TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODALIDADE A DISTÂNCIA

Por:   •  14/3/2018  •  Seminário  •  3.315 Palavras (14 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 14

SEMINÁRIO TEMÁTICO I – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA

Donizete Aparecido de Souza

Iracema Jurkonis Takahara

Ivani Lopes de Alencar

José Maria de Oliveira Marques

Maria do Carmo Lima

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade fazer uma avaliação das disciplinas ministradas até o presente momento no Curso de Administração – Modalidade à Distância, oferecido pelo Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, e que compõem o primeiro e segundo módulos. As disciplinas referentes ao primeiro módulo são: Introdução à Educação a Distância, Sociologia, Ciência Política e Administração – Introdução e Teorias. As disciplinas cursadas no segundo módulo são: Processo Decisório, Organização, Sistemas e Métodos – OSM, Filosofia e Matemática.

A avaliação das disciplinas consiste em apresentar, de forma sucinta, aquilo que entendemos de todo o conteúdo ministrado. Ou seja, em apenas um parágrafo procuramos esboçar a importância de cada matéria, o que mais nos marcou e qual a nossa visão, buscando assim criar um perfil de um administrador de empresas que poderá ter sucesso em seus empreendimentos caso considere os pontos por nós apresentados.

Em um segundo momento, destacamos os dois principais pontos que entendemos ser os mais relevantes de todo o conteúdo ministrado nos primeiro e segundo módulos. Não queremos dizer com isso que um conteúdo é mais importante que o outro, mas apenas que aqueles dois são, em nossa ótica, fundamentais para o sucesso de uma organização.

Primeiro, discorremos um pouco sobre a ação da política nas organizações, como as mesmas são diretamente influenciadas pelo sistema político de uma região e, principalmente, como a política pode alterar os ambientes interno e externo de uma empresa. Segundo, falamos sobre a importância da informação e da comunicação para o processo decisório. Atualmente, com o desenvolvimento das tecnologias da informação, com destaque para a internet, existe uma gama de informações muito grande que podem auxiliar o administrador na hora da decisão.

AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MODALIDADE A DISTÂNCIA

Até o final da década de 1960 o ensino escolar público era elitizado, pois uma minoria de filhos da classe pobre conseguia chegar a terminar o ensino primário. Dentro do processo de desenvolvimento do capital houve a necessidade de um maior conhecimento para se ingressar no mercado de trabalho. Surgiram então os ensinos supletivos de 1º e 2º graus e, logo depois, os semi-presenciais. Passamos agora por um novo momento: a exigência para entrar no mercado de trabalho é ter curso superior. Novamente o país não tem estrutura para isso. A saída é a modalidade à distância. Segundo Pimentel (2006) “A educação à distância, por sua flexibilidade de tempo (horários) e lugares de aprendizagem e, sobretudo, a facilidade de fornecer resposta às necessidades de formação profissional, pode auxiliar na inserção de jovens e reinserção de adultos no mundo do trabalho”. Portanto, o curso de Administração – Modalidade a Distância, oferecido pela Universidade Estadual de Maringá, é uma grande oportunidade para que os servidores públicos possam crescer profissionalmente. Este curso possibilitou a muitos servidores que se encontram em locais distantes dos centros universitários de ter um curso superior. Feito essa reflexão sobre a importância da modalidade à distância, passamos a discutir o curso em si, ou seja, as disciplinas até o momento cursadas.

Em Sociologia percebemos que o Curso de Administração tem como foco o trabalho com pessoas, com as relações sociais travadas pelos agentes de uma organização interna e externamente, inclusive os conflitos e a busca de soluções para os mesmos. O administrador deve compreender esta realidade na qual está inserido e ter condições de avaliar uma maneira de intervir. Uma organização precisa conhecer sua própria cultura para poder observar as mudanças que ocorrem em seu contexto social, para se adaptar e ser competitiva. Um bom administrador precisa levar em conta todo o contexto social (valores, crenças, hábitos, relações sociais dos indivíduos fora da empresa) para o sucesso da organização, uma vez que essas variáveis interferem no desempenho do indivíduo dentro da empresa.

Por Ciência Política entendemos ser o estudo dos sistemas políticos das organizações. Envolve a análise dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente que garanta segurança, justiça social e direitos civis. Aprendemos que a política afeta diretamente o desenvolvimento das organizações.

Na disciplina de Administração – Introdução e Teorias, observamos que o administrador deve ter responsabilidade social, justiça, ética profissional, sólida formação humanística, visão global para compreender o meio social, político, econômico, cultural e saber tomar decisões. É necessário que o administrador tenha formação técnica e científica firmes, para atuar na administração das organizações. Competência para empreender e analisar criticamente as organizações, promovendo transformações. Capacidade para atuar de forma interdisciplinar e compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional.

A Matemática está presente na mesma intensidade tanto numa empresa grande, ou em uma empresa pequena, nova ou antiga. O estudo da Matemática provoca o pensamento lógico e exercita o raciocínio, organiza as idéias capazes de proporcionar soluções de problemas na área da administração, ajuda o administrador na sua tomada de decisão. Com o uso da Matemática faz-se uso da probabilidade, podendo simular as situações futuras que servem para simplificar a realidade e manipular as difíceis situações reais.

Vimos em Filosofia que o homem sempre sentiu a necessidade de pensar de forma racional, tendo como alvo a descoberta da verdade. Para isso faz reflexões críticas, analisa os problemas, considera sua visão de mundo e sua sabedoria de vida. O sentido está no esforço para se resolver de maneira nova os problemas enfrentados na vida em sociedade. E isso só se consegue fundamentando a verdade na razão. Se o homem for fiel à razão, irá chegar a uma verdade segura, assim como se deseja, sem jamais esquecer da responsabilidade ética que cada indivíduo tem, onde o que se deve levar em consideração são as conseqüências possíveis da ação humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com