TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação e o resultado da interação do individuo com a situação

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 5

PAULA SANTOS FERREIRA

TEXTO 4:

A motivação é o  resultado da interação do individuo com a situação, seu nível varia entre os indivíduos e também no indivíduo, dependendo da situação. Em outras palavras motivação é o processo responsável ela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para  alcance de uma determinada meta. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende ( principal elemento), mais para levar a resultados favoráveis precisa de  ir uma direção que beneficia a organização, e a persistência e quanto tempo a pessoa consegue manter seu esforço até alcançar sua meta.

O ambiente de trabalho influência em seu desempenho, mesmo que um individuo seja capaz e motivado, o ambiente pode apresentar empecilhos para seu desenvolvimento.

Existem diversos tipos de teorias sobre a motivação. A teoria da hierarquia das necessidades, a Teoria X e Teoria Y, a Teoria dos dois fatores, são muito conhecidas, porém não resistiram a uma visão mais detalhadas. A Teoria da hierarquia das necessidades fala que o comportamento da pessoa está sujeita a uma hierarquia de fatores, em que o indivíduo só será motivado a partir do momento que suas necessidades básicas( fisiológica e de segurança), de nível baixo forem supridas, para atingir uma nova necessidade precisa satisfazer a atual, as necessidades de nível alto( sociais, estima, auto realização) são motivadoras da conduta humana. Na Teoria X e Y, X é pessimista e Y otimista, em X o homem tem aversão ao trabalho, precisa ser controlado e punido, só se interessa pelo dinheiro que o trabalho proporciona, já em Y, o desempenho do trabalhador está mais ligado a um fator mais de natureza gerencial do que motivacional. A Teoria dos 2 fatores, relata que um trabalhador satisfeito não necessariamente está motivado, o fato das pessoas não estarem insatisfeitas, não quer dizer que estão satisfeitas. Nessa teoria a motivação depende de dois fatores, sendo os higiênicos que correspondem ao contexto do trabalho e os motivacionais que correspondem ao cargo, tarefas e atividades relacionadas com o cargo, que mantem o trabalhador sintonizado com o trabalho, e que o permita exercitar suas habilidades ou desenvolver suas aptidões.

Por isso surgiram teorias contemporâneas sobre a motivação que tem um grau de fundamentação mais válido, e são as mais avançadas que existem atualmente. São teorias contemporâneas: A Teoria ERG ( embasada na teoria das hierarquias da necessidade- existência, relacionamento, crescimento),Teoria das necessidades(realização, poder, associação),Teoria da avaliação cognitiva, Teoria da fixação de objetos( recompensas intrínsecas e extrínsecas- razão de estar fazendo algo), Teoria do reforço( ambiente causa do comportamento), Teoria do planejamento do Trabalho( Variedade de habilidades, identidade da tarefa, significância da tarefa, autonomia efeedback), Teoria da Equitividade, Teoria da Expectativa

A Teoria ERG,  propõe três grupos de motivação no trabalho, as necessidades de existência está associado às necessidades básicas( fisiológicas e de segurança), as necessidades de relacionamento( sociais), as necessidades de crescimento( estima e auto realização).

A  Teoria das necessidades, da ênfase à realização, poder e associação, que variam entre as pessoas. Existem pessoas que necessitam mais se sentir útil, capazes, de fazer cada vez melhor, já outras pessoas tem necessidade de se sentir no comando/liderando, e por fim tem as pessoas que são orientadas pela necessidade de associação, que preferem situações de cooperação em vez de competição e desejam relacionamentos que envolvam um alto grau de compreensão mútua.

A teoria da Avaliação cognitiva sugere há certa interdependência entre as recompensas intrínsecas e extrínsecas, o recebimento de recompensa para a realização de uma atividade que antes era gratificante tende a reduzir a motivação pela realização desta. explicação comum para isso é que a pessoa sente uma perda de controle sobre seu próprio comportamento. Sendo assim as gratificações externas não trazem motivação por si só se a atividade a ser realizada não causar motivação para o indivíduo.

Teoria da fixação de objetivo diz que quando você fixa um objetivo, a pessoa se sente mais motivada a trabalhar afim de atingir tal objetivo, principalmente se a pessoa faz parte das escolhas das metas a serem batidas. Metas bem definidas são mais estimulantes do que as superficiais como, faça o que puder ou dê o melhor de si. Metas desafiadoras são mais motivantes do que aquelas facilmente batidas, desde que não seja exageradamente difíceis. Receber feedback ou realizar um de si mesmo melhora o desempenho. Funciona bem em culturas onde subordinados são mais independentes, buscam desafios e consideram desempenho importante. A administração por objetivo se baseia nessa teoria, a única diferença é que para a administração por objetivo, o trabalhador deve participar da escolha da meta, e para a teoria não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com