TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Administração Estratégica

Por:   •  2/9/2018  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade 01 – Introdução à administração estratégica

Obs: Cada questão deverá ser respondida em até 10 linhas. A não observância deste espaço resultará em perda de pontos nas questões.

  1. Aproveitando a leitura do capítulo 01 do nosso livro texto, gostaria que respondessem se existem diferenças (e como elas podem ser expressas) entre estratégias organizacionais e operações organizacionais. Até que ponto estas diferenças são importantes para os gestores organizacionais. (Valor: 2,0 pontos).

Resposta: Estratégias organizacionais são as técnicas utilizadas pelos gestores das empresas para mantê-las vivas e saudáveis e ainda gerar vantagem competitiva, que é a vantagem em relação aos concorrentes, também chamada de valor econômico. Para alcançar esses objetivos e para que todos caminhem em uma única direção (níveis operacional, tático e estratégico), devem ser definidos claramente qual é a missão, a visão e os objetivos da empresa. A operação organizacional é a execução dessas estratégias. É o momento em que todos os envolvidos aplicam a missão, a visão, e perseguem os objetivos. Ter uma excelente estratégia e não aplicá-la não trará os resultados almejados, por isso os gestores devem estar atentos à execução, acompanhando e medindo os resultados.

  1. Reflita sobre a natureza da vantagem competitiva sustentável. Em sua resposta, identifique quando uma empresa tem vantagem competitiva, defina o termo “valor econômico” e distinga entre uma vantagem competitiva temporária e uma vantagem competitiva sustentável. (Valor: 3,0 pontos).

Resposta: Vantagem competitiva é a capacidade que uma empresa tem de oferecer um produto ou serviço com maior valor econômico, que vem a ser a diferença entre os benefícios percebidos pelo consumidor associados a compra de produtos ou serviços de uma empresa e o custo para produzir e vender esses produtos ou serviços. Uma empresa tem vantagem competitiva quando oferece ao cliente muito mais do que ele espera, sendo um diferencial em relação ao concorrente. A vantagem competitiva pode ser temporária, que dura um curto período, já que rapidamente sua estratégia pode ser “copiada” pela concorrência ou sustentável, que pode se manter por mais tempo, em alguns setores mais do que em outros e, principalmente, se a empresa investir em inovação.

  1. O Brasil passa desde meados de 2014 por uma grave crise econômica, agravado por uma crise política e sua consequente falta de perspectiva à sociedade. Assim, é inegável que enfrentamos um período altamente recessivo e com reflexos em nossa sociedade e claro, reflexos fortíssimos em nossas organizações. Desta forma, gostaria que se posicionassem e respondessem ao seguinte questionamento: Como podemos utilizar das estratégias organizacionais para melhorar o poder de competição das empresas em mercados afetados pela crise? Dê pelo menos dois exemplos de empresas que, mesmo em tempos de crise, vem apresentando algum crescimento no nosso país. (Valor: 3,0 pontos).

Resposta: Com a evolução dos meios de comunicação e a disseminação da informação as pessoas e a sociedade em geral estão cada vez mais conscientes e participativas. Para aumentar suas chances de vantagem competitiva, a empresa precisa investir na participação dos empregados, dos fornecedores, dos clientes, dos stakeholders. A empresa precisa se adequar não apenas às exigências legais, mas também a visão geral de conscientização ambiental, de sustentabilidade, de apoio às comunidades locais onde estão inseridas. Além disso, em um cenário de crise, produzir com qualidade a preços acessíveis. Empresas que estão aderindo ao novo modelo de compras por meio de aplicativos apresentam crescimento, como a Magazine Luiza, por exemplo. O ensino a distância também vem apresentando crescimento, principalmente os cursos de formação profissional (cursos curtos), como o Eduk. Com o alto índice de desemprego, as pessoas investem em pequenos negócios para obter uma renda. Nesses dois casos, o uso da tecnologia é indispensável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com