TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGISTICA E O MARKETING COMO FERRAMENTAS PARA ALAVANCAR A PRODUTIVIDADE

Por:   •  10/2/2021  •  Artigo  •  3.636 Palavras (15 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

TEMA: PRODUTIVIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS

A LOGISTICA E O MARKETING COMO FERRAMENTAS PARA ALAVANCAR A PRODUTIVIDADE

Isabel Cristina da Cruz Vieira

Graduanda em Administração de empresas pela Faculdade Estácio/São Luís

RESUMO

Neste artigo tem-se o objetivo de demonstrar os benefícios causados na produtividade das pequenas empresas quanto a melhoria nos aspectos diagnosticados no processo de finalização de vendas e pós vendas no cenário local. A habilidade de renovação constante da tecnologia oriundas da globalização econômica e das necessidades de suprir novas carências da sociedade influi no gerenciamento de informações com o intuito de promover o avanço no desempenho do atendimento aos clientes por parte do capital humano inserido dentro das empresas. Pouco trabalho em nossa região, o pós venda pode ser altamente benéfico com base na propagação do marketing de boca em boca sobre os aspectos tratados pelas empresas pequenas que almejam se inserir em uma fatia do mercado. Na elaboração deste trabalho acadêmico a metodologia utilizada corresponde a uma revisão bibliográfica e de teorias encontradas em fontes secundárias existentes. Portanto, pretende-se expor conceitos das escolas de vendas e pós venda, tendo em vista os referencias de produtividade em pequenas empresas e sua aplicabilidade no cenário local.

Palavras chaves: produtividade; pequenas empresas; pós venda; marketing.

INTRODUÇÃO

Trabalhar questões que visem a melhoria da produtividade em empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, não é novidade para qualquer administrador. A sociedade de hoje devido ao acesso as informações em tempo real impactou em um maior nível de exigência na hora de escolher em que loja comprar e modo de captação de novos clientes se tornou mais complexado. Técnicas de atendimento aos clientes foram estudadas, diagnosticadas e susceptíveis a diversas interpretações e dentre elas destaca-se neste artigo o pós venda.

Este artigo assumiu o papel de tratar a questão da produtividade em pequenas empresas de modo a avaliar as atividades de pós venda e os conceitos expostos pelas escolas de vendas como um diferencial na capitação de novos clientes e retenção de clientes

ESCOLAS DE VENDAS

Em um mercado em expansão é importante buscar garantias que os seus produtos iram continuar fortes na briga por uma parcela de consumidores. A força de vendas tem como objetivo atuar dentro de uma realidade em que o público alvo sempre buscará as melhores opções de bens ou serviços com qualidade e preços acessíveis. O marketing nesta situação deve objetivar a criação na sua clientela a propensão de consumo avaliando as oportunidade e ameaças, operacionalizando suas decisões com os retornos obtidos das informações de mercado.

Para Kotler (2006, p.4) o marketing é definido como “um processo social pelo qual o indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros.”

O mercado encontra-se em constante mudanças e aquelas pequenas empresas que não acompanham o ritmo acabam se perdendo dentro da sua capacidade de obter lucros. Kotler (2006, p.11) acredita que “podemos dizer com certa segurança que o ‘mercado não é mais o que era antes’. Ele está radicalmente diferente, em virtude de forças sociais importantes e algumas vezes interligadas que criaram novos comportamentos, oportunidades e desafios.”

Com um mercado exigente as organizações viram-se obrigadas adequar-se ao que seus consumidores estão buscando, com um comércio integralmente competitivo uma economia ligada a outras redes eletrônicas aonde a distância não existe mais, o isolamento por sua vez tornou-se restrito ao mercado

O país está a agir a essas novas mudanças no mercado e com ascensão das classes sociais, influencias digitais, o consumidor de hoje procura exclusividades com produtos personalizado que passe forte identificação com a empresa. As novas ferramentas e os treinamentos com funcionários fez-se com que as organizações acompanha-se o mesmo ritmos de suas concorrentes

Para alcançar seus objetivos pede-se que as organizações sejam orientadas no mercado e conduzindo as suas atividades dentro das áreas de produção, produto, vendas e marketing

  1. A orientação de produção: é dos pensamento mais antigos pois auxilia os consumidores que se interessam por produtos mais fáceis de serem encontrados e de baixo valor, Gestores de empresas concentrados a alcançar a eficiência de produção servindo também para a empresa crescer no mercado.
  2. A orientação de produto: apoia-se que os clientes sempre darão preferência a mercadorias de qualidade atuando com superioridade com traços de renovação e pode não ser bem-sucedido a não ser que contenha o valor correto e que tenha sido divulgado, provocado a venda de forma adequada.
  3.  A orientação de vendas: parte inicialmente que os cliente e as organizações por livre espontânea vontade, geralmente não consumam seus produtos na quantidade razoável. o objetivo é vender o que se fabrica em vez seguir o que o mercado está exigindo.

Segundo Kotler (2006, p.14) “colocando o cliente no centro da empresa e defendem uma orientação para o cliente, em que todos os departamentos/funções trabalham juntos para responder a ele, servi-lo e satisfazê-lo.”

Treinamento

Sob uma óptica inovadora, o treinamento requer além dos cuidados com as habilidades, informações, atitudes e conceitos, a atribuição do desenvolvimento de certas competências almejadas pela empresa. Ao elaborar um treinamento por competência faz-se necessário um estudo das capacidades essenciais para o sucesso empresarial, haja vista que as mesmas são determinadas por áreas de atuação e competências individuais de forma clara e objetiva.

Para Chiavenato (2004, p.340), o treinamento corresponde a um processo cíclico e composto por quatro etapas – onde se encontram explicitadas na figura 1. Na sua primeira etapa, realiza-se a coleta das necessidades a serem satisfeitas através de um diagnóstico. Em seguida, cria-se um desenho do programa de treinamento para satisfazer as necessidades diagnosticadas, com o intuito de implementá-las e avaliar o desempenho obtido de tal programa dentro da empresa durante o período de aplicação.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (90.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com