TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL 5

3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 7

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo principal aproximar o aluno da realidade vivenciada na gestão econômica, estatística e ética, e aprimorar os conhecimento voltados para as mesmas áreas, o que nos trás a idéia de que podemos investigar e adquirir conhecimentos de modo a refletir para um lado a fixar os conteúdos estudados.

O trabalho foi elaborado para a finalidade fundamentar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e foi constituído de questões relacionadas à todas as disciplinas, enfatizando ainda mais nossos aspectos de pesquisa, propondo assim um trabalho analítico, colocando nossa visão em relação aos assuntos tratados referente às disciplinas estudadas.

1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Conforme o artigo publicado no link http://seer.uniritter.edu.br/index. php/negocios/art icle/view/406/252, que fala do setor supermercadista, foram identificadas algumas estruturas de mercado;

Formação de Preços, que objetiva e se condiciona a maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os cursos, entre outros. Quanto aos objetivos das empresas estão as possibilidades maximizar lucro e maximizar mark-up (margem sobre os custos diretos);

Oligopólio sendo que classifica-se como um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas).

Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços.

No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis. Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas. As cotas podem ser:

Perfeitas (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista. É a chamada “solução de monopólio”.

Imperfeitas (cartel imperfeito): existem empresas líderes que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços do líder.

O oligopólio tem como modelo econômico o modelo clássico, que tem o objetivo de maximização dos lucros, devendo ter um conhecimento adequado se suas receitas e de seus custos. O preço é determinado apenas pela oferta, enquanto que na teoria marginalista, o preço é determinado pela intersecção entre demanda e oferta de mercado.

2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

a) MEDIDAS DESCRITIVAS

A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.

I - Medidas de tendência central

São medidas de indicação da localização dos dados, que podem ser apresentadas com o uso da Média aritmética a Mediana ou a Moda.

Média Aritmética: É a medida de localização mais utilizada nos dias atuais, além de também ser a mais conhecida, pois há uma fácil compreensão de dados matemáticos e facilidade de cálculos, se divide em simples ou ponderada.

Mediana: A mediana é a medida que divide um conjunto de dados ordenado em duas partes iguais, pois metade fica para cima e metade fica abaixo da mediana e pode ser representada por Md.

Moda: É a medida que tem existência real dentro do conjunto de dados e em grande número de vezes, não exige cálculo, mas sim uma contagem, pois nada mais é o maior valor de ocorrência num conjunto de dados.

II - Medidas de dispersão

Foi criada com a finalidade de suprir a necessidade de medir a variação de dados ou dispersão, isto é tudo pode ser variável como por exemplo: uma lavoura de soja sendo, onde tem-se a expectativa de colher 60 sacas por hectare, a produção pode variar conforme o clima, pragas, ou também o próprio solo. A colheita pode ter variação de 30 hectares em uma área ou 80 em outra, tudo depende das chances climáticas, ou dados acima citados, essa medida correspondente que fornece essa informação chama-se medida de dispersão.

III - Técnicas de amostragem probabilística

São amostras em que os componentes são extraídos da população de acordo com probabilidades conhecidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com