TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lavandaria Hospitalar

Por:   •  12/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.890 Palavras (16 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 16

ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO        2

2. CONTEXTUALIZAÇÃO        3

3. PROBLEMATIZAÇÃO        4

4. HIPÓTESE        4

5. JUSTIFICATIVA        5

6. OBJECTIVOS        5

6.1 Objectivo Geral        5

6.2 Objectivos específicos        6

7. METODOLOGIA        6

8. RESULTADOS ALCANÇADOS        6

8.1 Revisão da literatura        6

8.1.1 Quantidade da roupa na unidade sanitária        6

8.1.2 Factores que condicionam as necessidades de roupa hospitalar        7

8.1.3 Controle de stock        8

8.1.4 Controlo de abastecimento das roupas nos serviços        8

8.1.5 Classificação e procedimentos de abastecimento dos Produtos de lavagem        8

8.1.6. Procedimentos de envio de roupa suja para a lavandaria        9

8.1.7 Distribuição de roupa limpa        9

8.1.8 Procedimentos para o armazenamento e distribuição interna da roupa        11

8.1.9. Relação de documentos usados na lavandaria hospital        12

8.2. Importância Da Observância Dos Procedimentos De Tratamento De Roupa Hospitalar        12

9. CONCLUSAO        14

10. BIBLIOGRAFIA        15

1.INTRODUÇÃO

A lavandaria hospitalar é um sector que presta serviços de apoio ao atendimento do paciente sendo que, tem a responsabilidade de transformar todas as roupas sujas e contaminadas em roupas limpas, ou seja, colectam, pesam, separam, processam, confeccionam, reparam e distribuem roupas em perfeitas condições de higiene, conservação e limpeza para todas as unidades do hospital, a fim de controlar infecções hospitalares e proporcionar conforto e segurança satisfatoriamente tanto aos funcionários quanto aos pacientes

A lavandaria hospitalar apresenta grande importância, pois é responsável pelo processamento e distribuição de roupas, em perfeitas condições de higiene e limpeza, a fim de proporcionar conforto e segurança ao paciente. Por essa razão, é necessário que esse serviço seja gerenciado de forma coerente e em conformidade com a legislação. Dessa forma, torna-se possível a maximização da qualidade, a minimização dos custos e a utilização racional dos recursos organizacionais (CARGNIN, 2008).

De uma maneira geral, as roupas encontradas no hospital são: lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes e de funcionários, fraldas, compressas, campos cirúrgicos, máscaras, propés, aventam, gorros, panos de limpeza etc.

O presente trabalho tem como tema “Documentação no tratamento da roupa hospitalar” e seu objectivo é de fazer uma pesquisa sobre os procedimentos envolvidos no processamento da roupa hospitalar nas áreas limpa e suja, o controlo do stock, as quantidades de roupas necessárias em uma unidade sanitária, bem como, os produtos utilizados..

2. CONTEXTUALIZAÇÃO

A prática de levar roupas é uma técnica de higienização bastante antiga entre as civilizações. Este processo era inteiramente manual, dispendioso e cansativo levando horas para o seu término. Porém, fez e ainda faz parte da vida quotidiana das pessoas tendo pouca evolução ao longo do tempo, a não ser nos serviços terciarizados, que na actualidade dispõem de equipamentos mais eficientes e sofisticados além de produtos tecnologicamente testados para o exercício desta actividade.

No entanto, a preocupação com questões de higiene e limpeza nas Unidades Sanitárias, em particular com o processamento da roupa data do terceiro século antes de Cristo. Neste período um médico Indiano chamado Chacara já recomendava um método para a purificação dos lençóis e cobertores dos pacientes utilizando o vapor de água e fumigações. Já em 1854, circulavam notícias sobre os cuidados com a roupa hospitalar (CATER, 2001).

Durante a guerra da Crimeia, Florence Nightingale no Hospital Barrack estabelece uma lavandaria para o hospital, pois antes da sua chegada a lavagem estava sob responsabilidade dos civis que não exerciam essas tarefas condignamente devolvendo a roupa mais suja e depois de passado muito tempo. Face a esses factos, Florence organizou um bom serviço de lavandaria com a instalação de uma caldeira (idem).

O objectivo de uma unidade de processamento de roupa é transformar a roupa suja ou contaminada utilizada no hospital em roupa limpa. Este processo é extremamente importante para o bom funcionamento do hospital em relação à assistência directa ou indirecta prestada ao paciente. O processamento das roupas dentro dos hospitais deve ser dirigido de forma que a roupa não represente riscos abrangendo todas as etapas pelas quais as roupas passam, desde sua utilização até seu retorno em condições ideias de reuso (SECRETARIA DA GESTÃO PÚBLICA, 2007in FERREIRA etal).

3. PROBLEMATIZAÇÃO

As roupas hospitalares que compõem um enxoval variamde acordo com a classificação e os serviços prestados pelo hospital.Essas roupas hospitalares são diferentes daquelas existentes nas instituições de outras áreas e em residências, pois algumas podem se apresentar contaminadas com sangue, secreções ou excreções de pacientes.

Neste sentido é importante estabelecerem-se normas e procedimentos para a correcta colecta, separação, lavagem, transporte e distribuição da mesma. Não obstante, é crucial que a lavandaria hospitalar tenha profissionais qualificados para o processamento da roupa, uma equipe administrativa para o controlo do stock e que esse serviço seja gerenciado de forma coerente e emconformidade com a legislação o que possibilita a maximização da qualidade, aminimização dos custos e a utilização racional dos recursos organizacionais (CARGNIN, 2008).

No entanto, o que se verifica nas lavandarias da maioria das unidades sanitárias é a falta ou incumprimento dessas regras e procedimentos o que de certa forma prejudica o trabalho do sector da lavandaria comprometendo a qualidade da mesma e sujeitando os pacientes, bem como, os trabalhadores da lavandaria a contraírem infecções hospitalares. O outro aspecto referenciado por FERREIRA etal é que apesar da sua evidente importância, em muitos hospitais o serviço de Processamento de Roupas não recebe a devida atenção, sendo muitas vezes confiada a trabalhadores sem os devidos conhecimentos, seja pela carência de profissionais com formação específica na área, ou mesmo pela falta de preocupação por parte dos dirigentes do hospital para com o esse sector.Face a esses problemas enfrentados no sector da lavandaria hospitalar coloca-se a seguinte questão de partida:até que ponto a observância e cumprimento da documentação que engloba o tratamento da roupa hospitalar pode contribuir para a eficácia dos serviços de lavandaria hospitalar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com