TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATRIZ BCG WALMART

Por:   •  5/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Matriz BCG WALMART

[pic 1]

a) Quais estratégias poderiam ser realizadas no que tange ao quadrante vaca leiteira? Justifique a elaboração das estratégias.

R: Os produtos vinculados neste quadrante são aqueles que possuem baixo investimento e geram um fluxo de caixa positivo. Ou seja, possuem uma alta participação no mercado. No caso da análise, envolve os produtos MASSAS (formula resultado2) e PREGOS (formula resultado 4). São os produtos que trazem dinheiro para a empresa. A estratégia a ser adotada aqui seria negociação com fornecedores, para manter preço baixo e também monitorar os concorrentes acerca dos produtos, para manter os mesmos no marcado.

b) Quais estratégias poderiam ser realizadas no que tange ao quadrante interrogação? Justifique a elaboração das estratégias.

R: O quadrante de interrogação envolve produtos que possuem uma alta taxa de crescimento, porém com baixa participação de mercado, sendo o caso do SUCO. Esse produto possui taxa de crescimento de 13%, porém possui uma baixa participação no mercado. Sendo assim, a empresa precisa rever esse produto. Para tanto, precisa adotar estratégias de reformular (como troca marca, melhorar qualidade) ou retirar esse produto do mercado.

PRÓXIMA PÁGINA MUFFATO

Matriz BCG MUFFATO

[pic 2] 

a) Quais estratégias poderiam ser realizadas no que tange ao quadrante estrela? Justifique a elaboração das estratégias.

R: Os produtos no quadrante estrela são aqueles que possuem alta taxa de crescimento (acima de 10) e alta participação no mercado (formula acima de 1). Nesse caso, trata-se do produto acholatado. Entre as estratégias possíveis consistem em contato com fornecedores, para manter bom preço. E também manter ou melhorar a qualidade, novas marcas, do produto.

b) Quais estratégias poderiam ser realizadas no que tange ao quadrante abacaxi? Justifique a elaboração das estratégias.

R: Os produtos desse quadrante são aqueles que possuem baixa taxa de crescimento e também baixa participação de mercado. Digamos então que existe um equilíbrio no quesito de investimento e também no retorno. Contudo, ainda assim convém avaliar a continuidade deles no mercado. Trata-se dos produtos Farináceos (taxa participação 0,7), Iogurte (taxa participação 0,8) Leite tipo C (taxa de participação 0,6) e o Suco (taxa de participação 0,8). Percebe-se que os produtos farináceos, iogurte e suco quase atingem ao indicador 1, que seria considerado uma boa taxa de participação. Nesse sentido, uma alternativa para esses produtos seriam rever os preços, negociar com fornecedores e até mesmo as marcas de preferência, para tentar manter eles no mercado e buscar melhor procura. Promoções e estratégia de marketing também seriam estratégias pertinentes. Quando ao leite tipo C, é o que possui menor taxa de participação no mercado, sendo que as mesmas estratégias seriam pertinentes, contudo não havendo melhora, seria pertinente avaliar sua retirada do mercado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (183.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com