TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem de Processos

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ANA LAURA COSTA RIBEIRO

EMERSON LUIZ PAIS DA ROSA

GIOVANE DE MELO FERRARI

GIOVANNI PAES BISCALCHIN

JEAN FELIPE CAMARGO

 LUAN WAGNER DOS SANTOS

LUCAS AUGUSTO DOS S V LEITE

MODELAGEM DE PROCESSO

TATUÍ-SP

2ºSEMESTRE/2019

ANA LAURA COSTA RIBEIRO

EMERSON LUIZ PAIS DA ROSA

GIOVANE DE MELO FERRARI

GIOVANNI PAES BISCALCHIN

JEAN FELIPE CAMARGO

 LUAN WAGNER DOS SANTOS

LUCAS AUGUSTO DOS S V LEITE

MODELAGEN DE PROCESSOS

Atividade 1 de Modelagem de Processos, Apresentação ao curso Tecnológico em Gestão de TI da FATEC-Tatuí, orientado pelo professor Antônio

César Silva Sacco.

TATUÍ-SP

2ºSEMESTRE/2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DEFINIÇÃO        5

3. ONDE POR DE SER APLICADO        6

4. FERRAMENTAS DISPONÍVEIS        7

4.1 BIZAGI MODELER        7

4.2 ARIS EXPRESS        7

4.3 BPMN.IO        8

5. MELHOR FERRAMENTA        10

6. CONCLUSÃO        11

REFERENCIAS        12

  1. Introdução

Observando o cenário empresarial do século XXI, visualizamos diversos problemas nas empresas, sendo esses contratempos de grande porte ou baixo, geram custos para sua resolução. E é aí que nos deparamos com os processos para facilitar essa solução, sendo um processo uma série de ações, passos ou mesmo procedimentos que condizem a um resultado. Em um problema esse processo pode ser uma sequência ou um fluxo de tarefas, como por exemplo: sendo utilizado para ordenar a entrega de um material para um cliente. Para facilitar essa gestão dos processos possuímos a modelagem de processo que possibilita uma melhor visualização de todo fluxo de informações.


  1. Definição

A modelagem de processo é uma técnica utilizada parar facilitar a visualização de processos nas organizações por meio de diagramas (fluxogramas) para documentar o entendimento dos processos atuais.

Assim torna de fácil observação as falhas, déficits ou mesmo as possíveis melhorias no processo a ser utilizado pela empresa. A modelagem permite um fácil entendimento por parte dos colaboradores que muitas vezes precisam propagar a informação rapidamente que possivelmente é muito maçante para ser apenas escrita. Assim facilitando a visualizam ampla do processo que vem a ser utilizado para obter resultados.


  1. Onde por de ser aplicado

Podemos aplicar a modelagem de processo em qualquer ambiente que haja a necessidade de um processo para chegar a um determinado resultado, obtendo melhorias para tal.

A aplicabilidade do processo representa de maneira simples o que se pretende construir, fazendo com que todos colaboradores tenham a mesma visão (geralmente cada colaborador só conhece a sua parte do processo) e o mesmo pode ser testado. Num modelo de negócio de uma organização, é possível descobrir quem são as pessoas da organização, como o trabalho é realizado por elas, seus objetivos e que produtos ou serviços são gerados. São exemplos de modelos: modelo de atividades, objetivos, processos e fluxo de atividades (workflow).


  1. Ferramentas disponíveis

Quanto às ferramentas, existem softwares específicos para o desenho de fluxogramas, que podem facilitar muito essa atividade, como o Bizagi, Visio, Modeler, Aris, entre outros.

4.1        Bizagi Modeler

É fácil de usar e usa cores nos elementos para facilitar a identificação.

A ferramenta possui uma tradução das funcionalidades e da maioria dos elementos para português (mas os nomes usados podem variar de uma versão para a outra, já que não existe uma tradução oficial da notação para o nosso idioma).

Dos diagramas de BPMN, permite criar apenas o Diagrama de Processo (Orquestração).

A ferramenta tem recursos que ajudam a evitar a utilização equivocada de alguns elementos, e possui um verificador que ajuda a validar a integridade do processo (regras básicas da notação BPMN).

Além de desenhar o fluxo do processo, é possível documentar os elementos criando novos campos para complementar o modelo com informações.

Os diagramas criados são gravados no formato próprio da ferramenta (extensão .bpm) mas podem ser exportados para formatos de imagem como PNG e BMP, além de gerar documentações no formato de manuais que podem ser exportados em PDF, DOC, para wiki e também um formato navegável HTML. É possível também exportar e importar arquivos nos formatos padrões BPMN e XPDL.

4.2        ARIS Express

É uma versão light da conhecida plataforma de análise de processos, o ARIS Platform.

Criada originalmente como parte da plataforma que desenvolveu por muitos anos a notação EPC (Event-driven Process Chain), a solução precisou se adequar à nova realidade do mercado e incorporar ao seu conjunto de diagramas o BPMN. Assim, a versão express desta ferramenta permite criar diagramas com notações como Cadeia de Valor, organograma, modelo de dados, EPC e é claro, BPMN. Porém, diferentemente da plataforma, os arquivos são gravados no próprio computador do usuário.

Apesar do uso de cores para diferenciar os tipos de elementos, a ferramenta não possui grande apelo visual e é um pouco restritiva no manuseio. Além disso, a curva de aprendizagem para dominá-la a fim de criar bons diagramas pode ser um pouco maior do que o esperado (e em alguns momentos um pouco frustrante até se descobrir alguma forma mais simples de resolver uma dificuldade). Por outro lado, possui funcionalidades interessantes, como a criação de documentação complementar e exportação para formatos de documentos como PDF ou RTF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com