TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA NO SÉCULO XXI: UM DESAFIO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  16/2/2020  •  Artigo  •  4.929 Palavras (20 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 20

         UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

DIEGO HENRIQUE DIAS AGOSTINO

LIDERANÇA NO SÉCULO XXI: UM DESAFIO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Artigo científico apresentado como trabalho de conclusão de curso à Universidade Estácio de Sá, em cumprimento de exigência parcial para formação na Pós Graduação em Liderança e Coaching.

ORIENTADORA: ADRIANA DE SOUZA CARVALHO

Rio de Janeiro, RJ

2019

LIDERANÇA NO SÉCULO XXI: UM DESAFIO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Diego Henrique Dias Agostino[1]

[2] 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo elucidar os desafios que um líder organizacional possui nos dias atuais, face ao contexto das constantes mudanças do ambiente interno e externo nas empresas do século XXI. Circunscrito nessa ideia, tendo como parâmetro a concepção dos conceitos liderança, apresenta o histórico do papel dos líderes no decorrer dos anos e suas habilidades exercidas. Para corroborar essa concepção, essa pesquisa observa as responsabilidades dos líderes nas mudanças das empresas e discorre sobre as tendências e necessidades que o mercado provoca para com esse profissional. Conclui ressaltando a importância dos líderes no direcionamento das equipes ao alcance das metas organizacionais.

Palavras-chave: Liderança. Coaching.  Pessoas.

 

1 INTRODUÇÃO

        No decorrer dos anos, uma exigência cada vez maior por um desenvolvimento mais profundo dos profissionais vem surgindo e todo esse processo é marcado pelas sucessivas mudanças do ambiente organizacional. Essa exigência tornou-se uma preocupação maior dos líderes das organizações, pois esses profissionais sentem uma necessidade de potencializar cada vez mais o seu desempenho profissional (DUTRA, 2007).

        As transformações criadas pelas mudanças do ambiente organizacional especificam as ações dos líderes como a inevitabilidade de sucessivas atualizações profissionais, o aprimoramento em áreas cada vez mais específicas, estudos comportamentais e técnicos, que tem como objetivo atingir a eficácia de suas tomadas de decisões (FERREIRA, 2008).         

        Ao contextualizar historicamente a concepção de liderança, situamos todas essas transformações criadas no ambiente organizacional no decorrer dos anos e ilustramos de forma mais precisa o atual papel do líder dentro das empresas.

        Esta pesquisa objetivou, principalmente, apresentar a relevância dos líderes diante da vulnerabilidade das organizações perante um cenário mercadológico extremamente competitivo. Os objetivos específicos foram: analisar o valor da liderança dentro das empresas; apresentar as funções que os líderes possuem como forma de incentivo as suas equipes; e elucidar como o líder tem influência direta no sucesso de uma organização.

        Perante esses objetivos propostos, tencionou-se responder a seguinte indagação: de que forma os líderes podem ser utilizados como instrumento de sucesso para as empresas do século XXI?

        A significância cientifica para a elaboração desse trabalho parte do pretexto de se esclarecer qual o papel exercido pelos líderes e quais são os objetivos que esses profissionais possuem ao exercer suas funções. Através de uma abordagem de caráter dedutivo e através de uma pesquisa explicativa, adotou-se o procedimento histórico e a aplicação de críticas cabíveis no estudo sobre a importância da liderança na vantagem competitiva dentro do mercado.

        Para esse artigo, tencionou-se apresentar a indispensabilidade do líder como instrumento de vantagem competitiva para se atingir o sucesso empresarial e como esse profissional tem influencia direta no desempenho das equipes de uma organização. Como consequência, serão elucidadas as diversas funções dos líderes empresariais como forma de corroborar a sua importância.

        Circunscrito nesse contexto, serão utilizados no presente artigo pesquisadores renomados na área de liderança e coaching como Chiavenato, Fleming e Bez Batti e Guimarães com o propósito de construir uma pesquisa fidedigna e que comprove a relevância dos líderes no sucesso empresarial.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DE LIDERANÇA

2.1 Conceitos de liderança

        O assunto liderança está em voga tanto pelos indivíduos que são  dirigidos quanto pelos que dirigem.  Em 1961, Prentice especificava que

 Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. O homem que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações (PRENTICE, 1961, p. 53).

        Em 1978, Hollander (1978, p. 5 apud BERGAMINI, 1994, p. 103) abrangia o processo de liderança explicando que “envolve um relacionamento de influência em duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos mútuos, tais como aqueles de um grupo, organização ou sociedade”. O autor ainda ressalta que a liderança “não é apenas o cargo do líder, mas também requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas) (HOLLANDER, 1978, p. 5 apud BERGAMINI, 1994, p. 103).

        Bergamini (1994) explica que o conceito do que venha a ser liderança, na década de 90, assumia uma idealização de “dom”, onde se conotava a ideia de que o individuo que era líder tinha um “poder” em atrair e conquistar outras pessoas. O autor ainda explica que a “imaginação daqueles que se envolveram com o assunto” atiçou a curiosidade dos mais diversos pesquisadores e fez com que o tema fosse “investigado a partir dos mais diferentes enfoques, trazendo à luz do conhecimento da ciência comportamental as mais variadas inferências” (BERGAMINI, 1994, p. 103).

Não é de se estranhar, portanto, que a palavra “liderança” reflita conceitos aparentemente diferentes para diferentes pessoas. Os pesquisadores passam, assim, a definir liderança partindo de uma perspectiva individual, ressaltando aquele aspecto do fenômeno que lhes pareça mais significativo. Devido ao grande interesse despertado pelo tema liderança, nota-se [...] o aparecimento de incontáveis conceitos emitidos pelos pesquisadores em comportamento organizacional, o que permite afirmar que assim como o amor, a liderança continuou a ser algo que todos sabiam que existia, mas ninguém podia definir (BERGAMINI,1994, p. 103).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (232.8 Kb)   docx (83.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com