TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Marketing e Publicidade

Por:   •  24/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

IADE – Creative University

Licenciatura em Marketing e Publicidade

Estudos de Mercado
Professor Doutor Carlos Alves Rosa


Alimentação Saudável
Fast Food vs. Slow Food

[pic 2]

Lisboa, outubro de 2019

Enquadramento da temática de estudo

O Fast Food (comida rápida) é o consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas num curto espaço de tempo, nomeadamente as sanduíchespizza, hamburgers, etc. O Fast Food virou sinónimo de um estilo de vida stressante e  que tem vindo a ser criticado desde o final do século XX. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), fast foods são alternativas mais práticas e baratas a alimentos feitos em casa, mas também com teores bem mais altos de gordura saturadaaçúcarsal e calorias. Fast Food é o nome dado ao consumo de refeições preparadas em restaurantes como McDonald'sBurger KingPizza HutSubwayTelepizza, entre outros.

Por oposição, o Slow Food (comida lenta) tem como objetivo promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente. Os três pilares que dão vida ao Slow Food são o bom, o limpo e o justo. O “bom” uma vez que, os alimentos devem ter qualidade, devem ser sazonais, saborosos e saudáveis; o “limpo” porque a produção e consumo não devem prejudicar o ambiente, o bem-estar animal ou a saúde. Por fim o “justos” é aplicado porque os preços devem ser acessíveis para produtores e bem como para consumidores.

Problema de Investigação e objetivos: Identificar os prós e contras do Fast Food vs Slow Food. E perceber ainda quais os produtos/alimentos mais desejados.

Metodologia do estudo:

Relativamente à metodologia, neste caso à formulação das perguntas, iremos ter 3 para as quais se quer obter uma resposta: Qual será a refeição que dá mais prazer ao consumidor, Fast Food ou Slow Food?; Se o consumidor considera barata uma refeição de Fast Food?; E por ultimo, o slow Food para além de ser considerado saudável, dá muito trabalho?

Definição do modelo de investigação: Os estudos que iremos realizar na primeira parte são quantitativos e na segunda parte, qualitativos;

Definição dos alvos de investigação: 12-80 anos, ambos masculinos e femininos, que se encaixam na população rural, ou seja, população que reside em lugares com menos de 5 000 habitantes).

A denominação slow food surgiu no ano de 1986 para contrastar com o conceito de fast food

Slow Food is an idea, a way of living and a way of eating. It is part of a global, grassroots movement with thousands of members in over 150 countries, which links the pleasure of food with a commitment to community and the environment

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (74.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com