TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Incubadoras para a Preparação de Empresas

Por:   •  13/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Mateus Rodrigues da Silva

Matrícula: 20131102090

Importância das Incubadoras para a Preparação de Empresas

  1. Introdução

A disseminação, utilização e a geração de informações têm sido os grandes propulsores do atual panorama econômico e da dinâmica de desenvolvimento no mundo. Esses fatores têm conduzido as empresas na busca por um melhor desempenho econômico, a fim de conseguirem de manter vivas no mercado e evoluírem diante dos concorrentes (SOUSA; BEUREN, 2012).

A intensificação dos negócios concorrentes, acelerado pelo processo de integração global, principalmente econômico, nos últimos anos, tem intensificado o crescimento dos desafios das empresas. Medeiros e Atas (1996) sinalizam que evoluir em um mundo competitivo e globalizado é um desafio, especialmente para as pequenas empresas, em função de suas peculiaridades, como: financeiras, administrativas e operacionais. Contudo, apesar de todas essas dificuldades, um número cada vez maior de empreendedores tem buscado meios para superá-las.

Com o objetivo de dar suporte ás empresas que tentam sobreviver neste mercado cada vez mais dinâmico e complexo, assim como favorecer a inserção de pessoas que estão dispostas a iniciar seu próprio negócio, vários programas e ferramentas de auxílio às empresas e de promoção aos empreendimentos vêm sendo debatidos e alinhados, cada com suas particularidades, funções e finalidades (SOUSA; BEUREN, 2012).

Dentre estes meios de auxílio evidencia-se as incubadoras de empresas, como um modelo de organização que surge como alternativas nas fases de formação, desenvolvimento e consolidação dos negócios. Cooper et al. (2012), diz que as incubadoras de empresas são mecanismos de criação e desenvolvimento de micro e pequenas empresas através de uma formação mais técnica e gerencial do empreendedor, norteando os processos de inovação e desenvolvimento.

Estas instituições visam à preparação das empresas para serem competitivas diante das exigências do mercado e a necessidade de produtos e serviços inovadores. Para Medeiros e Medeiros (1996), as incubadoras de empresa se apresentam como uma das respostas ao cenário competitivo, considerando que são mecanismos que absorvem a incerteza e a complexidade do mercado por meio da cooperação, flexibilidade e criatividade.

  1. Desenvolvimento

As incubadoras sugiram com o objetivo de dar assistência a empresas, em especial aquelas que estão em fase inicial. Buscam prepará-las, fornecendo recursos necessários desde o começo de suas operações, a fim de se tornarem mais competitivas no mercado. Dentre os diversos tipos de incubadoras existentes no Brasil, se destacam: as de base tecnológica, as de setores tradicionais, as de empresas mistas, as de cooperativas, as empresas culturais e as de agronegócios.

Medeiros e Atas (1995, p. 21) dizem que as incubadoras compreendem “um espaço físico – com infraestrutura técnica e operacional associada, especialmente configurado para transformar ideias em produtos ou serviços”. Elas estimulam o nascimento e a evolução de empresas através da formação complementar do empreendedor nos aspectos técnicos e gerenciais.

Com isso, as incubadoras se constitui se em um ambiente destinado a abrigar e amparar pequenas empresas que apresentam um perfil mais emergente, estimulando a inovação e materialização de ideias em bens, processos ou serviços. É um espaço onde os pequenos negócios recém nascidos ou já existentes se acolhem por um tempo, recebendo incentivos necessários sua consolidação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com