TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nota Técnica Gestão Ambiental

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1] 

GEP387 – GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

ALUNA: Lediane Belmira Serafim - 16.2.6732

O Trabalho final é a realização de uma Nota Técnica em grupo. Deve agregar a otimização dos trabalhos individuais da unidade anterior e a inclusão dos novos conceitos trabalhados.

Trabalhem a primeira parte do Capítulo 2 do fascículo Gestão Ambiental: Políticas Ambientais. Este é um módulo longo, que exige cuidado e tempo.  Plano Diretor, Plano de Saneamento Básico e Gestão das Águas, Política Nacional de Mobilidade Urbana e Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Considerem  conceitos desenvolvidos no fascículo Gestão Ambiental a partir da página 97, como Municípios Educadores Sustentáveis.

Considerem  com o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável: ODSs (Século XXI), ). Agenda 21 Local e Agenda 21 na escola, Escolas Sustentáveis , tratamento de resíduos sólidos, A3P na administração pública e os  programas de empregos verdes e compra direta, como  programas de Agricultura Familiar  e Compras Sustentáveis. Tudo isso está no fascículo de apoio. Entretanto, se ele é o que há de mais atual com abordagem dos vários programas,  mas foi escrito em 2011. Os conceitos são atuais mas os processos foram modificados pelas mudanças de visão e operação políticas. 

Incluam as  vantagens de se organizar um município a partir de um Zoneamento Ecológico Econômico? Considerem programas " ZERO" para  reduzir a emissão de gases de efeito estufa

Apliquem  estes conhecimentos nas áreas atingidas pela lama pós desastre tecnológico causado pela ruptura da barragem de Fundão e  galgamento da barragem de Santarém ou colapso da barragem da Vale em Brumadinho. Ou no território com os quais estão trabalhando.

Agora, importante consultar:   http://www.cidadessustentaveis.org.br/ , http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis e outros links como:  http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p; 

http://www.portalfederativo.gov.br/noticias/destaques/municipios-terao-ate-abril-de-2019-para-elaborar-seus-planos-de-mobilidade-urbana http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSE/planmob.pdf ; https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/

Considerem as reparações por impactos e desigualdades históricas,  e mecanismos participativos, por eficácia, ética e distribuição das políticas públicas por bemviver.

Encerraremos retomando as complexidades da gestão ambiental pós COVID.


1- A Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelecida pela Lei nº 12.587/2012, busca promover a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade da população e cargas no território dos municípios brasileiros. A norma determina que os municípios acima de 20 mil habitantes e os demais obrigados por lei devem elaborar seus Planode Mobilidade Urbana para que recebam recursos federais a serem investidos no setor.

2. ods

https://www.gov.br/secretariadegoverno/pt-br/assuntos/secretaria-especial-de-articulacao-social/capa/noticias/governanca-nacional-para-os-ods

A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) foi estabelecida em 2016 como órgão de governança para internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil.

Com o advento do Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, e a extinção da CNODS e de outros colegiados, vários cenários foram considerados no sentido de estabelecer e definir qual seria a melhor estratégia a ser adotada para a nova Governança da Agenda 2030 no Brasil, pois o Governo Federal entende a importância e o papel orientador que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm para a construção de um país justo, desenvolvido e sustentável.

Considerando-se que a implementação da Agenda 2030 requer um conjunto coordenado e coerente de políticas e ações, optou-se por um modelo de governança articulado em torno da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV-PR). O Decreto nº 9.980, de 20 de agosto de 2019, estabeleceu como competência da Secretaria Especial de Articulação Social (SEAS) da SEGOV-PR a implementação da Agenda 2030 no Brasil, nos seguintes termos (Art. 15):

VI - assistir o Ministro de Estado nos temas relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

VII - articular, no âmbito do Governo federal, em conjunto com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos, com os entes federativos, as ações de internalização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas; e

VIII - solicitar e consolidar as informações sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prestadas pelos órgãos governamentais.

************************************************************************

Nesse sentido, o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a Agenda 2030 e esclarece que o tema integra um dos projetos prioritários do planejamento estratégico da Secretaria de Governo da Presidência da República.

O Secretário Especial de Articulação Social, Iury Ribeiro, participou hoje do painel “Agenda 2030 - Planejamento de Médio Prazo alinhado aos ODS” do Fórum Conjunto Consad/Conseplan.

Participaram deste painel, também, Marília Sassim, Diretora de Gestão Intergovernamental da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Katyna Argueta, representante do PNUD no Brasil e Leany Lemos, Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul.

O 113º Fórum Nacional de Secretários de Administração e LXXX Fórum Nacional de Secretários de Estado de Planejamento é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (CONSEPLAN) e do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento, que aconteceu de 5 a 6 de março nas dependências do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, teve como propósito fortalecer a reflexão e o debate sobre questões de intensa preocupação dos gestores governamentais na busca por soluções consensuais de importantes áreas da administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com