TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias. Logística. Marketing. Inovação. Empresa. Tecnologia

Por:   •  5/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 12

Esta pesquisa tem como um dos principais objetivos identificar os efeitos das ações logísticas da empresa BBM Logística, aplicada de forma estratégica garantindo a otimização dos processos e sistemas organizacionais. Esta tem a finalidade de atuar como um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, com soluções End-to-End e Omnichannel, que vão da matéria-prima ao consumidor final, desenvolvendo soluções logísticas com foco nas necessidades dos clientes, pautados no comprometimento de todos com alto nível de governança, time capacitado, tecnologia, inovação e melhoria contínua, promovendo assim a continuidade do negócio com rentabilidade e crescimento sustentável.

Palavras-chave: Estratégias. Logística. Marketing. Inovação. Empresa. Tecnologia.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. A EMPRESA 6

2.1. Denominação e forma de constituição 7

2.2. Dados e fatos da organização 7

2.3. Natureza e ramo de atuação da organização 8

2.4. Porte da empresa 8

2.5. Relação das filiais 9

2.6. Número de funcionários 10

2.7. Produtos....................... 10

2.8. Fornecedores.....................................................................................................11

2.9. Mercados e segmentos 11

3. OPERAÇÕES DA EMPRESA 11

3.1. Compras...................... 11

3.2. Organização do estoque...................... 12

3.3. Picking......................... 13

3.4.Transportes...... 14

3.5. Análise SWOT 15

4. CONCLUSÃO 17

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................18

1. INTRODUÇÃO

A logística refere-se ao processo de planejar, implementar e controlar, de maneira eficiente, o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços de informação associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (NOVAES, 2001). De acordo com Ballou (1993), um dos objetivos da logística é melhorar o nível de serviço oferecido ao cliente, tendo a qualidade do fluxo de produtos e serviços e gerenciado como nível de serviço logístico. A logística, portanto, é um fator que pode ser utilizado como estratégia para uma organização. Sua aplicação se dá a partir da escolha adequada de fornecedores, passando pela organização e chegando ao cliente.

Este projeto integrado multidisciplinar é importante para construção de novas dimensões para formação profissional e ampliação dos conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias para a criação de estratégias de qualidade e produtividade dentro das mudanças constantes de uma organização.

A estrutura desta pesquisa divide-se da seguinte maneira: introdução, em seguida, é feita um breve levantamento do histórico da empresa BBM Logística, que servirá como base para esta pesquisa, demostrando que a BBM Logística é uma empresa moderna e bem estruturada, que conta com colaboradores e gestores tecnicamente capacitados para contribuir com a geração de resultados para seus clientes. As equipes detêm conhecimentos sólidos sobre as atividades logísticas e como estas influenciam nas operações empresariais. Quanto à abordagem metodológica, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uma amostra do desempenho de toda a empresa, cujos resultados obtidos mostram de forma clara quais os pontos fortes que possui atualmente. Finalizando com as considerações finais e as referências bibliográficas.

Baseado em livros, artigos e na internet como fontes principais desta pesquisa, avaliou-se cada ponto para a montagem desta atividade, conforme descreve o conteúdo a seguir.

2. A EMPRESA

A história da BBM teve início no ano de 1996, com compromisso, geração de valor, investimento em tecnologia e pensamento estratégico. É um dos maiores operadores logísticos do Brasil, com mais de 20 anos de história, foca na atuação nos serviços de transporte rodoviário de cargas. Atua em duas principais frentes, o segmento de gestão de transportes “Transportation Management” ou “TM”, e no segmento de operações dedicadas, chamado de “DCC”. Tem uma equipe diversificada, motivada e criativa, que entrega os melhores resultados aos clientes. Investe fortemente em programas de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, pois, entende que as pessoas são o principal ativo da empresa e o que os permite estar em constante expansão. Abaixo destaca-se a missão, visão e os valores aplicados na empresa para realização das atividades diárias:

Figura 1: missão, visão e valores da empresa

Fonte: Apresentação Institucional Grupo BBM 2023-2

Disponível em: https://www.bbmlogistica.com.br/quem-somos/

2.1. Denominação e forma de constituição

A companhia tem a denominação social BBM LOGÍSTICA S.A, quando permitida, por lei, utiliza o nome de fantasia BBM S.A. É regida pelo Estatuto Social, pela Lei 6.404/76, alterada conforme (Lei das Sociedades por Ações) e demais dispositivos legais que lhe forem aplicáveis.

O Capital social da BBM Logística é de R$ 102.489.376,00, constituído por ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal, totalmente subscrito e integralizado em moeda nacional. Tanto a companhia, quanto seus acionistas, administradores e membros do Conseho Fiscal são submetidos às disposições do Regulamento de Listagem do BOVESPA MAIS.

2.2. Dados e fatos da organização

A BBM vem construindo uma história de destaque, desde a sua fundação. Alguns dos marcos mais importantes desse processo de evolução da Companhia estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com