TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  8/4/2017  •  Monografia  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

BAURU-SP

2016

DANIELLE CLAUDINO

ELIANA DE SOUZA RIBEIRO

ELISANGELA CRISTINA SILVA RATTO

MONIQUE MENDES GOVEDICE[pic 6]

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera.
Orientador: Fabio Reis.


BAURU

2016

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.        4

1.1 – O Problema.        4

2 – OBJETIVOS.        5

2.1 – Objetivo Geral ou Primário:        5

2.2 – Objetivos Específicos ou Secundários:        5

3 – JUSTIFICATIVA.        6

4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.        7

4.1 – Benefícios da motivação.        7

4.2 – A importância da motivação como diferencial.        7

4.3 – Conceitos de Motivação.        8

5 – METODOLOGIA.        12

6 – CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO.        14

REFERÊNCIAS.        15


1 – INTRODUÇÃO.

Esta pesquisa traz como objetivo demostrar o porquê da importância da motivação, especificamente no ambiente de trabalho e como os funcionários podem ser motivados, levando em conta, que a motivação no ambiente de trabalho também influência sobre o crescimento e sucesso de uma organização, pois está relacionado à produtividade e a capacidade de realizar suas atividades com resultados satisfatórios.

A proposta deste trabalho é apresentar o estudo da motivação como fator de crescimento empresarial, que visa proporcionar incentivo, valorizando os trabalhadores para que os mesmos se motivem e desenvolvam seus talentos em benefício da empresa, buscando o autodomínio e autoconhecimento, pois o mundo dos negócios sempre está em constante desenvolvimento e a organização precisa aderir a esta prática que está a cada dia mais sendo utilizada, devido as constantes mudanças em todo o mundo e em todos os aspectos da vida humana.

 1.1 – O Problema.

Como a motivação no ambiente de trabalho favorece no crescimento, estabilidade e sucesso de uma organização?

2 – OBJETIVOS.

2.1 – Objetivo Geral ou Primário:

Abordar nesta pesquisa a motivação dentro do ambiente de trabalho, revelando as condições básicas que podem ser oferecidas para melhorar o desempenho das atividades às técnicas elaboradas para tornar mais agradável o local de trabalho e a boa convivência. Analisando e identificando através de base teórica quais as formas de motivação.

2.2 – Objetivos Específicos ou Secundários:

Este trabalho irá abordar os seguintes assuntos:

  • Apresentar o Conceito de Motivação;
  • Abordar a Motivação dentro das organizações;
  • Citar o papel dos líderes no processo de motivação.


3 – JUSTIFICATIVA.

O estudo da motivação no ambiente organizacional apresentado neste trabalho é de suma importância, pois demonstra os benefícios adquiridos com a prática da mesma, apresentando os interesses consideráveis entre a relação com a produtividade de cada profissional e a organizacional, resolvendo o problema da motivação no trabalho situado na interação dos interesses da organização com os interesses do empregado.

Entende-se que quando as organizações investem em um planejamento de acordo com a sua realidade, sendo de forma financeiro com a participação nos lucros, com apresentação de palestras, nas atividades laborais, planos de saúde e demais benefícios, gera-se um ganho de troca, sendo necessário que esse processo passe por reavaliações com a finalidade de analisar e verificar os resultados.

É de extrema importância que as empresas mantenham um bom relacionamento com os seus colaboradores, que consigam identificar quais são suas necessidades e desejos, evitando a insatisfação e garantindo uma relação fiel e duradoura. Através de pesquisas bibliográficas, buscar promover conhecimento sobre a motivação, garantindo assim, a funcionários motivados e consequentemente um melhor desempenho dos mesmos e a estabilidade das empresas no mercado perante a concorrência.

4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

A motivação tem sido um problema constante nas empresas, pois a desmotivação no ambiente de trabalho acaba gerando problemas consideráveis, podendo prejudicar os funcionários, assim como, gerar problemas financeiros para as organizações.

Motivação se adquire com a prática e desenvolvimento da colaboração de pessoas, pois motivamos uns ao outros da mesma forma que gostaríamos que fosse conosco. Motivação é a definição ou o entendimento de mostrar determinadas situações ou comportamentos.

4.1 – Benefícios da motivação.

É preciso ter a habilidade necessária e o bom senso pois uma empresa se solidifica quanto tem um ambiente propicio e favorável, visando vários outros itens e não somente lucro, combatendo assim a falta de motivação e evitando que empresa acabe perdendo o seu foco em desenvolver o seu melhor no ramo em que se estabeleceu.

Para a saúde e o crescimento de toda empresa é necessário que o ambiente de trabalho seja um lugar agradável aos colaboradores e tornando-os mais produtivos. Cada pessoa sente e recebe a motivação de uma forma, mas no geral, um ambiente favorável e situações que agradam as pessoas sugere mais satisfação e assim melhores resultados.

4.2 – A importância da motivação como diferencial.

Em nossa atualidade existem novas técnicas que envolvem os colaboradores a serem mais motivados e assim proporcionar um melhor resultado para a empresa. Um funcionário que recebe motivação da empresa produz até 100% mais que outro que não tem nenhum tipo de motivação em aspectos simples como, organização no ambiente de trabalho, benefícios entre outros. Até porque uma empresa pratica a motivação de seus colaborados é vista como uma forte concorrente por suas rivais e acaba sendo melhor vista por seus compradores e fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (400.8 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com