TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Digital

Por:   •  26/3/2016  •  Artigo  •  4.997 Palavras (20 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 20

Inclusão digital como ferramenta para inclusão social nas organizações

NASCIMENTO, Fábio Gonçalves1

MACHADO, Antonildo Elias2

JACOB, Eliza Elias2

DUARTE, Fabíola Catarine2

SOUZA, Lariza Gomes de2

MORAIS, Layne Teixeira Mendes de2

NASCIMENTO, Priscila do2

PARRODE, Soraya Gonçalves2

RESUMO

O presente estudo traz uma pequena análise sobre a Inclusão Digital e os impactos da exclusão social, ocasionados em virtude das várias Revoluções da Idade Contemporânea, em especial da Revolução da Tecnologia da Informação e do Conhecimento, apontando ferramentas e programas que podem ser utilizados pelos governos e pelas organizações, e que venham minimizar as desigualdades sociais, além de respeitar a diversidade cultural, sem deixar de resolver a situação problema que surge na constatação que a falta da Inclusão Digital gera transtornos na sociedade e pode influenciar a inclusão social nas organizações.

Palavras chaves: Impactos sociais; Inclusão digital; Exclusão Social

_________________________________________________________________________________

1Professor do curso de administração da Faculdade Araguaia, Consultor Empresarial e Educacional,   Mestre em Ecologia e Produção Sustentável pela PUC-GO

2Acadêmicos do 5º Período do curso de Administração da Faculdade Araguaia-GO

1. Introdução

        A inclusão social é um tema de bastante discussão, e destaca-se pela grande ênfase na atualidade, onde as legislações a cada dia tem sido mais discutidas ganhando uma proporção maior de debate. Mesmo com toda discussão é um tema que nunca se esgota e ainda deve ser bastante explorado, principalmente porque é necessário colocar em prática, ações que destinem aos mais necessitados, condições de acesso a bens e serviços, objetivando uma sociedade mais democrática e participativa.

        Diante deste contexto, a inclusão digital surge como uma das ações mais eficazes para modificar a história da humanidade e suas relações sociais, tornando pessoas excluídas em uma cidadania plena. Na chamada era da informação, o conhecimento tornou o mundo globalizado, e as comunicações romperam as fronteiras geográficas.

        A inclusão digital nada mais é do que, a democratização da tecnologia, não só a tecnologia dos modernos computadores e acessos a redes, como a Internet, mas todo recurso que utiliza tecnologias novas. Haja vista, que atualmente os processos de produção de bens, serviços, e a própria vida das pessoas e sociedades dependem de recursos tecnológicos.

        Justifica-se a importância deste estudo, entender a influência da inclusão digital na exclusão social, no desenvolvimento das sociedades e no crescimento da cidadania, na conquista e o domínio que a informação detêm dentro das organizações, e a necessidade de mão-de-obra capaz de operacionalizá-la. Além da importância dos governos, enquanto provedor de condições necessárias à cidadania, de políticas de inclusão digital e a falta que estas políticas ocasionam para o bem estar coletivo.

        Justifica-se também no sentido de sensibilizar o leitor a refletir sobre o acesso as tecnologias, e estimular seus círculos sociais a divulgar programas de inclusão digital, afim de fomentar a cidadania na sociedade.

A situação problema deste gira em torno da seguinte pergunta: a falta da inclusão digital pode influenciar na inclusão social nas organizações? O objetivo geral deste artigo é compreender a inclusão digital, e como ela afeta a inserção das pessoas nas organizações; e tem como objetivos específicos, entender o papel da inclusão digital nas organizações, mostrar como a falta de incentivo do governo interfere no processo de inclusão digital nas organizações, e apresentar as principais ferramentas de inclusão digital nas organizações.

        Para a realização deste artigo utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica. Segundo Lakatos, “a pesquisa bibliográfica permite compreender que, se de um lado a resolução de um problema pode ser obtida através dela, por outro, tanto a pesquisa de laboratório quanto à de campo (documentação direta) exigem, como premissa, o levantamento do estudo da questão que se propõe a analisar e solucionar. A pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser considerada também como o primeiro passo de toda pesquisa científica”.(1992, p.44)

Para fundamentação das teorias pesquisadas, serão utilizados livros, artigos, tabelas e gráficos estatísticos sobre o tema abordado.

2. Inclusão digital nas organizações

        

        Desde quando os seres humanos decidiram viver em sociedade, as relações sociais, apesar de serem fundamentais, foram muito complexas. O desenvolvimento do conhecimento, que deveria servir para melhorar as sociedades, aumentou estas complexidades em virtude das grandes revoluções ocorridas no mundo contemporâneo.

        A Revolução industrial foi marcada por um conjunto de mudanças, que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX.  Até então, a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia, e a revolução substituiu o trabalho artesanal pelo assalariado. As máquinas tomaram o lugar dos trabalhadores, movimentos surgiram com o objetivo de defender o trabalhador, os operários eram explorados e começou a exclusão social.

A segunda revolução industrial surgiu nos Estados Unidos e na Alemanha, no final do século XIX e foi grandemente marcada pelo uso intensivo da energia elétrica, representando forte desenvolvimento tecnológico; Importantes invenções que melhoraram a qualidade de vida das pessoas, e ajudaram a aumentar a produção das indústrias; A população urbana passou a ser maior do que a rural na Europa, e o êxodo rural foi motivado pelos empregos gerados nas indústrias das cidades; Utilização do sistema de linha de produção nas indústrias, além de um desenvolvimento muito grande nas comunicações. Mas todo este bônus do desenvolvimento, trazia o ônus dos excluídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (242.7 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com