TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS..................................................................................5

3.1Controle e armazenagem de estoque.....................................................................5

3.1.1 Problematização..................................................................................................5

3.1.2 Técnica de amostragem......................................................................................5

3.1.3 Instrumento de coleta de dados..........................................................................5

3.1.4 Tabela de distribuição de freqüência..................................................................6

3.1.5 Medidas de tendência central.............................................................................6

3.1.6 Medidas de variabilidade....................................................................................7

3.1.7 Resultados..........................................................................................................7

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE...........................................................................8

5 CLONCLUSÃO.........................................................................................................9

REFERÊNCIA............................................................................................................10


1 INTRODUÇÃO

       O setor supermercadista vive momentos de estruturações. As diversas transformações nesse cenário vêm trazendo mudanças de caráter econômico, político e sócio-cultural para países desenvolvidos e em desenvolvimento, e com isso formando uma realidade para empresas que visam alcançar uma maior competitividade.

      Segundo KOTLER (2001), a satisfação das necessidades e interesses dos clientes se constitui como fator importante para a obtenção de um desempenho lucrativo para as empresas. Kotler (2000, p 68) ainda afirma: Além de melhorar suas relações com seus parceiros na cadeia de suprimento, muitas empresas estão se concentrando no desenvolvimento de vínculos com seus clientes finais. No passado muitas empresas achavam que seus clientes eram garantidos. Talvez porque eles não tinham muitas alternativas, todos os fornecedores eram igualmente deficientes em termos de atendimento e o mercado estava crescendo tão rapidamente que a empresa não se preocupava em satisfazer seus clientes. Obviamente, as coisas mudaram. (Kotler, 2000, p. 68)

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

            O supermercado Dois Irmãos do CNPJ 105 280 729-01 é uma empresa situada na cidade de Felício dos Santos.

         Este estabelecimento trabalha com alimentos em geral, produtos de limpeza, higiene e de beleza. O horário de funcionamento é de 8h as 18h, a mesma possui 10 funcionários, sendo um gerente, 08 atendentes e 01 responsável pelo estoque. A empresa trabalho com diversos produtos  como:Arroz, feijão, açúcar, macarrão ,biscoito, xampu, condicionador, tinta de cabelo, sabonete, creme dental, etc. Atende-se a um publico com faixa etária de renda no valor entre R$80,00  a  R$1500,00,compreendendo pessoas do sexo feminino e masculino.Esses clientes o qual são atendidos por essa empresa  possuem escolaridade do 1ª grau incompleto ao ensino médio,com estado civil solteiros e casados, residente tanto na zona rural quanto urbana.Alguns clientes possuem filhos outros não.

        Este estabelecimento recebe com freqüência pessoas que chegam como visitantes e outras para realização de compras de um produto, ficando uma média de tempo de 10 a 20 minutos para visualização dos produtos. Os clientes que aceitam as ofertas dos produtos tem no valor da compra prazos estabelecidos que variam de 30 a 60 dias,e o pagamento é realizado através de dinheiro,cheque ou cartão.Os mesmos possuem algumas preferências de compra e outras não, e quando o preço dos produtos sobem eles compram uma marca mais barata.O mercado revisa regularmente seus preços , e estabelece os preços visando o lucro.O preço sempre esta abaixo da concorrência, para que assim possa aumentar as vendas.

       A inflação vem sempre interferindo na valorização dos produtos, se a inflação sobe os preços também sobem. Os fornecedores são pagos através de boletos bancários e cheques. Esse mercado faz comparativo de preços entre fornecedores, visando o melhor preço para atender seus clientes, uma vez que a cidade conta com outros concorrentes. Os concorrentes usam estratégia de promoções para chamar atenção dos clientes.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS

3.1 Controle e armazenagem de estoque

     

       A presente pesquisa classifica-se como uma pesquisa de campo, realizada através da aplicação de instrumentos de coleta de dados em uma organização do ramo Supermercado.

       A pesquisa realizada definida como qualitativa, utilizando entrevista, opiniões e atributos do universo pesquisado. Definida também como descritiva por evidenciar o pesquisador no ato de descrever a realidade.

3.1.1 Problematização

   

            O Controle de estoque e armazenagem são partes essenciais de uma organização, pois lá são guardados todos os produtos, assim ali fica sendo outra empresa, devemos ter um maior cuidado com essa área, colocando uma pessoa específica para trabalhar na mesma e informatizar os procedimentos para que ocorra a diminuição dos prejuízos e os trabalhos realizados ali ficando mais eficientes e eficazes. Todas as empresas melhoram cada vez mais nas áreas que atuam nesse sentido, a questão que fundamentou a pesquisa foi à seguinte: Como são realizados o controle de estoque e o processo de  armazenagem do Supermercado Dois Irmãos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com