TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança: Atributos e atribuições

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina 561040 - Liderança: Atributos e atribuições

QUESTÃO 1: Zafarian (2001, p. 68) propõe uma "definição que integre várias dimensões, da competência como: 'o tomar iniciativa' e 'o assumir responsabilidade'. Santos (2001), define competência como o elo entre conhecimento e estratégia, ou ainda como a capacidade de gerar resultados observáveis. Ela está relacionada à prática, ou seja, a colocar em ação aquilo que se sabe em um determinado contexto. Discutimos que, do ponto de vista empresarial, é a prática que interessa: é o conhecimento aplicado que gera capacidade de produzir resultados. É, nesse sentido, adotamos como definição de competência:

I- A capacidade de aprender, de colocar em prática aquilo que já se sabe

II- A capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados.

III- A capacidade de assumir responsabilidade e colocá-la em prática dentro de um determinado contexto.

A) Apenas a afirmativa I está correta

B) Apenas a afirmativa II está correta

C) Apenas a afirmativa II está correta

D) As afirmativas I e II estão corretas

E) As afirmativas II e III estão corretas

Resposta: B

QUESTÃO 2: Entre 1926 e 1950, devido a alguns fatos ocorridos, como a queda da bolsa de valores (1929) e a Segunda Guerra Mundial, pode-se perceber que os modelos das metas racionais e dos processos internos já não eram totalmente apropriados para  demanda da época. Desenvolve-se, então, o _______________, no qual os critérios de eficácia são o compromisso, a coesão e a moral da equipe. Tem como ênfase a participação, a resolução de conflitos e a criação do consenso. Nesse modelo, a eficiência de um empregado cai, os geretes assumem uma perspectiva desenvolvimentista e examinam um complexo conjunto de fatores motivacionais. Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna do texto.

A) Modelo de Sustemas abertos

B) Modelo das Relações Humanas

C) Modelo dos Processos Internos

D) Modelo das Metas Racionais

E) Modelo de Estruturação de Tomada de Decisões

Resposta: B

QUESTÃO 3: Hamel e Prahalad (1998) compreendem as "competências" essenciais como o aprendizado coletivo da organização, é a comunicação, é o comprometimento em trabalhar por meio das froteiras institucionais e envolvendo as pessoas. São habilidades que se desenvolvem na medida em que são aplicadas e compartilhadas. Para os autores, a competência essencial envolve três aspectos fundamentais, entre eles a "verificação", que su[ignifica:

I- Um conjunto único de habilidades, que inclui um componente tecnológico e um componente de aprendizagem, e se esse conjunto esta presente em múltiplas unidades de negócio.

II- Se outras empresas têm dificuldade de imitar o modelo adotado.

III- Se ela pode ser utilizada em novas oportunidades de negócios.

IV- Um conjunto de habilidades tecnológicas, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram um diferencial competitivo para a organização.

Assinale a alternativa correta.

A) Apenas a afirmativa I está correta

B) Apenas a afirmativa II está correta

C) Apenas a afirmativa III está correta

D) Apenas a afirmativa IV está correta

E) Apenas a afirmativa I e III estão corretas

Resposta: D

QUESTÃO 4: A transformação de um líder novato em perito está descrita em cinco estágios: novato, principiante avançado, competente, proficiente e o perito. Leia as seguintes características de um desses estágios: o cálculo e a análise de aparecem desaparecer; percebe-se que os fatores antigos perdem importância e são colocados em prática novos planos. Esse estágio não ocorre com facilidade, pois é preciso prática e habilidades para que tudo passe a ser desenvolvido.

As seguintes características apresentadas referem-se a qual estágio?

A) Novato

B) Principiante avançado

C) Competente

D) Proficiente

E) Perito

Resposta: E

QUESTÃO 5: Na discussão sobre o papel do negociador, relata-se que o poder pode ser definido como a habilidade de influenciar pessoas por meio do controle dos recursos organizacionais, ou seja, a competência para conseguir que o indivíduo faca aquilo que se quer. É preciso ter cuidado com as diversidades de situações que os líderes encontram ao exercer o poder dentro da instituição. O líder precisa saber para qual finalidade usará o poder e, quando este for executado, definir o que se deve esperar do funcionário em contrapartida. Conforme Kelman apud Hollenbeck (1999), é provaveel que existam três tipos distintos de "respostas" ao tipo de poder: obediência, identificação e internalização. Assim, se a proposta do líder é garantir a _____________, poderá usar o poder de recompensa e o poder coercitivo. Se a intenção é assegurar a ________________, então deverá se utilizar do poder de referência. E se objetivo é afiançar a _______________, então deverá empregar os poderes legitimos e sua especialização.

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas do texto.

A) Obediência, Identificação, Internalização

B) Legitimização, Identificação, Internalização

C) Internalização, Obediência, Identificação

D) Identificação, Legitimização, Internalização

E) Identificação, Internalização, Obediência

Resposta: A

QUESTÃO 6: Klemp Jr (1999) sugere que líderes eficazes têm a percepção não apenas das próprias emoções, pontos fortes e fracos, como também dos sentimentos dos outros, o que os capacita a entender suas reações; eles estão em contato com o moral e o clima no ambiente de trabalho e estão cientes da dinâmica interpessoal e da política operacional entre as pessoas e toda a organização.

Essas são características de qual atributo de liderança?

A) "QI" (capacidade mental)

B) "IE" (inteligência emocional)

C) "Conhecimento" (conhecimentos técnicos e do negócio)

D) "Crescimento" (desenvolvimento pessoal)

E) "Ego" (ego saudável)

Resposta: D

QUESTÃO 7: O Caráter é formado pelas crenças e pelos valores que reagem o comportamento das pessoas. É essencialmente formado na infância por meio da educação, pela formação e experiência da pessoa. Os nossos hábitos diários, por exemplo, refletem o nosso caráter. Estudamos no hábito 4: mentalidade ganha-ganha, que, segundo Hunter (2008), para ser líder é preciso ter um caráter forte o suficiente para fazer a coisa certa. O autor diz ainda que caráter é mais profundo do que personalidade. É _____________ e o compromisso de agir corretamente com as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com