TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microeconomia e Macroeconomia

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

1 Microeconomia e Macroeconomia

A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção, diz respeito a como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. (BOARATU, 2006, pag. 350) define macroeconomia como "ramo de ciência econômica que analisa a formação de presos em mercado específicos, ou seja, como as empresas e os consumidores integram e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos".

O mercado compreende no espaço onde os agentes econômicos (consumidor e ofertante) procedem a troca de bens e serviços. De acordo com Rebellato (2004) "o termo mercado diz respeito ao conjunto de compradores e vendedores que integram em um curto espaço, assim como às vendas e compras que ocorrem por meio dessas interações".

No mercado pesquisado os produtos ofertantes são do gênero alimentício, perfumaria, higiene e limpeza. Em relação aos clientes percebeu-se no período em que foi feito a pesquisa que, em sua maioria, trata-se de pessoas na terceira idade, de ambos o sexo. O movimento maior é na época de pagamento da aposentadoria, a grande parte dos clientes realizam compras com prazo de 30 dias. São casados, analfabetos ou semianalfabetos e com filhos já independentes.

A preferência dos clientes é para produtos alimentícios, a maioria realiza a compra mensal neste mercado. Quando há o aumento de preços os clientes costumam levar um similar, o mesmo acorre quando não encontram o produto desejado.

Os administradores do mercado estão sempre revisando sues preços, que são definidos de acordo com o preço em que seus fornecedores passam a mercadoria e observando o preço de seus concorrentes. Eles observam o preço dos concorrentes para não se encontrarem fora do padrão de mercado e sim manter seus clientes. A inflação interfere diretamente em relação aos preços dos produtos, uma vez que os fornecedores aumentam o valor dos seus produtos é inevitável que os administradores não repassem esse aumento para os clientes.

A Mercearia Bom Preço trabalha principalmente com a compra a prazo, geralmente de 30 dias, feita com cheque. Seus administradores estão sempre comparando os preços de seus fornecedores para saber com qual será vantajosa a compra.

Existem concorrentes locais de mercado, supermercados e mercados, as estratégias mais utilizadas pelos concorrentes é a promoção, que ocorre geralmente no sábado, onde alguns itens podem se encontrados bem abaixo do preço.

2.3 Ética, Política e Sociedade

O Desenvolvimento de econômico de cada país depende de suas características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riquezas naturais. A Organização das nações unidas (ONU) usa os seguintes indicares para classificar os país, segundo o grau de desenvolvimento: índice de mortalidade infantil, esperança de vida media, nível de industrialização, grau de dependência externa, potencial cientifico e tecnológico, grau de alfabetização, instrução e condições sanitárias.

O Desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com