TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Marketing Digital na Atualidade

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

                         

3.  METODOLOGIA

3.1.  PESQUISA

         

          Nesse trabalho, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa e quantitativa, com intuito de enfatizar a importância do Marketing Digital na atualidade, a pesquisa do trabalho foi feita em sua maioria bibliográfica. Foram pesquisados livros de renomados autores de Marketing Digital, principalmente os de Philip Kotler. Também foram realizadas pesquisas em sites da Internet e leitura de artigos científicos.

Utilizou-se também, uma forma descritiva no trabalho à fim de apresentar as opiniões mais importantes relacionadas ao Marketing Digital.

Será apresentado um questionário online com dados reais sobre a importância do Marketing Digital nos dias atuais.

Portanto, o assunto foi estudado e analisado propiciando os registros de informações relevantes referentes ao tema tratado no trabalho.

3.2 ANÁLISE DA PESQUISA

        Com a leitura de algumas obras de Philip Kotler e de alguns artigos, podemos perceber a evolução do Marketing ao longo dos anos e como essa ferramenta passou a ser essencial para o bom andamento de uma organização.

        Antigamente o Marketing que existia era apenas o tradicional, com a tecnologia surgiram outros tipos que passaram a ser estudados por diferentes autores. E assim, o que antes parecia ser apenas um detalhe, algo não muito importante para o funcionamento de uma empresa, passou a ser o diferencial, o ponto crucial para o alcance do sucesso. Nesse contexto de tentar se destacar, surgiu o Marketing Digital, um tipo de marketing mais ágil que bem utilizado promove a expansão dos negócios e um aumento significativo da clientela.

        O Marketing Digital utiliza os meios digitais como forma de propagação dos serviços e produtos de uma organização. Para obter sucesso utilizando esse tipo de marketing, a empresa

precisa ser autêntica, idônea e relevante, oferecendo ao seu público alvo, o conteúdo que realmente o interessa.

Uma determinada empresa deve analisar o melhor tipo de marketing adequado às suas necessidades e traçar estratégias para ter um desenvolvimento satisfatório e resultados positivos. É importante que todos os colaboradores de uma organização tenham conhecimento sobre marketing e a sua importância, para que todos os setores sejam igualmente produtivos.

3.2.1 PHILIP KOTLER E O MARKETING DIGITAL

        Philip Kotler nasceu em 1931, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Kotler é um acadêmico autor de vários livros sobre marketing, que ele considera como a ferramenta mais importante para o sucesso de uma empresa.

        Aqui, serão citados alguns trechos das obras e artigos de Philip Kotler, que foram lidos durante a elaboração deste trabalho, registrando observações e notas próprias.

        

  1. “O marketing consiste na tomada de ações que provoquem reações desejadas de um público alvo” (KOTLER, 2000, P.34)

A empresa deve entender o marketing para executá-lo. Os assuntos a respeito de serviços ou produtos que a empresa deseja vender devem ser coerentes, objetivos e claros para que a clientela se interesse e satisfaça as suas necessidades.

II- “Compreender as necessidades e desejos dos clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Alguns consumidores tem necessidades das quais não tem plena consciência. Ou não conseguem articular essas necessidades. Ou então empregam palavras que exigem alguma interpretação.” (KOTLER,2000, p.43)

A função do Marketing é compreender o cliente e satisfazer um desejo que talvez ele próprio não consiga explicar. Entender o Marketing em toda sua extensão, é saber ir além daquilo que está sendo mostrado, é possuir um amplo entendimento da área de mercado para atender com excelência os desejos da clientela.

  1. “A maior parte do marketing de hoje está se mudando do mercado para o ciberespaço.” (KOTLER, KELLER, 2006, p.667).
  2. O Marketing que antes dominava era o tradicional, agora o Marketing Digital passou a ser o mais vantajoso para as empresas, tomando conta do mundo inteiro, por causa da sua eficiência.

IV- “Os sites empresariais podem ser divididos em duas formas básicas: Site web corporativo que fornece informações básicas sobre história, missão, visão, valores e filosofia além dos produtos e serviços ofertados, e site web de marketing é planejado para atrair clientes para uma compra ou outro resultado de marketing.” (KOTLER, KELLER, 2006).

O autor sugere a divisão dos sites empresariais e sua forma de organização para que o Marketing Digital utilizado, seja o mais favorável aos interesses da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (991.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com