos alvos, as estratégicas, e reorganizar programas para atendê-los. A empresa tende avançar com progressos no seu programas de marketing, inovar produtos e serviços, atentando com as necessidades dos clientes, buscando maneiras de satisfaze-los, observando futuras tendências. Importância de orientações de vendas, em que os consumidores necessitam de comprar, não aquilo em que a empresa queira ofertar, de maneira em adequar as necessidades dos consumidores (Kotler Keller, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (485.6 Kb)   docx (267.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com