TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo de Gestão Pública

Os déspotas agiam como autoridades divinas, representantes de Deus, sua atitudes não podiam ser contestadas, pois não haveria respostas terrenas às questões ora levantadas. Sua vontade é absoluta, arbitrária. Apoia-se apenas em sua capacidade pessoal de exercer o poder. Este poder não é legitimado pelo povo. O déspota governa baseado em suas vontades pessoais, nos seus caprichos, sem padrões de governo. O que eles falavam ninguém descordava. Isso não era bom!

Com o surgimento do comércio, surge também o conflito pela posse do poder entre as diversas camadas sociais. Os déspotas não permitiam a existência desses conflitos. Quando surge a Lei, o déspota torna-se “político”. Agora ele governa não mais segundo sua vontade, seus desejos, seus anseios, mas baseado na Lei.

 

  1. POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO

* Polis- Comunidade organizada formada por politikos( cidadãos ou funções).

*Ta politika: Diz respeito aos negócios políticos, dos cidadãos, aqueles dirigidos por estes(cidadãos).

* Práticas políticas: Formas de direitos e deveres relacionados aos cidadãos, ou seja, a comunidade política.

*Estado: Conjunto de instituições que permitem a ação do governo. Os governos passam, mas o Estado é permanente. O Estado garante a ação dos governos.

*Política: Sentido Pejorativo-Politicagem

*Política: Sentido geral- Organização da vida pública

* Política: Sentido restrito- GOVERNO(Poder)

Gerenciar negócios na sociedade.

Democracia: O poder não tem dono. Ninguém se identifica com ele. A sociedade autoriza alguma pessoa., eleita para tal fim, a exercer sua representação por um determinado espaço de tempo. Ou seja, o poder pertence ao povo!. ART.  da constituição diz:”O poder emana do povo, em seu nome deverá ser exercido.” A sociedade elege um representante no intuito de exercer sua representação por determinado período de tempo.

POLITICA X GOVERNO DÉSPOTA

 DÉSPOTA:  O que falam, não descordam!.

* Politica: Invenção grego- romana para que os homens administrem pacificamente os conflitos sociais.

- Pacífico está ligado a diálogo e não a guerra;

-Gregos romanos romperam com o tradicional regime déspota vigente na época;

- Os déspotas agiam como autoridades divinas, por isso suas atitudes não eram contestadas, pois não havia respostas terrenas às suas decisões.

-Gregos e romanos institucionalizaram(a voz do povo é a voz de Deus), o poder e a política.

_ Trouxeram para o plano terreno, desvinculando-a ao sobrenatural, tornando-a uma atividade puramente humana;

Características de Déspotas:

* Eram considerados autoridades divinas;

* Sua vontade era absoluta( vinda do além);

* Não existe Lei formalizada;

* Seu poder não era legitimado pelo povo, ou seja, se o rei disser que o povo tem que ir a execução, eles não falam nada sobre, somente concorda.

O processo de institucionalização do poder é divido em  etapas:

*Primeira: A fragmentação da esfera do poder

A fragmentação do poder separou o Executivo do Legislativo, fazendo surgir mais tarde o Judiciário.  

* Segunda: Separação das esferas militar e civil

Os militares devem subordinar-se aos poderes da Sociedade Civil.

Exemplo disso: Um policial na rua pedindo carona. Penso em dar carona a ele para que futuramente ele lembre daquela carona e me isente de algum ato ilícito feito por mim, ou ate mesmo um IPTU, IPVA que ora, não foi pago.

* Terceiro: Secularização do poder

A politica se torna racial, prevalecendo sobre a religião. A igreja atua apenas na sociedade civil.

* Quarta: A Lei esta acima de qualquer vontade individual, pois representa a vontade pública coletiva. Impede que os governantes exerçam o poder segundo seus desejos egoístas.

*Quinta e última etapa: O poder politico se abre  sociedade através do voto, expressando assim, a vontade do povo democraticamente.

II) Aspectos Introdutórios e conceituais

  1. Administração Pública: conceitos e funções:

Em seu sentido mais amplo, a expressão Administração Pública, ou Gestão Pública, compreende o conjunto de atividades diretamente  relacionadas com a execução de tarefas ou incumbências consideradas de interesse público numa coletividade ou organização estatal.

Meirelles assinala que o conceito de Administração Pública não oferece contornos bem definidos. Para ele administrar é gerir interesses,segundo a lei , a moral e a finalidade dos bens entregues a guarda e conservação alheias.

Segundo Wilson Administração Pública é a execução minuciosa e sistemática do Direito Público. Em sentido institucional, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do governo; em sentido funcional é o conjunto das funções necessárias ao serviço público em geral; em sentido operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprio do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade.

As atividades da Administração Pública envolvem um grande conjunto de açoes que podem ser assim caracterizadas:

* Atividades relacionadas com mo poder de decisão e comando, envolvendo as funções de                  ( planejamento, direção, organização, controle e coordenação)

* Atividades de apoio a ação governamental.

* Atividades relacionadas com a execução dos objetivos públicos, e que integram as chamadas políticas públicas, no campo econômico e social.

Os Estados e o Distrito Federal gozam de autonomia perante a União, entretanto não possuem soberania. Os Municípios são dotados de autonomia administrativa, uma característica peculiar da Federação Brasileira. A Federação é caracterizada , portanto, pela União indissolúvel de seus entes federativos.

Na concepção sociológica , Administração , Estado e Governo não se confundem. O Estado é a instituição que organiza a vontade de um povo politicamente constituído, no que diz respeito ao interesse coletivo. São elementos constituintes do Estado: povo, território e Governo. Povo é o componnte humano do Estado; Território é a sua base física; e Governo é o mecanismo pelo qual age o Estado, compreendendo o grupo legítimoque mantem o poder. A administração Pública constitui o instrumento através do qual o governo cumpre sua missão e objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com