TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Localização de Empresas

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

Localização de empresas

Renata Barros Soares¹

Resumo: O presente artigo aborda sobre a importância de se ter uma boa localização de empresas. Para ter uma boa localização é preciso analisar vários fatores como, aspectos geográficos ligados à natureza tais como: clima, solo, subsolo e conformação topográfica dos terrenos como também, são necessárias uma série de informações adicionais de ordem técnica, econômica, financeira, jurídica, administrativa, ambiental e mesmo política. Dessa forma é necessário que se faça uma análise sistemática seguindo-se para cada um dos locais alternativos, uma lista de critérios que serão abordados no decorrer do estudo.

Palavras chaves: Empresa; Análise; Localização; Estratégia.

Introdução

A análise da localização de uma empresa é muito importante para que se tenha uma boa administração, é preciso analisar vários fatores e deve ser encarada como no caso da escolha do local de uma residência, devendo-se observar uma série de características que pode levar a escolha do local ideal para a organização, seja ela a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e/ou onde se fará a administração do empreendimento. A seleção do local para a implantação de uma empresa, fábrica ou depósito de produtos é uma decisão ligada à estratégia empresarial.

Atualmente é observado uma competitividade cada vez maior, isso se resulta na melhoria da qualidade dos insumos e produtos, do progresso tecnológico, e na diminuição dos custos produtivos. No Brasil, estes pontos começaram a ser fortemente observados a partir do início dos anos 90, através da abertura do país aos produtos estrangeiros e da globalização crescente. Estas mudanças qualitativas, observadas, provocaram alterações significativas no processo de tomada de decisão empresarial, exigindo dos gestores uma maior análise do risco associado ao planejamento em longo prazo.

Por isso a importância de uma boa análise para a localização tanto para uma indústria quanto para uma prestadora de serviços. As indústrias são geralmente localizadas próximas aos recursos, como matéria-prima, água, energia e mão-de-obra; já prestadoras de serviços se orientam de acordo com o mercado. Através da análise criteriosa destes fatores e de decisões empresariais acertadas.

____________________________

¹ Aluna do 5º período do curso de Bacharelado em Administração do IFTO – Campus Paraiso - TO

Naturalmente, a localização ideal é aquela que gera maiores benefícios à empresa, como a redução dos custos envolvidos e a maximização do nível de serviço desejado. Portanto, este artigo visa analisar fatores que influenciam para que um gestor escolha o local ideal para a instalação de sua organização, com base nas análises teóricas abordadas a seguir.

Métodos da análise de localização

Conforme Moreira (1996), independentemente do tipo de negócio da empresa, mas principalmente se esta for uma fábrica, as decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de planejamento. Desta forma, alguns detalhes podem trazer desvantagens um pouco comprometedoras. Localizar, significa determinar a área que ocupará a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e onde se administrará o empreendimento. Dessa forma, busca-se evidenciar a opinião de autores concernente à decisão de localização de empresas.

A escolha de uma boa localização é bastante complicada em virtude das diversas variáveis relacionadas que devem ser consideradas. Normalmente, são levantados métodos, começando pela escolha de se estabelecer em uma única ou em várias instalações.

Os dados exigidos para uma avaliação de localização são definições de mercado, produtos, rede, demanda dos clientes, tarifas de fretes e custos fixos e variáveis. Além dos métodos que garantem uma solução para a definição da localização, é preciso também considerar a resolução dos principais problemas. Entre estes estão a força direcionadora, que é um fator importante a ser analisado, sendo, na maioria das vezes, o econômico, o número das instalações, a descontinuidade das escolhas, o grau de agregação de dados e o horizonte do tempo.

Segundo Ballou (2006), os métodos estáticos encontram dados para um período único:

“Planos de localizações podem, no entanto, cobrir, muitos anos de uma vez só, especialmente quando as instalações representarem um investimento fixo e os custos de uma localização para outra forem elevados”

A programação matemática classificada como técnica de otimização, é a ferramenta mais utilizada na análise. Ela enfoca a determinação das coordenadas geográficas de um ponto central em relação a certo número de pontos consumidores, de modo que, a soma das distâncias destes em relação ao ponto central seja mínima (ALMEIDA, 1999).

Dentro dessa metodologia, existem várias opções para soluções de análises. A programação linear, que leva em conta restrições específicas; a otimização de rede, que trata os canais de distribuição como uma rede que identifica produção; mercados, com reflexo nos transportes; a programação inteira mista, que permite a incorporação de várias complexidades e idiossincrasias encontradas nas aplicações logísticas; e a técnica da decomposição, que oferece um procedimento de incorporar análises de multiprodutos como se fossem um único.

Um dos modelos matemáticos mais usados para a solução de problemas de localização é o centro de gravidade. Esse método é útil sempre que os custos dos transportes se tornam um fator dominante da localização e não existe a seleção de localizações a serem testadas, uma vez que esse é um modelo que se baseia em cálculos para encontrar o custo mínimo de transporte para uma instalação localizada entre os pontos de origem e destino.

O segundo método de análise de localização é a simulação estática. Robert Shannon, citado por Bowersox (2006), define essa simulação como:

 “O processo de projetar um modelo de um sistema real e conduzir experimentos com ele, visando a compreender o comportamento de um sistema real ou avaliar várias estratégias dentro dos limites impostos por um critério ou conjunto de critérios de operação desse sistema.”

No caso da análise de localização de varejos e serviços, a avaliação deve estar mais atenta a fatores como receita e acesso fácil, em lugar de se ater aos aspectos de custo que são essenciais na localização de armazéns e fábricas. “Elementos como a proximidade da concorrência, o perfil da população, padrões de trânsito dos clientes, proximidade de instalações complementares, disponibilidade de estacionamento, proximidade de boas rotas de transporte e atitudes da comunidade são somente alguns dos inúmeros fatores que influem sobre a localização do varejo e serviços”. (Ballou, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com