TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Minerva Foods

Por:   •  4/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

                João Mendonça de Barros Hausknecht

                Turma: Noturno

Prova Parcial 1 – Análise Estratégica

Fundada em 1924, na cidade de Barretos, Minerva Foods é uma empresa brasileira que atua no setor de alimentos, comercializando carne in natura, couros e derivados bovinos, além de fazer processamento de carnes e exportação de gado. Atualmente a empresa é considerada a maior exportador de carne bovina do Paraguai, Argentina e Colômbia e a segunda maior do Brasil e do Uruguai. A exportação bovina representa 68% dos negócios e vendas da empresa, enquanto o mercado interno representa os 32% restantes.

Segundo o agrônomo José Carlos O´Farril Vannini Hausknecht, sócio da consultoria agronômica MBagro, a tendência econômica, aspecto da análise PESTEL, da indústria de carne bovina, a qual o Minerva Foods está inserida, é de crescimento em todo o mundo. Isso acontece devido ao alto valor agregado da carne bovina, que produz uma tendência de crescimento do consumo conforme o desenvolvimento do país, como é o caso da China. Outro aspecto da análise PESTEL, que José Carlos comenta, trata-se da parte política da indústria de carnes. Por motivos sanitários diversos países adotam políticas de comércios que vetam a importação de produtos brasileiros, e algumas dessas restrições já estão sendo alteradas, o que liberaria novos mercados para exportação brasileira. Esses dois aspectos são benéficos para a empresa Minerva Foods, já que dão possibilidade de crescimento e expansão dos mercados para os quais o Minerva pode exportar, como é noticiado na matéria de Sebastião Nascimento do Globo Rural. Um último conceito da análise PESTEL, é o meio ambiente. Como a própria empresa enfatiza em seu site, eles estão muito preocupados com a sustentabilidade e o bem-estar animal, uma forma de se defender do crescente movimento vegetariano, e de ativistas que podem estragar a imagem da empresa.

Aprofundando na análise da indústria, nos deparamos com as cinco forças de Porter. Os grandes concorrentes do Minerva Foods, segundo levantamento feito pela revista exame, são as empresas JBS e Marfrig, que disputam pela consolidação do mercado bovino no Brasil e no mundo, um exemplo dessa disputa, foi a aquisição por parte do Minerva de unidades de abate do JBS espalhadas pelo Mercosul, fato também documentado pela revista exame, e que marcou grande expansão da empresa em 2017. Por conta desse domínio de mercado, é muito difícil a entrada de novos concorrentes. O poder de barganha dos clientes assim como dos fornecedores, é baixo, visto que se trata de uma commoditie como produto principal, e por definição os preços são praticamente os mesmos. A ameaça de um novo produto, alinhasse com o movimento vegetariano, produtos como hamburgueres vegetarianos estão ganhando força, e concorrentes como a Marfrig e JBS começaram a produzi-los, alertando o Minerva que está perdendo esse mercado.

 Se tratando da análise SWOT, uma das forças do Minerva Foods que podemos citar é a alta taxa de exportação, que promove para empresa uma estabilidade financeira, mesmo em época de expansão de negócios como ocorreu no ano de 2017. Aliado a isso, há um baixo custo de produção por conta da alta eficiência operacional que a empresa tem. Outras vantagens adquiridas foram, o aumento do portifólio de produtos, ampliando o mercado e trazendo mais fontes de renda para a empresa. A logística de distribuição do Minerva também é considerada uma vantagem, já que é realizada com eficiência tanto nas exportações e quanto nas distribuições para o mercado interno.  Por outro lado, há pontos fracos como a concentração dos negócios em apenas um tipo de proteína animal, a de bovinos, que resulta em uma dependência desse mercado, e consequentemente de seus preços, tanto no fornecimento quanto na venda de produto. Isso pode prejudicar a empresa como ocorrido nessa quarentena, fato noticiado pelo globo rural em conjunto com a revista britânica Reuters, onde o preço do gado, acompanhando a demanda global, apresentou queda. Há abundantes oportunidade de crescimento para o Minerva, especialmente porque suas estruturas se concentram na América Latina, território que por conta do clima, solo e tecnologias, tem uma produtividade crescente. Um exemplo disso é o número de abates, que segundo a empresa quadruplicou do ano de 2.008 para 2.018, mostrando também a diferenciada eficiência operacional do Minerva Foods, ponto de destaque perante a concorrência. Adicionalmente a esse fato há, como já citado anteriormente, uma promissora expansão de mercados emergentes como descrito pelo agrônomo José Carlos Hausknecht.  Para terminar, a ameaça mais clara da empresa já foi citada, e seria a nova onda de produtos vegetarianos que imitam o sabor da carne.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com