TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI: DESAFIOS E IMPASSES

Por:   •  25/6/2020  •  Artigo  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 6

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O SÉCULO XXI: DESAFIOS E IMPASSES

[1]

RESUMO

O presente texto tem como objetivo fazer um ensaio sobre a formação docente para o século XXI.  Justifica-se pela relevância do tema frente aos novos paradigmas da sociedade deste novo século. Com os avanços em todos as áreas sejam se torna necessária uma revisão de antigas formas de docência para se adequar a esta realidade que se encena. Neste estudo obteve-se uma expressão textual de preocupação por parte de educadores, os estudos acerca são abundantes e conclui-se que são necessários aprofundamento na temática para trazer para a realidade novas formas de docência em consonância com a realidade do século XXI.

Palavras-chave: Educação. Formação. Professores. Século XXI.

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem como tema principal a formação de professores no século XXI, mais especificamente fazer uma breve revisão na literatura a fim de realizar uma produção textual sobre o assunto.

O tema abordado é de fundamental importância uma vez que a educação é o cerne da formação social e individual do cidadão. Com as transformações tecnológicas, econômicas e cientificas que fazem parte do progresso de uma sociedade, a educação sente a necessidade de acompanhar e encarar desafios que se apresentam junto com a modernidade.

O assunto é pertinente e justifica-se pela crescente necessidade de atualização de métodos e formas de ensinar e formar. Para estar em consonância com o progresso o educador deve estar atento às mudanças e educação é fundamentalmente o pilar de uma sociedade.

O texto será dividido em três tópicos sendo a introdução com a apresentação da produção; desenvolvimento onde será realizada a pesquisa bibliográfica na literatura sobre o assunto formação de professores no século XXI, nesta seção serão analisados quatro autores na área de educação; encerrando com as considerações finais. Onde será feita uma exposição feral do assunto e feita algumas deduções logicas fundamentadas no que foi exposto; referencias que foram usadas no texto.

2 FORMAÇÃO DE PROFESSOR NO SÉCULO XXI: IMPASSES E DESAFIOS

O século XXI traz evidentes avanços científicos, tecnológicos e econômicos, evidentemente ainda se trata dos primeiros vinte anos, contudo pode-se verificar que inúmeros acontecimentos têm deixado este momento da história já bastante marcado. O século que consta tem muitos desafios e um deles e maiores se trata de fazer com que as pessoas possam viver em harmonia neste mundo globalizado e neste prisma a educação se vê com uma grande responsabilidade e o grande trunfo pois da educação se emerge a possibilidade de desenvolvimento continuo de pessoas e sociedades. Nesse sentido entende-se que os pilares da educação não podem estar dissociados das finalidades da escola. (FARIA, CASAGRANDE, 2004)

Desta forma percebe-se que já há algum tempo são muitos os debates e discussões sobre os rumos da educação assim como e principalmente deste novo professor para os novos rumos, o desempenho e o desenvolvimento profissional e qual a docência que este novo professor deve formar.

O jogo de tensões e de incertezas na vida de um educador vem acompanhando o desenrolar desse século, e ainda mais, está sendo marcado pela tendência a concepção da qualidade, como compromisso de desenvolvimento humano e social (MOROSINI, 2009 p. 45)

Conforme Zancan e Spagnolo (2012) as adaptações e mudanças nessa sociedade do século XXI tem outros fatores importantes para a formação docente, mudanças na informatização bem aceleradas, uma sofisticação da tecnologia que exigem sujeitos preparados e com conhecimentos específicos, e um mercado de trabalho seletivo à docência tem a função de educar para compreender esse mundo através do processo de ensino aprendizagem mostrando e abrindo caminhos para incluir. A relevância da educação é primaz, contudo frente ao desafio da profissionalização docente encontram-se impasses, haja vista que é necessário que se assegure a qualidade para todos, isso tem implicâncias em diferentes aspectos da formação docente. Desde século XX que a UNESCO tem esforços para que se consiga produzir um documento de referência sobre essa questão da formação docente, “A profissionalização de educadores, em vários países, caminha junto com o surgimento de um novo modelo de profissionalidade docente” (ZANCAN, SPAGNOLO (2012, p 88) A profissão docente é complexa, se em outros países novos modelos são aplicados, no Brasil em uma realidade educacional heterogênea a dificuldade é intensiva “a formação de professores é uma formação de formadores” (GARCA. 1999, p. 23)

        O trabalho do professor é fundamental em todos os pontos de vista seja ele político, cultural, social entre outros, a educação através do professor é a forma dominantes de socialização e de formação das sociedades que em realidade atual tem grandes transformações tornando o professor um dos mais importantes grupos ocupacionais da sociedade moderna. No Brasil se por um lado há um intenso trabalho para que se formem professores aptos a atuarem nessa nova realidade, por outro há também um debate acerca da imagem desvalorizada deste profissional. Nesse intenso debate sobre a formação do professor para uma sociedade moderna nesse século XXI  em decorrência das exigências da evolução uma das maiores preocupações é a grande demanda de escolarização entre trabalhadores, como já citado em um pais heterogêneo há locais onde essa modernidade ainda não chegou, dessa forma apesar das constantes discussões, críticas e opiniões divergentes sobre a formação dos professores é necessário que o sistema político educacional também entre na discussão e desenvolva e estabeleça diretrizes adequadas para suprir essa demanda no pais. (ZANCAN, SPAGNOLO 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (91.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com