TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DE QUALIDADE

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 10

O PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DE QUALIDADE

Anderson Botelho de Souza¹

Silvia Peres¹

Adriano Salvagni Marchi²

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar de forma clara a importância que o setor de Recursos Humanos tem sobre a qualidade dos produtos de uma empresa. Além da pesquisa teórica, será apresentado no decorrer deste trabalho uma pesquisa feita com um profissional de RH de uma empresa do ramo de administração de condomínios sobre a utilização das ferramentas de Gestão de Pessoas por esta empresa e sua importância na qualidade do atendimento aos clientes. Assim, a ideia é mostrar a importância da Gestão de Pessoas na apresentação do produto ou serviço final para os seus clientes.

Palavras-chave: Qualidade. Desenvolvimento. Colaboradores.

1. INTRODUÇÃO

Nos primeiros estudos feitos sobre a Administração, no período da Administração Cientifica, o foco era racionalizar os recursos, não havia qualquer tipo de preocupação com os recursos humanos disponíveis nas organizações. Frederick Taylor se dedicou, num primeiro momento, a estudar sobre os processos produtivos e buscou uma forma de racionalizar e melhorar os processos produtivos de determinada empresa, implementando suas técnicas nas tarefas dos operários.

Os estudos sobre a Administração evoluíram bastante desde Taylor com sua Administração Cientifica. As pesquisas sobre a Teoria das Relações Humanas começaram a enxergar mais os recursos humanos das organizações. Oliveira (2010) afirma que a administração é um processo evolutivo, gradativo e cumulativo, e que não é possível precisar quando a administração sofreu de fato uma mudança de rumo.

As pessoas nem sempre foram papel principal e preocupação para as organizações, pelo contrário, ficavam em segundo plano pois o mais importante era a quantidade produzida. Até algum tempo atrás, os trabalhadores eram tratados como objetos e máquinas, não tendo nenhum cuidado e treinamento adequado para realizarem suas atividades, trabalhando muitas vezes sem recursos necessários (recursos físicos e humanos).

2

Assim, com o decorrer do tempo e a evolução da Administração, as empresas, começaram a enxergar e valorizar o seu capital humano e sua grande importância para o desenvolvimento de suas organizações. Os recursos humanos começaram a ser valorizados, pois as pessoas são quem fazem as organizações. Segundo Chiavenato (2008), a qualidade dos serviços e produtos ofertados por essas empresas estão diretamente ligadas as pessoas, pois são elas quem entregam os resultados almejados pela empresa ou pela sociedade.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No atual mundo corporativo, o RH tem se mostrado de extrema importância para as empresas, pois é o responsável pelo desenvolvimento humano nas organizações, abrangendo o ambiente interno das empresas, tendo aplicação direta sobre o desempenho das pessoas nas empresas. O RH é um auxiliar dentro das empresas, dando suporte aos diversos setores, solucionando problemas específicos com o quadro de funcionários, através da Gestão de Pessoas.

Brandão (2010) defende que as pessoas, ou recursos humanos, são os recursos vivos e inteligentes que as organizações possuem, e são eles que são os responsáveis por tratar sobre todos os demais recursos disponíveis da empresa. São as pessoas que formam a organização, e não há organização sem recursos humanos.

O maior desafio para o setor de recursos humanos é proporcionar para as organizações, pessoas com experiências, bem treinadas, que sejam motivadas e leais, e que possam contribuir com seu desempenho. Pois não há desenvolvimento organizacional sem o desenvolvimento das pessoas que nela trabalham.

O desenvolvimento das pessoas baseado nos valores da empresa é uma parte fundamental para a manutenção da qualidade dos processos da organização. Assim sucede na empresa Auxiliadora Predial, onde, segundo palavras da gestora de RH Madeira (2018), é muito importante o trabalho da área de gente no alinhamento dos novos colaboradores com a cultura de sua organização.

Conforme Chiavenato (2000), existem diversos talentos que devem ser localizados pelas organizações através das ferramentas de gestão de pessoas, e as empresas devem buscar atrair os candidatos que melhor se encaixem nas necessidades dela.

3

A qualidade do produto ofertado pela empresa passa diretamente pela forma como o RH conduz sua gestão de pessoas, pois “para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.” (Chiavenato, 2008.p. 487)

A empresa Auxiliadora Predial emprega esforços no desenvolvimento dos seus funcionários. Segundo Madeira (2018) o grande diferencial da empresa são os seus colaboradores. Assim, convém que a empresa desprenda esforços para que o seu pessoal esteja à altura das expectativas criadas pela sociedade.

Segundo Chiavenato (2008) uma empresa que investe nos seus funcionários na verdade está investindo no seu cliente. Assim, a organização que valoriza seu funcionário, automaticamente beneficia o seu cliente.

O RH possui uma importância muito grande nas empresas, ele é o ponto de partida na busca dos talentos que irão fazer a empresa produzir seus produtos e serviços. Na Auxiliadora Predial, Madeira (2018) afirma que a empresa analisa em seus profissionais primeiramente a atitude, seguido pelas habilidades e por fim o conhecimento.

O RH tem também responsabilidade acerca da manutenção e satisfação dos colaboradores na empresa, o que irá se refletir na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela mesma. A Auxiliadora Predial dispõe dos tradicionais benefícios oferecidos no mercado, e seu diferencial é a possibilidade de desenvolvimento que os funcionários recebem, de acordo com Madeira (2018).

O principal objetivo do sistema de gestão de pessoas é auxiliar as empresas no desenvolvimento dos seus colaboradores, para que estes possam obter um desempenho melhor, transformando investimentos em resultados. Segundo descrito por Ferreira (2006, p.129): “O planejamento da gestão de pessoas é um processo de decisão antecipado a respeito das pessoas necessárias para que uma organização concretize os seus propósitos econômico-financeiros dentro de determinado período.”

As pessoas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com