TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO E PESQUISA

Por:   •  19/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.766 Palavras (12 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 12

Aluno: VALMIR GABRIEL DE AGUIAR TURMA: B Matrícula: 20179074014

ATIVIDADES METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Simplício Mendes – PI, Junho de 2017.

ATIVIDADE I

Leia atentamente o texto da Unidade I e responda com consistência e inteligência.

1- O que exige, então, o ato de estudar para que propicie aprendizagem?

Estudar é aplicar a inteligência para aprender visando a construção de conhecimentos. O estudo como atividade educativa é uma forma privilegiada de aprendizagem. Durante o ato de estudar a pessoa desenvolve diferentes funções psicológicas e operações mentais com a intenção de tornar as estruturas cognitivas cada vez mais flexíveis, amplas e integradas desenvolvendo a capacidade de estabelecer novas relações e conceitos para a construção do conhecimento.

2- Conforme a autora do texto “Processo de Leitura” (pag.25), “a leitura enriquece nossas vidas, amplia nossa visão de mundo, aumenta nossas opiniões e nossos ideais. Você já parou para pensar qual a contribuição da leitura para a sua vida? Produza uma resposta inteligente.

O hábito da leitura absorve mais conhecimento e promove sua evolução enquanto ser humano e profissional. Os livros são fontes de riqueza, não somente em caráter material mas também no sentido mais literal da palavra, é uma questão de engrandecimento como um todo. A leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. É através dela que o indivíduo quebra fronteiras e descobre novos universos sem ao menos sair do lugar.  Ler é um processo de expansão de si mesmo, a abertura para infinitas possibilidades, o caminho para o despertar de seu potencial pleno.

ATIVIDADES II

Leia atentamente o texto 2 e responda inteligentemente:

1- Para fazer ciência é preciso ter método. Mas o que é método?

Em ciências, método é a maneira, é a forma que o cientista escolhe para ampliar o conhecimento sobre determinado objeto, fato ou fenômeno. É uma série de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para atingir determinado conhecimento.

2- Defina o que é pesquisa? E qual a relação entre pesquisa e ciência?

A pesquisa é a atividade básica da ciência, e por meio dela descobrimos a realidade. Assim, ciência e pesquisa andam de mãos dadas. Uma não pode viver, ou melhor, não pode existir sem a outra. Só se faz ciência e se produz conhecimento fazendo pesquisa.

ATIVIDADES III

Leia atentamente a unidade 3 e responda:

1- Dada a seguinte situação-problema: Digamos que o Curso de Graduação em Administração Pública, modalidade a distância da UFPI, atende mais de 800 alunos de diferentes municípios piauienses. Os gestores do referido Curso não conhecem o perfil (sexo, idade, procedência) e o comportamento dos acadêmicos, ou seja, quais os motivos que os levaram a escolher o Curso.

Pede-se: na sua análise, qual o tipo de pesquisa mais adequado para responder à indagação dos gestores? Produza um comentário consistente quanto ao método e à forma de abordagem; ao objetivo da pesquisa e aos procedimentos adotados na coleta de dados.

ATIVIDADES IV

Leia com paciência e espírito de curiosidade a unidade VI e responda:

1- É possível iniciar uma investigação científica, sem considerar a base teórica que fundamenta o tema, sem considerar a contribuição do trabalho, sem determinar com clareza e precisão para que será realizada tal investigação e sem observar e prever o caminho metodológico a ser seguido? Justifique sua resposta, trazendo citações de autores sobre o tema (citações com base na ABNT).

Não, não é possível, ou não indicado, pois são premissas para a realização de um trabalho de pesquisa científica:

a) uma base teórica que sustentará a pesquisa;

b) os objetivos do trabalho (para que será realizada a pesquisa);

c) determinação do método a ser empregado na pesquisa.

ATIVIDADES V

1- Num processo de pesquisa qual o significado da técnica da entrevista?

De acordo com Salvador (1980) apud Ribeiro (2008), a entrevista tornou-se, nos últimos anos, um instrumento do qual se servem constantemente, e com maior profundidade, os pesquisadores das áreas das ciências sociais e psicológicas. Recorrem estes à entrevista sempre que têm necessidade de obter dados que não podem ser encontrados em registros e fontes documentais, podendo estes serem fornecidos por determinadas pessoas. A entrevista é uma das técnicas de coleta de dados considerada como sendo uma forma racional de conduta do pesquisador, previamente estabelecida, para dirigir com eficácia um conteúdo sistemático de conhecimentos, de maneira mais completa possível, com o mínimo de esforço de tempo. ROSA; ARNOLDI (2006) p17. Ribeiro (2008 p.141) trata a entrevista como: A técnica mais pertinente quando o pesquisador quer obter informações a respeito do seu objeto, que permitam conhecer sobre atitudes, sentimentos e valores subjacentes ao comportamento, o que significa que se pode ir além das descrições das ações, incorporando novas fontes para a interpretação dos resultados pelos próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com