TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência dos Fatores Socioeconômicos

Por:   •  11/7/2016  •  Monografia  •  20.720 Palavras (83 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 83

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ÉRICA DE SANTANA SANTOS

   

Tema: Indisciplina: Regras e Limites

                                        

SÃO PAULO

2016

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ÉRICA DE SANTANA SANTOS

Tema: Indisciplina: Regras e Limites

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Graduação da Universidade Anhembi Morumbi, como requisito parcial para a obtenção do Título de Licenciatura em Pedagogia.

SÃO PAULO

2016

RESUMO

Este trabalho tem como intuito demonstrar a influência dos fatores socioeconômicos e os limites interferem no processo disciplinar das crianças e adolescentes, trazendo como consequência a indisciplina e a violência na escola nesse início de século. Ter uma liberdade não controlada, e na escola que mal estruturada, não se consegue adequar o processo disciplinar sem apoio da família e da sociedade logo após temos os fatores indisciplinares na família onde o processo evolutivo traz o consumismo e a crise econômica que contribuem na desestruturação dos lares fazendo com que os filhos passem a não obedecer a seus pais. Com os avanços da tecnologia e as mudanças sociais, procurou-se também enfocar a violência e os princípios de cidadania perante as regras que a escola tende a impor aos alunos, onde os professores e a direção tem uma visão pedagógica de indisciplina e violência e também se procurou mostrar como estão os professores frente a essas grandes mudanças no tocante a planejamento de aulas e espaços físicos que proporcione o total conforto ao aluno e aqueles que frequentam a escola de um modo geral. Todas estas abordagens resultaram numa visão de como a indisciplina e a violência interferem no processo de ensino-aprendizagem

Palavras chaves: Regras, Educação, Disciplina, alfabetização.

Abstract

This work is intended to demonstrate the influence of socioeconomic factors and limitations interfere in the disciplinary case of children and adolescents, bringing as a result of indiscipline and violence at school early this century. Having an uncontrolled freedom, and in school that poorly structured, you cannot adjust the disciplinary process without support from family and society after we have indiscipline’s factors in the family where the evolutionary process brings consumerism and the economic crisis that contribute to the disruption of households making the children start to not obey their parents. With advances in technology and social change, he tried to also focus on the violence and the principles of citizenship under the rules that the school tends to impose students, where teachers and direction has a pedagogical vision of indiscipline and violence and also He sought to show how are the teachers against these major changes with regard to planning lessons and physical spaces that provide total comfort to students and those who attend school in general. All these approach resulted in a vision of how indiscipline and violence interfere in the teaching-learning process


Key words: Rules, Education, Discipline, literacy.

Sumário        

Introdução05

1-Projeto de Pesquisa07

2- O desenvolvimento da educação09

2.2 A educação no Brasil colônia10

2.3 Como a educação chegou ao Brasil11

2.4 A educação na época do Brasil Imperial12

2.5 A educação na república13

3- O processo de aprendizagem14

3.1 A aprendizagem14

3.2 O papel da escola15

3.3 A educação como teoria construtivista16

3.4 Ambientes alfabetizadores17

3.5 O papel do professor18

3.6 O professor como figura mediadora de conhecimento20

3.7 O ambiente mediador formado pelo educador24

4- O papel do aluno26

4.1 A dificuldade da aprendizagem na educação27

5- A família como fator predominante30

5.1 Fatores sócios econômicos30

5.2 Estrutura familiar33

6- A relação entre a violência e a indisciplina35

6.1 A violência doméstica como influência na indisciplina35

6.2 A violência dentro do ambiente escolar38

6.3 O desafio da educação para cidadania40

6.4 A escola: espaço de violência e indisciplina43

7- Mudanças necessárias na postura da escola e do professor45

7.1 Construção do ambiente alfabetizador48

7.2 Guia de planejamento e orientações didáticas49

7.3 Conhecimento do mundo50

Conclusão51

Referências54

INTRODUÇÃO

A Alfabetização é um dos processos mais importantes nas séries iniciais da educação fundamental onde o aluno entra em maior contato com a leitura e escrita, se habilita na leitura e interpretação do mundo, entra no universo leitor. O processo de ensino-aprendizagem sofre constantes transformações, mas existem dificuldades diárias que são enfrentadas pelos principais envolvidos nesse processo (professor-aluno). Partindo dessas dificuldades escolhemos esse tema para conhecer as causas de tantas defasagens, e assim contribuir com mudanças significativas e necessárias no processo de alfabetização.

 Nos últimos anos do século XX, foi possível observar constantes reclamações e grandes ocorrências de indisciplina nas escolas não apenas no Brasil, mas a nível mundial. Assim como a agressividade, a revolta, os comportamentos inadequados das crianças e adolescentes surgiram com maior intensidade.

Tem-se discutido muito em reuniões pedagógicas, conselhos de classes e nos pequenos intervalos de aula, sobre os fatos e fatores disciplinares que frequentemente têm ocorrido na maioria das escolas. Quase sempre procurasse encontrar o culpado da atual crise disciplinar, tentando apontar este ou outros fatores que levam a atitude das crianças e adolescentes não serem condizentes com o meio onde estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (136 Kb)   pdf (646.9 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com