TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO[pic 1][pic 2]

RESUMO

Atualmente, a motivação se faz presente não apenas no ambiente de trabalho, mas sim no dia a dia de cada cidadão. É uma importante peça a ser utilizada por empresas, por conta dos benefícios que ocasiona. O termo motivação se faz cada vez mais presente nas empresas, bem como o interessem em aderir tal prática. Os gestores estão gradativamente dando ênfase neste assunto, pois consideram a obtenção de resultados obtidos através da motivação de seus colaboradores. Porém, vale lembrar que a motivação não é unanime, ou seja, o que motiva um trabalhador não motiva o outro e vice-versa.

Palavras-chave: Motivação; Gestão de recursos humanos; Práticas motivacionais;

ABSTRACT

Currently, motivation is present not only in the workplace, but in the daily lives of every citizen. It is an important piece for companies to use because of the benefits it brings. The term motivation is increasingly present in companies, as well as the interest in joining this practice. Managers are gradually emphasizing this issue, as they consider obtaining results obtained through the motivation of their employees. However, it is worth remembering that motivation is not unanimous, that is, what motivates one worker does not motivate another and vice versa.

KeyWords: Motivation; Human resource Management; Motivational practices;

1 INTRODUÇÃO

O ambiente de trabalho é composto por pessoas e suas relações. Durante a maior parte do dia, o indivíduo passa no ambiente de trabalho, relacionando-se com pessoas, geralmente do mesmo nível hierárquico. Tal rotina vem desgastando as pessoas, que se sentem desmotivadas para trabalhar. Percebendo isso, a motivação começou a fazer parte da rotina de diversos empregados e empregadores.

 “Motivação é o MOTIVO para a sua AÇÃO. É o porquê, a razão pela qual você faz o que faz. A motivação é gerada por um desejo, quanto mais forte for este desejo, mais forte será a motivação.” (CHRISTY, 2006, p.12)

Bons líderes afetam de forma direta a motivação do trabalhador, pois são eles que estabelecem o objetivo a ser alcançado e inspiram em momentos de tensão, passando por obstáculos.

O tema abordado trata de como um trabalhador motivado pode se comportar de acordo com a empresa e render mais. Motivação anda lado a lado com o sucesso individual e empresarial.

Tem como objetivo geral, a motivação e como ela pode afetar o funcionário, o líder e a empresa. O objetivo específico é achar meios de motivação para o funcionário, sejam eles: o salário, reconhecimento, boas relações.

Também, sempre é muito importante que o líder conheça seu grupo e qual a função desempenhada por cada funcionário, sendo assim, buscando colocar cada um onde mais poderá render para a empresa. A motivação é algo que sempre é bem-vinda. Um funcionário trabalha muito mais quando tem seu esforço reconhecido, seja por meio de bônus acrescentados ao salário ou até mesmo elogios ao funcionário vindos do gerente.

2 A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Desde o início da humanidade a motivação existe. A palavra "Moverè", que em latim significa a força motor que resulta no comportamento, era utilizada por filósofos que buscavam abordar o tema da motivação.

Num momento mais antigo da história, a pré-história, a motivação era mais presente ainda: o homem sentia-se motivado a caçar e descobrir novas coisas com a finalidade de buscar sua própria sobrevivência. Por exemplo, com a necessidade de sobreviver no frio, o homem descobriu o fogo. Esta necessidade era uma atitude motivadora. Sendo assim, o homem fez cada vez mais descobertas baseadas na motivação, que, por sua vez só começou a ser estudada com as teorias motivacionais que surgiram após a Revolução Industrial.

A Revolução Industrial, por sua vez, além de ser um grande marco para a tecnologia, foi onde o homem parou de ser visto apenas como um instrumento de trabalho, ou seja, começou uma espécie de preocupação com a vida do trabalhador. Antes da Revolução, o empregado era submetido a trabalhos cansativos e repetitivos e, a remuneração estava longe de ser ideal. O homem chegava na fábrica, desempenhava sua função e ia embora, praticamente sendo tratado como uma máquina, fazendo jornadas cansativas e mal remuneradas. Alguns filmes retratam como era o cotidiano do empregado nesta época, como por exemplo “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, onde o trabalhador exerce tanto tempo a mesma função cansativa que acaba por ficar louco. Naquela época, a relação entre o patrão e o empregado era baseado no medo, pois qualquer erro por parte da mão-de-obra resultava em severos castigos. A “motivação” desta época era simples: trabalhar bem para não receber as punições propostas pelo patrão. Muitos castigos se davam também, por conta da falta de capacitação dos funcionários.

“Conseguir um número suficiente de trabalhadores era uma coisa; outra coisa era conseguir um número suficiente de trabalhadores com as necessárias qualificações e habilidades” (HOBSBAWM, 2012 p.36).

Atualmente, a motivação está presente em tudo, desde uma mãe motivando o filho a comer vegetais até o uso da motivação no trabalho.

Segundo estudos, um dos maiores benefícios da utilização da motivação é o aumento da autoestima do trabalhador, também a confiança nos colaboradores, que se aplica tanto no meio pessoal quanto no meio profissional. Ao ser motivado, o trabalhador começa a ver a si mesmo de uma forma melhor e também a se comportar de modo mais eficaz.

Outro benefício trazido pela motivação é a otimização do tempo gasto no trabalho, ou seja, se o funcionário está motivado, ele utiliza melhor o tempo que tem para trabalhar e acaba produzindo mais em menos tempo. Assim, a empresa economiza bastante recursos e tempo, o que pode ocasionar em um crescimento interno cada vez maior.

Além de benefícios para a empresa, a Motivação também ajuda no crescimento pessoal, pois com uma confiança maior em si mesmo, é possível desenvolver-se melhor, pessoalmente e profissionalmente. Mesmo que o foco da motivação seja na produtividade e no bem-estar da empresa, é importantíssimo que o trabalhador a leve para sua vida pessoal, pois, isso pode acrescentar positivamente na rotina da empresa. Uma relação positiva entre o trabalhador e a empresa faz com que ambos cresçam juntos e que a motivação esteja presente na relação por muito tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com