TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  1/7/2019  •  Artigo  •  5.180 Palavras (21 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 21

                A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

MOTIVATION IN THE WORK ENVIRONMENT

Elizângela Gomes de Barros Leal[1] Edmilson Mendes Faria²

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo evidenciar sobre o quanto é essencial que haja motivação no trabalho, ressaltando ainda sobre os fatores motivacionais e os desafios encontrados pelas organizações para garantir a motivação de seus colaboradores, uma vez que na atualidade o mercado se encontra cada vez mais competitivo e as organizações em constantes mudanças seja elas internas ou externas. Diante desta realidade é que se faz necessário analisarmos sobre a importância de manter funcionários motivados, visto que trabalhadores que se sentem motivados trazem bons resultados para a organização.

Palavras-chave: Motivação. Fatores motivacionais. Ambiente de trabalho.

ABSTRACT/RESUMEN

This article aims to highlight how essential it is that there is motivation in the work, also highlighting the motivational factors and challenges encountered by organizations to ensure the motivation of their employees, since the market is now increasingly organizations that are constantly changing whether internal or external. Faced with this reality is that it is necessary to analyze the importance of keeping employees motivated, since workers who feel motivated bring good results for the organization.

Keywords:  Motivation. Motivational factors. Desktop.        

INTRODUÇÃO

As teorias motivacionais afirmam que a motivação vem de dentro da pessoa (automotivação), dado que as pessoas já trazem dentro de si necessidades e expectativas próprias que têm o potencial de impulsioná-las à ação (BERGAMINI, 2008). Mesmo diante da existência das teorias motivacionais, a pergunta dos administradores permanece: afinal, como faço para provocar (liberar) a motivação de meus colaboradores? (CASADO, 2002).

Este artigo tem como principal objetivo mostrar a importância da motivação como fator essencial de desempenho na execução das tarefas dentro de uma organização e os benefícios trazidos quando trabalhamos com pessoas motivadas.

Busca-se, por meio das teorias motivacionais, encontrar alternativas que possam atender aos anseios das pessoas no trabalho, proporcionando satisfação (VIEIRA, 2011; ROBBINS et al. 2010).

Os primeiros estudos sobre a motivação se deram no início do século XX, isto segundo os pensamentos de Marras (2000), por Frederick Taylor (1900) onde ele dizia que o ser humano tinha como maior motivador o dinheiro e que estas não tinha o prazer de trabalhar, onde tudo que faziam era focado apenas visando o quanto ganhariam.

Após a teoria científica feita por Taylor surgiu a teoria clássica e burocrática. A teoria clássica teve início com Henri Fayol (1906), autor responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos, que julgava que as funções de um administrador têm como papel (Prever, Comandar, Organizar, Coordenar, Controlar) sendo necessárias integralmente às organizações, concentrando seus estudos na administração, autoridade e responsabilidade. Por ser uma gestão controladora foi muito criticada.

Em seguida, a abordagem burocrática criada por Max Weber (1909), por ser uma administração que não se submete aos desejos humanos, mas que era aprovado por conhecedores ele via a burocracia como a abordagem mais efetiva de administração, ou seja, trabalhava de forma independente das opiniões da sociedade. (KWASNICKA, 2003)

Para Raudeliuniene & Kavaliauskiene (2014), a gestão de pessoas é um processo dinâmico que depende de fatores externos e internos, e sua finalidade é harmonizar os interesses das organizações com as capacidades e interesses de seus colaboradores, bem como motivar adequadamente, buscando alcançar de forma eficaz os objetivos estabelecidos. Esses autores afirmam também, que muitos estudos concordam que atualmente uma das dimensões mais importantes e populares do setor público é a motivação dos trabalhadores dessas organizações, que é compreendida e definida de diferentes formas. 

O presente trabalho também vem salientar sobre a importância da motivação dentro de uma organização, proporcionando aos funcionários uma melhor visão do que é motivação e qual a importância de se trabalhar motivado, colaborando assim, para que os mesmos atuem melhor na empresa. Mas o que percebemos é que as organizações querem trabalhadores motivados, mas não investem em motivação.

Para compreendermos sobre a importância motivacional na vida humana é necessário que a princípio entendamos o que é motivação e este é um assunto extenso e complexo quando se analisa as diversas teorias motivacionais, sendo que até poucos anos atrás, as empresas não davam tanta importância a estas questões. Mas atualmente, essas questões, tanto as motivacionais como as de necessidade, começam a ser considerados como fatores competitivos, que podem conceder à empresa uma vantagem no mercado. A Motivação conforme Bergamini (2006, p.31) “Deriva originalmente da palavra latina movere, que significa mover”, resumidamente a motivação é a junção das palavras mover + ação, ou seja, mover a ação.

Robbins (2010) define motivação como um método responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta.

Em conformidade com Maximiano (2000), a palavra motivação (derivada do latim motivus, movere, que significa mover) indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica, induz, incentiva, estimula ou provoca algum tipo de ação ou comportamento humano. Portanto, motivação pode ser definida como um motivo que leva a ação é tudo aquilo que leva a pessoa a determinado comportamento.

Conforme Bock, Furtado e Teixeira (2002) motivação é, no entanto, o método que estimula o organismo para a ação, a contar de uma relação estipulada entre as três variáveis, o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação.

Portanto, o estudo da motivação aplica-se em todas as áreas da humanidade e é, em especial, àquele reservado às organizações que muitos pesquisadores empregaram grande parte dos seus esforços no sentido de poder entender que objetivos motivacionais são mais frequentemente procurados no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (253.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com