TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Marketing

Por:   •  6/7/2018  •  Exam  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

06/2018

[pic 4]


Introdução

O plano de marketing é um excelente aliado para uma visão do negócio, além de reduzir os possíveis impactos ao longo da sua trajetória no mercado.

Um bom plano de marketing deve fugir dos imediatismos (AAKER, 2001). Ele deve contemplar e captar os seus melhores oportunidades de maneira estruturada, coerente e consistente. É importante ressaltar que, um plano de marketing assertivo impacta diretamente no aumento das vendas, no reforço e na reputação da sua marca; nos elementos que você precisa para se destacar, aumentar resultados e lucros, além de fidelizar a sua carteira de clientes.

Logo vamos apresentar uma proposta de estratégia de Marketing para uma empresa fantasia do setor de fertilizantes. A “Adubos Premium” procura por crescimento de mercado e fortalecimento de sua marca. Para isso um plano de marketing é necessário para atingir os resultados.


Desenvolvimento

  • Análise Ambiental

Dentro de uma análise de ambiente interno o que importa são os fatores intrínsecos à empresa, como o nível de qualificação dos profissionais, a capacidade financeira, o modelo de gestão, o processo decisório e as próprias características da companhia (conservadora, arrojada etc.) (COBRA,2001).

Logo  a empresa “Adubos Premium” apresenta como pontos fortes uma boa saúde financeira visto que parte do seu capital vem do exterior e se coloca no mercado de forma arrojada de forma a buscar maior parcela do mercado. Possui profissionais com qualificados em  vários sertores da empresa. Como seus ponto fracos apresenta alta rotativade nos cargos de gestão o que pode diminuir sua estabilidade e devido ao seu crescimento a processo decisório passa por vários níveis da empresa o que torna lento algumas posições a serem adotadas pela empresa.

Para uma análise do do ambiente externos  levantamos as forças políticas, econômicas, legais, tecnológicas, socioculturais e até mesmo da natureza que atuam sobre a organização (positiva ou negativamente) (COBRA, 2001). São fatores externos à empresa sobre os quais ela não tem nenhum ou muito pouco controle. Eles não afetam só uma companhia e sim todas, e em diversos setores, explica.Para a empresa uma situação externa que afeta todo o mercado é as eleições presenciais este ano. Esse fato pode causar certa instabilidade na economia de forma a impactar as empresas. Outro ponto a se preocupar é as alterações de legislações pelo MAPA de forma a ter algum custo para se adequar aos requisitos legais exigidos. Já uma oportunidade é expectativa do sertor em em uma safra recorde de forma a superar anos anteriores.

  • Pesquisa de Mercado

Assim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de decidir comprar um produto ou serviço, para economizar e fazer o dinheiro render, as empresas também devem pesquisar onde devem investir. As pesquisas de mercado ajudam nessa decisão, identificam os pontos de atenção, que necessitam de maior cuidado e também apontam as novas oportunidades (KARSAKLIAN, 2000).

Podem ser desenvolvidas pesquisas para analisar o perfil dos consumidores/ clientes, os hábitos e frequência de consumo, estilos de vida, comportamentos, etc.

Os clientes do segmento de fertilizantes tem como principal objetivo aumentar a produtividade de suas lavouras. Como é necessário produto de boa qualidade e também é necessário um preço atrativo. Como o setor possui várias alternativas a empresa para ser competitiva precisa garantir a satisfação do cliente já no primeiro contato e buscar fidelizar os clientes para repetirem as comprar no ano seguinte.

Alguns pontos que os clientes valorizam, além do preço, o tempo de entrega do produto, as alternativas para o pagamento, a confiança na marca, a qualidades físicas e químicas dos produtos. E pós-venda, quando ocorre algum problema a empresa deve ser ágil na solução.

  • Análise Competitiva

É uma prática que serve para qualquer tipo de empresa: pequena, média, grande, iniciante ou já consolidada (HOFFMAN, 2003). Por meio dela, é possível conhecer melhor o mercado em que o negócio está inserido, além de compreender o seu potencial competitivo e descobrir como explorá-lo de maneira eficiente. Esse tipo de análise mercadológica fornece informações valiosas que permitem entender como os concorrentes atuam e se posicionam.

[pic 5]

De acordo com a ANDA, as entregas de fertilizantes ao mercado encerraram o mês de maio/2018 com 1.783 mil toneladas, registrando redução de 27,3% em relação ao mesmo mês de 2017, quando foram entregues 2.451 mil toneladas, reflexo da paralização dos transportadores rodoviários. As culturas mais representativas nas entregas do mês foram a soja, seguida da cana de açúcar na região sudeste e culturas de inverno na região sul. No acumulado do período de janeiro/maio de 2018, foram entregues 9.843 mil toneladas, uma redução de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Quatro empresas, Yara, Mosaic, Fertipar e Heringer, detêm, aproximadamente, 73% do mercado de Fertilizantes no Brasil.

Esse setor possuem concorrentes específicos por regiões, como o Brasil possui um enorme extensão territorial e variedade de clima há várias culturas diferentes por região. Como o trigo e arroz forte na região Sul, a soja e o milho no Centro-Oeste e cana de açúcar em São Paulo. Logo cada região possuem concorrência forte.

Assim a Empresa “Adubos Premium” precisa pensar em alguma vantagem logísticas com unidade espalhadas pelo país e uma rede comercial forte para conseguir colocar seus produtos mais próximos dos seus clientes. De forma a trabalhar com os setores de transportes mais viáveis em cada região (rodoviário – ferroviário – hidroviário).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (390.8 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com