TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz Marketing

Por:   •  4/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

PROFISSÃO E SOCIEDADE – RESPONSABILIDADE SOCIAL

Modalidade: Resenha Crítica

PROF. ANA REGINA LARA BRETZ- Disciplina Integradora 5 - Professor orientador.

PROF. IVAIR ANTÓNIO CUNHA -  Física II – Professor GDI

PROF. FABRICIO MENDEZ BARRETO -  Calculo Numérico – Professor GDI        

Marcus Vinícius Barcelos Leandro- Acadêmico do 5˚ Período de Engenharia Elétrica

Ronan Aleixo Fernandes - Acadêmico do 5˚ Período de Engenharia Elétrica

Vitor Hugo Barcelos Frias - Acadêmico do 5˚ Período de Engenharia Elétrica

Diante dos estudos feitos no artigo SA8000 A norma que avalia a aplicação da Responsabilidade Social nas Empresas, pode-se verificar as observações e análises levantadas por Simone Satomi Shinoda, discente do curso de Administração de Empresas, na Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, e Silvio Freitas da Silva, mestre e doutorando pela UNICAMP – Faculdade de Engenharia Mecânica e Planejamento da Manufatura. Este arquivo visa demonstrar os parâmetros descritos nas Norma SA8000 que é a fusão das convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas (ONU) com os sistemas que visam à qualidade (ISO 9001) e relacionada com o meio ambiente (ISO 14001), tendo como objetivo coibir o trabalho infantil, a discriminação étnica, racial, religiosa, o trabalho forçado, a carga horária excessiva, formas de tratar e combater estes feitos, para que seja entregue a sociedade uma melhor condição de segurança, saúde e bem estar no trabalho.

O artigo mostra as objeções e maiores barreias de implementação para que a missão da SA8000 seja atingida, missão esta que tornará as organizações socialmente responsáveis, com isso, a norma ficou cada vez mais reconhecida no meio organizacional, com seu sistema efetivo de inserção e gerenciamento de condições dignas de trabalho. Porém, a sua implementação tem sido discutida devido às mudanças inerentes à utilização de suas ferramentas.

O autor cita que a norma é estritamente voltada ao trabalhador e que não basta que a empresa possua certificações como a ISO 9000 e a 14000, demonstrando que o Marketing Social externo e os próprios funcionários não terem conhecimento sobre as ações praticadas pela empresa, citando que o Marketing interno tem importância primordial em todos os aspectos, pois assim as ferramentas que são propostas pela norma terá uma capacidade de ser ainda mais eficiente. Mesmo o autor dizendo que a empresa deve se preocupar primeiro com o Endomarketing na implementação da norma, julgamos que esta preocupação já se iniciou no momento em que a organização preparou sua certificação com a ISO 9000, pois um dos principais requisitos para implantação da ISO seja concluída, é a conscientização de todos os funcionários, fazendo com que estes, tenham acesso e saibam dos principais objetivos de um Sistema de Gestão de Qualidade, processo este que pode ser verificado e medido em auditorias internas e externas, pois a própria ISO coloca este ponto como um dos principais  requisitos de verificação para manutenção da certificação.

Mesmo com toda esta preparação da empresa, para que os funcionários saibam como funciona um sistema de certificação, a organização deve se preocupar com que estas pessoas queiram se engajar no objetivo para que este seja comum entre os envolvidos. O que muito se observa em empresas certificadas, é que há uma luta para que os objetivos estejam decorados e prontos para serem ditos a auditores. As pessoas não se preocupam com o real motivo de uma certificação e para que esta foi implantada.

Outro ponto importante, citado pelos autores, fortalece que a SA8000 pode reter por um maior tempo o funcionário na organização, e ainda evoluindo seu desempenho garantindo sua motivação. Este item é de suma importância e no nosso ponto de vista um dos principais aspectos de atração para que a organização sinta-se confortável em aplicar suas ferramentas, pois em momentos de mercado aquecido, a rotatividade torna-se um vilão para muitas empresas, chegando a perder uma mão de obra qualificada e primordial naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com