TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microeconomia analisa a formação de preços no mercado

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO



Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------------------------04

Proposta da Atividade-------------------------------------------------------------------------------------------------04

Produção Textual------------------------------------------------------------------------------------------------------05

Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------------------------------06

Referências-------------------------------------------------------------------------------------------------------------06



INTRODUÇÃO



    Economia é a ciência que estuda os processos de distribuição, produção,  acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou equilíbrio nos gastos. O significado de economia engloba a noção de como a sociedade utiliza os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os processos.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como níveis de preços, renda e produtos, estoque de moeda, emprego e desemprego, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
A microeconomia analisa a formação de preços no mercado,  como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço.
     A inflação representa um conflito distributivo pela repartição do produto de um país. A taxa de juros é o acréscimo do dinheiro. Quanto maior os juros, maior o custo do capital. As empresas  necessitam, por um motivo ou outro, tomar dinheiro emprestado.
No contexto empresarial/organizacional contemporâneo existe uma notável associação entre estratégia empresarial e responsabilidade social, ou seja, há uma grande busca de informações e de conhecimento com o objetivo de se atuar de uma forma socialmente responsável.
Política ética, e sociedade, parte de uma verificação simples: vivemos em sociedade que têm na sua base a representação, implícita ou explica, de uma superioridade moral incontestável das suas instituições políticas sobre todas as outras, passadas e contemporâneas.

DESENVOLVIMENTO

         

                   Desenvolvimento Financeiro

A economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a diminuição dos gastos, é uma poupança. O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os indivíduos. A economia se subdivide em macroeconomia e microeconomia.
    A macroeconomia estuda a economia em geral determinando  o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque, moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e trabalham o preço e a quantidade de um produto ou serviço.
    A inflação representa um conflito distributivo pela repartição do produto de um país. Em qualquer hora, uma economia tem parte de sua inflação dada pela inércia, que resulta de mecanismos de “indexação” formal ou subjetivos, em que preços são sofre um reajuste pela inflação do período passado. Além desse componente de persistência da inflação entre períodos, há choques que podem impulsionar a taxa de inflação para algo além do determinado pela inércia.
A taxa de juros é o preço do dinheiro. Quanto maior os juros, maior o custo do dinheiro, do capital. As empresas (o governo e as pessoas) necessitam, por um motivo ou outro, tomar dinheiro emprestado. Quando isso acontece, esses três personagens incorrem em custos financeiros, que irão fazer parte de seus custos totais. Fazer financiamento é contrair uma dívida e toda dívida gera custo financeiro, pois sobre essa divida incidem os juros. Ninguém devolve ao banco a mesma quantia que tomou emprestado: devolve o valor emprestado (o principal), acrescido dos encargos financeiros (os juros).
     De acordo com a mesma fonte de pesquisa, entende-se por taxa de câmbio  o preço de uma moeda estrangeira qualquer medida em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre em todo mundo, a moeda mais utilizada nessa aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência de cotação a ser utilizada no meio financeiro  mundial.

No contexto empresarial/organizacional contemporâneo existe uma notável associação entre responsabilidade social e estratégia empresarial, ou seja, há uma grande busca de informações e de conhecimento com o objetivo de se atuar de forma socialmente responsável. As empresas pretendem, cada vez mais, atuar como organizações transformadoras da sociedade, o que também se torna uma importante vantagem competitiva. No entanto, para de fato acontecer, a responsabilidade social, passando através desta postura filosófica, precisa ser concretizada em ações práticas que mostrem resultados (SERPA & FOURNEAU, 2007).


    Medidas estatísticas que aplicam várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.



As medidas de tendência central são valores que, de certa forma, e de maneira condensada, trazem consigo informações contidas nos dados estatísticos, sejam eles, populacionais ou amostrais. Elas funcionam como uma espécie de “medidas-resumo”, pois nos passam a idéia, digamos, do comportamento geral das observações estudadas. Podemos dizer ainda que elas são como valores de referência, em torno dos quais, os outros se distribuem.

As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.


Conforme Merrill (2007), as amostras por probabilidade são amostras em que os componentes são extraídos da população de acordo com probabilidades conhecidas. O mecanismo de probabilidade pelo qual os componentes são selecionados é especificado antes de iniciada a amostragem e não deixa ao investigador qualquer margem para decidir que itens da população devem ser incluídos na amostra.




Conforme Ballou (2006), os números índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre:
variações ocorridas ao longo do tempo;
diferenças entre lugares;
diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações etc.
É grande a importância dos números índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças continuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

Deflação é a redução do nível geral de preços de um país. Quando a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras. A deflação caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. É gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda e pelo volume de moeda em circulação.


Ética, política e sociedade, parte de uma verificação simples: vivemos em sociedades que têm na sua base a representação, explícita ou implícita, de uma superioridade moral incontestável das suas instituições políticas sobre todas as outras, passadas e contemporâneas; mas vivemos também em sociedades cujos membros cada vez mais se afastam destas mesmas instituições, se demitem de nelas participarem, encontrando nelas uma corrupção moral com que não estão dispostos a pactuar nem transigir. No entanto, para além deste consenso, a vida política nas democracias liberais ocidentais caracteriza-se por um crescente cepticismo e desmotivação, argumento deontológico na determinação de uma superioridade moral das sociedades democráticas e liberais não pode deixar de ser assim afectado pelo aspecto concreto que as suas instituições políticas oferecem. Mas não é só a ideia de uma superioridade moral destas mesmas instituições no plano dos princípios que este aspecto concreto põe em causa.


A política em uma dimensão Ética deve se orientar pela construção de práticas e processos democráticos. Práticas e processos que devem nascer no próprio âmbito das organizações e movimentos sociais, bem como nas relações políticas (e de poder) entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com