TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

DANIELA DUARTE SILVA CUNHA.

                                          VANESSA FIORAVANTE DA ROSA

Pelotas – RS

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

DANIELA DUARTE SILVA CUNHA. RA: 4300063651

                            VANESSA FIORAVANTE DA ROSA.  RA: 3809627485

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância: Ana Paula Barramansa.

Pelotas – RS

2014


Sumário

Introdução------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4
As atribuições do MEC -------------------------------------------------------------------------------------------5
Vantagens e desvantagens do Sistema da Educação Brasileira -----------------------------------8
As organização auxiliar da escola------------------------------------------------------------------------------10
LDB 9394/96 o artigo que define como obrigatório o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica no segmento do Ensino Fundamental I.----------------------------------13
Considerações Finais ----------------------------------------------------------------------------------------------14

Referencias Bibliográficas -----------------------------------------------------------------------------15


Introdução

     Este trabalho tem como finalidade indicar os principais aspectos que definem a organização do Sistema Brasileiro e a finalidade do Ensino Fundamental, Básica e Superior.

       A elaboração deste trabalho visa entender melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno. A confecção de um mapa conceitual observando as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, e fazendo uma breve reflexão do universo de uma criança, com base em vários autores e teorias.

            Sistema de ensino é o conjunto de instituições- públicas e privadas, de diferentes níveis e modalidades – articuladas a órgãos educacionais administrativos, normativos e de apoio técnico-, que mantêm entre si unidade e coerência (o que não exclui contradições e ambiguidades). A interação entre diferentes níveis e serviços desse todo e sua comunicação com a sociedade são orientados a partir de um conjunto de normas comuns elaboradas pelo órgão competente, visando ao desenvolvimento do processo educativo como princípios e finalidades definidas.

Após termos lido o texto proposto sobre a Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o que agora é proposto completar o trabalho original e um redirecionamento, dada a ênfase que se pretende dar à questão da estrutura do ensino enquanto estrutura de produção e como tal, também enquanto estrutura de relações sociais de produção.

Neste sentido há que se considerar o caráter de “aposta” e de utopia desta proposta, tendo como conceito de utopia a transformação possível, portanto baseada em condições reais e concretas, a partir da própria prática pedagógica escolar posta hoje, e não de modelos idealizados. A utopia passa ser, portanto, não um mero desejo, mas um avanço possível, dadas as condições que já estão postas e que precisam ser percebidas no movimento histórico da escola e consequentemente, do sistema como um todo, à sua capacidade de agregar valores, isto é, valor de mercado.

Na medida em que o professor vai restringindo o seu trabalho a mera execução de tarefas já pensadas e elaboradas em outras instancias, o seu trabalho agrega pouco valor em termos de aprendizagem.

           Para o seu trabalho valer mais, deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimentos e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino aprendizagem.

Na medida em que ele abre mão disso, não interessando as razões desta resistência equivocada, deixando que outros profissionais e instituições e substituam na função mais decisiva do processo, que definir as politicas, organizar processos, acompanhar e avaliar, ele está contribuindo para que o seu trabalho tende a perder o valor.

   Não cabe à estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a exclusividade, desta função, mas certamente é sua função primordial.

Concorda-se com o documento original quando fala da função, desta disciplina: Processo a decodificação da Estrutura Educacional vigente no país, das políticas nacional, estadual e municipal, da legislação pertinente ao processo ensino-aprendizagem, tendo como referencial norteador as relações sociais de produção, entendidas como aqueles que fundamentam a educação na sua totalidade (1991:81).

O que se está querendo com a presente proposta é fazer com que o professor entenda o ensino e aprendizagem escolar como um processo produtivo.

Assim o sistema do ensino, no seu sentido mais amplo (Escolas, Secretarias, Conselhos, etc), nada mais é do que a expressão (necessidade) da forma escolar de produzir ensino aprendizagem.  

É necessário compreender que primeiro apareceram as escolas, para depois ir percebendo necessidades a serem atendidas dada esta forma peculiar de ensinar.

Trata-se, portanto, de compreender o sistema educacional enquanto expressão da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (419 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com