TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Livros de Microeconomia Sobre Equilíbrio de Mercado

Por:   •  19/11/2020  •  Monografia  •  2.037 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE 1

Com base nas matérias referentes a funções, derivadas e matrizes, responda o que se pede abaixo.

1. Façam pesquisa em livros de Microeconomia sobre equilíbrio de mercado e exemplifique numericamente e graficamente este equilíbrio, resolvendo a variável a ser encontrada. Expliquem cada etapa do processo, inclusive o que são as variáveis com citações de livros e também o que significa o resultado encontrado.

O termo equilíbrio dentro da economia pode ser utilizado de diversas formas, dentro da microeconomia o princípio do equilíbrio segundo Varian, é de que os preços se ajustem até que o total que as pessoas demandam seja igual ao total ofertado, nesse estado de equilíbrio não há nenhuma falta ou mesmo uma sobra. Para que exista esse equilíbrio de mercado, usamos dois dos pilares mais importantes do mercado: a oferta e a demanda.

De acordo com Pindyck e Rubinfeld (2006), sendo a oferta a quantidade de produto ou serviço disponível no mercado, a lei da oferta afirma que quanto mais elevado for o preço de um bem, maior tenderá ser a quantidade ofertada, da mesma maneira que, quanto menor for o preço do bem menor será a quantidade ofertada. Já a lei da demanda demonstra que, a quantidade de produto ou serviço aumenta quando o preço do bem diminui, bem como quando o preço de um bem aumenta sua quantidade demandada diminui. Considerando é claro, que todas as variáveis estejam constantes.

                Sendo assim, ele exemplificou com o seguinte: Qd = 400 - 2p e Qo = 3p – 50. Qo = Qd,

3p – 50 = 400 – 2p

3p + 2p = 400 + 50

5p = 450

P = 450/5

P = 90

 

Portanto, o preço no ponto de equilíbrio é igual a 5. Substituindo em qualquer das equações o p por 5, chegamos à quantidade de equilíbrio. Então:

 

Qd = 400 – 2(90)

Qd = 400 – 180

Qd = 220

 

                Concluímos assim que, o preço no ponto de equilíbrio é igual a 5, e a quantidade no ponto de equilíbrio é igual a 220.

 

[pic 1]

Fonte https://alexandreconte.files.wordpress.com/2014/11/demanda-e-oferta.jpg

                                

        Com o gráfico acima, notamos a oferta e a demanda juntas e determinamos o equilíbrio de mercado, o preço e a quantidade da oferta e da demanda dependem das posições das curvas de oferta e demanda, e quando algum evento as desloca e equilíbrio de mercado muda, resultando em um novo preço e uma nova quantidade. Existem três etapas para analisar essas mudanças no mercado: 

  1. Analisar se o acontecimento desloca a curva da oferta ou a curva da demanda (ou ambas).
  2. Analisar a direção em que a curva se desloca.
  3. Usar o diagrama de oferta e demanda para verificar como o deslocamento altera o preço e a quantidade de equilíbrio. 

Existe algumas ações dos compradores e vendedores que movem o mercado para um certo desequilíbrio, como:

Excesso de oferta - Quando o preço do produto está acima do preço de equilíbrio, a quantidade ofertada acaba excedendo a demanda. Esse excesso de oferta leva os ofertantes a diminuir o preço, o que aumenta a demanda e diminui a oferta, os preços acabam caindo até que atinja o equilíbrio. 

[pic 2]



fonte https://i1.wp.com/www.terracoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2019/01/imagem-8.png?ssl=1

Excesso de demanda - Quando o preço do produto está abaixo do preço do equilíbrio, a quantidade demandada excede a oferta. Com muitos compradores, os preços acabam aumentando, o que diminui a demanda e aumenta a oferta. 

[pic 3]

Fonte http://estacio.webaula.com.br/cursos/GO0028/aula3.html

        

Portanto, em economia de mercado os preços são de certa forma uma mecanismo para controle de recursos escassos. 

2. Do mesmo modo que a questão número 1, elaborem uma questão de minimização do custo de produção, comparando também custo marginal e custo médio de curto prazo e explicando todos processos e resultados com citações diretas e indiretas encontradas em livros de Microeconomia.

Se a função 2Q²-40Q+50 representa o custo total de produção de um determinado bem, qual deve ser a quantidade para que o custo de produção seja mínimo?

Ct=2Q²-40Q+50

CMg=4Q-40 

CMe=(2Q²-40Q+50)/Q

CMe=2Q-40+(50/Q)   

CMg=CMe

4Q-40=2Q-40+(50/Q)

2Q=50/Q

2Q²=50

Q²=50/2

Q=√25

Q=5

A quantidade em que o custo médio é mínimo são de 5u..

Ao contabilizarmos os custos de produção de determinado bem, devemos levar em conta todos os fatores de produção necessários para o produto final, sendo eles: mão-de-obra, recursos naturais (matéria prima), ferramentas tecnológicas (maquinário), aluguéis e investimentos (avanços tecnológicos que fazem com que o custo de certa produção seja reduzida). Quando possuímos todos os custos, fixo total (CFT) e custos variáveis totais (CVT), conseguimos chegar em uma função de custo total (CT=CVT+CFT) da empresa em questão. 

[pic 4]pg. 125, Vasconcellos, 2006

Com esses dados, conseguimos encontrar uma forma de minimizar esses custos, visando, aumentar a eficiência da empresa de modo geral. Quando nosso objetivo é saber o quanto custa a produção individual de um bem em questão, nós dividimos o custo total pela quantidade produzida, sendo assim, encontraremos seu custo médio (CMe=CT/Q). Mas quando precisamos saber o valor real necessário para produzir uma unidade a mais desse bem, utilizamos o custo total de outra forma. Nós pegamos a variação do custo total e dividimos pela variação da quantidade, ou seja, derivamos a função custo total (CMg=CT'). Com isso podemos igualar as funções CMg e CMe para obtermos seu ponto de equilíbrio!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (395.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com