TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODELAGEM DE PROCESSOS

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ALINSON MATEUS ARRUDA

AMANDA BEATRIZ DA SILVA MARQUES LEITE

DOUGLAS DO NASCIMENTO POLICARPO

ELIAS GOMES DE SOUZA

INPUT, PROCESSAMENTO E OUTPUT

TATUI – SP

2019

ALINSON MATEUS ARRUDA

AMANDA BEATRIZ DA SILVA MARQUES LEITE

DOUGLAS DO NASCIMENTO POLICARPO

ELIAS GOMES DE SOUZA

INPUT, PROCESSAMENTO E OUTPUT

Trabalho referente Atividade Autônoma de Modelagem de Processos, para a disciplina de Modelagem de Processos da Fatec Tatuí.

Orientador: Prof. Dr. Antônio Cesar Silva Sacco

TATUI – SP

2019

Resumo

O alumínio é o metal mais novo usado em proporção industrial, sua separação das rochas que o continham, era bastante difícil. No Brasil é muito comum a reciclagem do alumínio, pois para reciclar o alumínio, gastam-se somente 5% da energia que seria usada na produção do alumínio primário. O alumínio é usado em várias empresas metalúrgicas do país. A Auto Parts do Brasil é uma das empresas brasileiras do segmento de fundição de alumínio, fornecedora de peças automotivas, ela está situada em Tatuí. As peças injetadas de alumínio na empresa Auto Parts, equipam os motores e sistemas automotivos atualmente. O alumínio chega para a empresa em barras. Essas barras são derretidas em fornos de fundição, após derretido é enviado para a área de injeção, depois é abastecido na máquina e então é injetado em alta pressão no molde para se criar a peça, a seguir vai para a área de usinagem que recebe as peças brutas, para dar acabamento.

Palavras-Chaves: Alumínio na Industria, Fundição de Alumínio, Injeção de Alumínio, usinagem de Alumínio, Auto Parts do Brasil.  


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        METALURGICA AUTO PARTS DO BRASIL        5

2.1.        Processo interno da metalúrgica - Derretimento do alumínio        7

2.2.        Processo interno da metalúrgica - Injeção de alumínio        8

2.3.        Processo interno da metalúrgica - Usinagem de peças de alumínio        9

3.        REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

O alumínio apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial, e começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Quando foi descoberto se verificou que a sua separação das rochas que o continham, era extremamente difícil; por este motivo, foi considerado durante pouco tempo, um metal precioso (MARQUES, 2013).

No Brasil é muito comum a reciclagem do alumínio. Ela traz benefícios ao meio ambiente e ao país, economizando matéria-prima e energia elétrica. A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (nome dado as rochas que contêm alumínio) são poupados. Para se reciclar o alumínio, gastam-se somente 5% da energia que seria utilizada na produção do alumínio primário. Além disso, a reciclagem reduz o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajuda a manter as cidades limpas (LAYRARGUES, 2002).

[pic 1]

Figura 1 - Bauxita, rocha de onde é retirado o alumínio.

O alumínio é usado em varias empresas metalúrgicas do país. Devido à grande quantidade de peças utilizadas em automóveis, é uma liga considerada fácil de se achar e boa de se trabalhar, parte deste material retorna ao mercado por parte da reciclagem nacional (OLIVEIRA FILHO, 2001).

[pic 2]

Figura 2 - Latas de alumínio para reciclagem.

  1. METALURGICA AUTO PARTS DO BRASIL

A empresa Auto Parts do Brasil é uma das metalúrgicas brasileiras do segmento de fundição de alumínio em alta e baixa pressão, a Auto Parts é fornecedora de peças automotivas para as principais montadoras do país. Com 25 mil metros quadrados de área construída em Tatuí, a empresa processa cerca de 8.000 kg/hora em seus fornos de fundição. A Auto Parts produz 18.000 toneladas de peças fundidas por ano. Conta com laboratórios para controle de qualidade de seus produtos, que atendem a todos os requisitos das principais montadoras do país.

[pic 3]

Figura 3 - Auto Parts do Brasil Tatuí - SP.

As peças injetadas de alumínio na empresa Auto Parts, equipam os motores e sistemas automotivos atualmente. A empresa produz: cabeçote, tampa de cabeçote, carcaça de direção elétrica, hidráulica e mecânica, cárter de óleo, suporte da árvore de comando, suporte de motor, tampa de válvula, anel de rolamento, suporte compressor, carcaça de transmissão, tampa dianteira e flange (RECICLABR, 2018).

[pic 4]

Figura 4 – Peças da Auto Parts do Brasil Tatuí - SP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (611.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com