TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PAPEL DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA

Por:   •  5/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1][pic 2]

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

CLEOMAR ALVES DOS SANTOS JUNIOR

A PAPEL DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA.

Colinas

2020


CLEOMAR ALVES DOS SANTOS JUNIOR

[pic 3]

A PAPEL DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA.

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de  Bacharelado em Administração Publica-UEMAnet , como requisito para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientador: Prof.         JOANA LOPES DE FREITAS LUZ

Colinas

2020


SUMÁRIO[pic 4]

           

1      CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA        

1.1   Tema        

1.2   Problema        

1.3   Hipótese(s) ou Questões norteadoras        

1.4   Objetivos        

1.4.1 Objetivo geral        

1.4.2 Objetivos específicos        

1.5   Justificativa        5

2     REFERENCIAL TEÓRICO        6

3     METODOLOGIA        9

3.1  Tipo de pesquisa        9

3.2  Universo e amostra        10

3.3  Coleta de dados        10

4     CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        11

 

1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

  1. Tema

O PAPEL DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA.

1.2 Problema

Grandes empreendimentos surgem da ideia que para serem postas em prática precisam de pessoas capaz de convencer pessoas e grupos para modificar e transformar a realidade. Como as lideranças determinam o sucesso das organizações  ao apontar uma visão para direção certa.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo geral

Diferenciar liderança formal de liderança informal e como cada uma modifica o ambiente organizacional;

1.4.2 Objetivos específicos

Compreender o conceito de liderança e a necessidade de líderes nas mais diversas organizações;

Saber como os líderes afetam o ambiente organizacional criando situações favoráveis para superar as adversidades e atingir suas metas;

Entender como as tomadas de decisões pelo líder interfere na organização de modo a produzir nos colaboradores confiança e motivação.

1.5 Justificativa

Para se empreender é necessário pensar em algo que vai dar certo, ou que seja viável. Desse modo nascem os líderes. Certamente nem todas vão dar certo. Porventura os que conseguem sobreviver certamente estrão longe de se consolidar na organização. A formação de um grupo de pessoas para atuarem de forma positiva na execução de objetivos comuns demanda muita organização. Tais organizações iniciam da vontade talvez de uma pessoa que logo se nota a necessidade reunir mais agentes em torno de suas ideias. Para produzir resultados positivos os líderes precisam orientar de forma clara o caminho a ser percorrido. No setor público além de observar o mercado os líderes devem conduzir suas ações nos princípios de legalidade necessária a avançar em suas atividades. Pagar impostos, recolher taxa, contratação de pessoal, solicitação de crédito no sistema financeiro tudo isso exige que se volte ao formalismo. Sem conhecimento do formalismo os líderes estarão sempre à margem do mundo corporativos e logo encontrará barreira a seu crescimento. Dái surge a necessidade de organização no sentido literal e não menos importante no sentido corporativo. No sentido corporativo os líderes das organizações podem ser entendidos como grupo de pessoas legalmente constituído para atingir certos fins para obtenção de resultados.

Para  Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada (liderada, vide liderança), com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objetivo comuns".  A Liderança é fundamental para determinação e funcionamento das organizações. Os líderes devem inspirar e entender o funcionamento orgânico e formal de suas entidades e está atento às variações internas e externas ao ambiente organizacional. Os diversos agentes e/ou colaboradores interferem positivamente e/ou negativamente ao trabalho da equipe que os mesmos são incentivados por seus líderes ou não. O ser humano é o principal ativo das organizações e por características únicas age conforme seus pensamentos e convicção, sendo assim, criar grupos ou mantê-los requer administrar jogos de interesse em ambiente desfavoráveis que intensificam as mudanças radicais de cenários.

Cada organização apresenta arranjo direferente mesmo as que se assemlham por definição, setor, concorrencia ou nodo formal de composição. Sendo, importante destar ques as mesma apresentam organogramas e fluxogramas próprios ou conformizado, porém tais empreendimentos são habitados por pessoas que se reunem em grupos formais pro força da estrutura e informais por afinidade de conceitos valores e vivencias. Nesse sentido, consideramos empresas, associaçãoes, orgãos do governo, entidade públicas, entidades privadas e do terceiro setor como exemplços de associação de pessoas com finalidade coletiva. Entretanto, fica mais evidente quando relacionamos tais entidades aos respectivos organogramas e a latente estrura funcional. Deste modo, o comportamento dos líderes evidenciam como estas entidades desenvolvem suas estruturas e sua pauta de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (153.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com