TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informalidade a Empregabilidade

Por:   •  10/5/2018  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo “ Da informalidade a empregabilidade “, de Luis Antônio Machado discuti sobre as diferentes formas de entender a informalidade no que se refere a um atividade que gere lucros ,porém sem as formalidades de um vinculo empregatício. Uma atividade é considerada informal quando não é oficialmente registrada por empresas ou órgãos governamentais. Estima-se que o grosso dessas atividades não seja o que se vê nas ruas e sim em casa, nas lojas e oficinas.
A tolerância em relação às praticas informais esta ligada à dificuldade de fiscalizá-las. 

O texto transcorre nas diferentes noções do termo, desde as suas origens até a atualidade. E nos faz refletir sobre a duplicidade de significações da palavra informalidade levando em consideração a utilização da mesma em momentos diferentes.

São várias expressões como; “setor informal, atividade informal, setor não estruturado, setor de subsistência”, utilizadas pelos diferentes autores pesquisados para classificar a força de trabalho que engloba os trabalhadores não inseridos nas relações ditas assalariadas, ou seja, aqueles que se dedicam ao trabalho autônomo, ou atividades de pequena escala de produção de bens de serviço, assalariados não declarados, sem remuneração determinada.

O fato é que a informalidade deixou de ser uma situação “passageira” em que resolveria conflitos transitórios, para ser uma denominação de um novo campo de trabalho. Agregando/gerando o fenômeno do empreendedorismo.

Para uma compreensão mais abrangente, o autor, explica a necessidade do surgimento dos trabalhos informais durante uma das crises decorrentes da industrialização. O êxodo rural, a falta de capacitação para atender as demandas das indústrias estimulou que esse tipo de trabalho fosse comum, afinal as pessoas precisavam sobreviver.

Com o passar dos anos, à medida que o problema de trabalho aumentava, a informalidade aparecia com solução para quem não se enquadrava no desenvolvimento do país.

Devido à facilidade de entrar na “informalidade” outro problema aparece, essa forma de trabalho acarretaria na fragmentação socioeconômica.

O trabalho informal não impedia que o mercado fosse visto como principal fonte de riqueza, mas, aparentemente, causam a sensação de um descontrole institucional. Visto que esse campo independe de processos legais para funcionar.

O que se observou nesse aspecto na verdade, é que o setor classificado como setor informal, é colocado como forma negativa no âmbito da análise econômica, por esse estar situado a margem do processo, e não ser núcleo estruturante da dinâmica capitalista.

Quando falamos de significações, o autor dar a entender que os conceitos de informalidade são multifacetados, dependendo do contexto aos quais estão inseridos.

Nos ano 1980, ....

Na atualidade...

Falar sobre a questão na empregabilidade e a flexibilidade do trabalho autonom....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com