TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Contribuições de recursos humanos para a competitividade em qualidade

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuições de recursos humanos para a competitividade em qualidade: estudo de casos

SANTOS, Fernando César Almada; CARPINETTI, Luís Cesar Ribeiro; GONÇALVES, Marilson Alves. Contribuições de recursos humanos para a competitividade em qualidade: estudo de casos. Revista de Administração Contemporânea. n. 3. Curitiba: set./dez. 1997

A inserção da gestão de recursos humanos na gestão da estratégia empresarial pode colaborar para o sucesso de programas de qualidade total, enfatizando-se as vantagens competitivas que podem ser criadas por essa parceria, tais como aprendizagem organizacional, gestão da cultura organizacional e organização baseada em equipes.

Migrar para uma política de incentivo à competitividade, centrada na qualidade, significa adesão a princípios e programas de focalização no cliente, de melhoria contínua e de capacitação de recursos humanos, elementos estruturais de gerenciamento da qualidade (Juran e Gryna, 1993).

Ações estratégicas em gestão de recursos humanos colaboram para a consecução da qualidade total:

· inserção de recursos humanos na gestão estratégica dos negócios,

· criação de ambiente propício a mudanças e aprendizagem organizacional, como um dos pré-requisitos para a inovação organizacional e tecnológica.

· gestão da cultura organizacional, transformando a gestão de recursos humanos em mais um agente dos processos de mudança organizacional,

· constituição e fortalecimento do trabalho em equipe, objetivando a criação de uma visão global dos negócios em todos os processos de trabalho organizacionais.

Primeiramente cabe observar que as atuações das áreas de recursos humanos e de qualidade no processo de planejamento estratégico das empresas pesquisadas sempre se caracterizaram como participação efetiva.

A participação efetiva dos responsáveis por essas áreas na gestão de negócios permitia-lhes a conscientização dos objetivos estratégicos.

No atual momento de globalização, as empresas pesquisadas se mostraram conscientes da necessidade de inovação gerencial e tecnológica e, em decorrência, preocupadas com a aprendizagem organizacional.

Como uma das preocupações centrais da aprendizagem organizacional tem-se a criação de postura estratégica por parte de todos os funcionários da organização.

Ao se voltar para a estratégia das unidades de negócios, a gestão de recursos humanos deve buscar uma estruturação da organização em equipes e a eliminação de barreiras departamentais e de grupos específicos. 

Os gerentes entrevistados nas empresas, os quais realizavam atividades em gestão estratégica, apontaram para o fato de que as mudanças intensas e diversificadas (mercado, tecnologia, legislação e política governamental) exigiam a incorporação de novos valores dentro da organização mediante a introdução de conceitos organizacionais, tecnologias e novas formas de organização.

Conclui-se que, independentemente das mudanças empreendidas por recursos humanos e qualidade conjuntamente com outras áreas funcionais, as empresas se preocuparam com a consistência global do processo de mudança, repensando de forma holística a estratégia de manufatura, a estrutura organizacional, os conhecimentos e habilidades técnicas, as sistemáticas de aprendizagem e resolução de problemas e a cultura organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com