TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.280 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES

FACULDADE SUMARÉ

GESTÃO DE PESSOAS

Rita de Cássia Gomes – RA 1720614

São Paulo

2018

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES

FACULDADE SUMARÉ

GESTÃO DE PESSOAS, CULTURA E DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Profissional Interdisciplinar (PPI), apresentado como exigência parcial para conclusão do 4º Semestre do Curso Superior de Administração, da Faculdade Sumaré, campus Sumaré,                            sob a orientação do Prof.

São Paulo

2018


RESUMO

Este artigo tem como o objetivo explicitar as condições, acessibilidade e inclusão de profissionais no mercado de trabalho, levando em consideração suas características étnicos raciais, mobilidade física e tabus.

Bem como analisar o relacionamento entre profissionais, as influencias e preocupações das empresas no que se refere a questões ambientais e sociais.

Palavras-chaves: trabalho, mobilidade física, tabu-ética.


ABSTRACT

This article aims to explain the conditions, accessibility and inclusion of professionals in the labor market, taking into account their ethnic racial characteristics, physical mobility and taboos.

As well as analyzing the relationship between professionals, the influences and concerns of companies regarding environmental and social issues.

Keywords: work, physical mobility, taboo-ethics.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO1

2 REFERENCIAL TEÓRICO2

3 CAPITULO I - AS RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NO LOCAL DE TRABALHO3

4 CAPÍTULO II - OS PROFISSIONAIS COM MOBILIDADE REDUZIDA NAS EMPRESAS4

5 CAPÍTULO III - A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO ENTRE PROFISSIONAIS, PARA COM O MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE.  5

6 CAPÍTULO IV - O DESPERTAR PARA QUESTÕES RELACIONADAS

A PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES7

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS9

8 BIBLIOGRAFIA10


  1. INTRODUÇÃO

Segundo (www.achegas.net), entende-se que em uma sociedade capitalista, onde tudo é adquirido através da compra, tanto bens de consumo quanto o que é essencial para sobrevivência, como por exemplo alimento, moradia, energia, água e entre outras coisas que sem as quais não existe condições básicas para um indivíduo se sustentar na sociedade atual. Para manutenção desses bens essenciais que são obtidos através de compra é necessário dinheiro, que é conseguido pelo trabalho. 

Essa atividade gera dinheiro, responsável por suprir as necessidades básicas deveria ser acessível e garantida a todos, porém a realidade nunca foi e ainda continua muito diferente da esperada, pois para apossar espaço no mercado de trabalho deve-se estar dentro de padrões pré-estabelecidos. A sociedade herdou tabus e estereótipos que por lei não deveriam mais existir, porém persistem nos dias atuais. 

No decorrer do artigo há uma dissertação a respeito das condições de mercado no que se refere a indivíduos que não estão dentro dos limites pré-estabelecidos por estes "padrões" esperados pelos contratantes. Quais são as necessidades de atualização no mercado para que todo e qualquer profissional independente de sua etnia, características físicas ou classe social tenha direito e condições a acessibilidade e inserção nessa atividade responsável para a manutenção da vida em sociedade. 



REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo o Forbes (forbes.com.br), a inserção profissional de pessoas com deficiência tem sido tema de vários estudos acadêmicos.

Verifica-se que a contração desses profissionais traz muitos benefícios para a organização, não apenas no que tange ao ganho de uma imagem corporativa positiva, mas, sobretudo, na possibilidade de aprender a lidar com a diversidade organizacional. No entanto, vale mencionar que a inserção de profissionais com deficiência ainda se apresenta como um grande desafio para os gestores das empresas, para as pessoas com deficiência e para os colegas de trabalho.


Capítulo 1  

 

As relações étnicas raciais no local de trabalho 

 

Segundo o site (cartacapital.com.br), ainda hoje existem problemas no que se refere a questões étnico-raciais dentro de uma empresa, por exemplo o número de pessoas negras em cargos de gestão e diretoria nas grandes empresas são baixos. Algumas empresas passaram a tomar algumas iniciativas referente ao assunto, através da criação de programas de inclusão, com intuito de aumentar o número de funcionários afrodescendentes contratados pelas empresas, principalmente para cargos executivos.  

De acordo com o site (granadeiro.adv.br), nos Estados Unidos, essa inclusão é obrigatória para toda empresa que recebe dinheiro que vem de fundos públicos, assim sendo tem o dever de ter negros como funcionários, além de implantar programas que visem eliminar o racismo em ambientes de trabalho, além de cotas que são definidas de acordo com o percentual de afrodescendentes da região onde a empresa é situada.  

A empresa multinacional DuPont passou a adotar políticas semelhantes as que foram mencionadas no primeiro parágrafo, além de pagar os custos universitários de alguns jovens, que ao finalizarem os estudos trabalhariam para a empresa.

Ainda é comum o pensamento de que os cargos mais altos na hierarquia seja associada a apenas trabalhadores brancos e os de baixa hierarquia a trabalhadores negros, uma dura realidade para uma pais que completou 128 da abolição da escravatura em 2016 e que de acordo com dados divulgados pelo IBGE com sua população composta por cerca de 54% de afrodescendentes mas apenas 17% desse numero consta na parcela rica do pais, além de disso eles ainda tem que enfrentar os ataques racistas discretos e das "piadinhas", ainda que exista a LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989, que pune qualquer tipo de discriminação e preconceito por conta da cor, raça ou etnia, muitas pessoas já sofreram algum tipo de ataque por conta dos motivos citado anteriormente, o que prejudica o ambiente de trabalho, por esta razão é necessário que haja  mudanças dentro da sociedade no âmbito cultural e social, para erradicar de vez essas diferenças e preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (180.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com