TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto das drogas em nosso comportamento

Pesquisas Acadêmicas: O impacto das drogas em nosso comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 9

DROGAS

Drogas são substâncias naturais ou sintéticas e também podem ser substancias químicas, sólidas, líquidas ou gasosa que ao penetrarem no organismo podem ser absorvidas de várias formas: por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas com o supositório entram diretamente na corrente sanguínea, atingem o cérebro e alteram seu equilíbrio fazendo com que a pessoa tenha uma intoxicação, um estado mental alterado, sentindo tudo “diferente”.

O sistema nervoso central comanda com grande capacidade os nossos impulsos, reações, informações, vontades, pensamentos, movimentos e até as emoções.Então, quando é atingido pelas drogas altera o nosso comportamento.

Sendo assim, uma pessoa que usa drogas terá muitas vezes suas atitudes, ações e reações distorcidas porque o sistema nervoso central fica carregado de substâncias nocivas que modificam as mensagens que ele distribui ao corpo.Conseqüentemente, a pessoa pode ter uma personalidade desequilibrada e apresentar um comportamento inconveniente ou até mesmo irresponsável.Existe dois tipos de drogas: Drogas Lícitas (são drogas legais, ou seja, drogas que podem ser comercializadas no Brasil).Drogas Ilícitas (são drogas ilegais, ou seja, drogas que não podem ser comercializadas no Brasil).

O termo droga, entretanto, só começou a ser usado na Idade Média e várias

possibilidades têm sido admitidas; as mais verossímeis são:

1- Do baixo alemão droghe vate, significava o recipiente onde se guardavam as ervas secas. 2-Do neerlandês droog, que quer dizer seco. 3-Do céltico, com a acepção de má qualidade. Falam a favor desta hipótese os vocábulos droug em bretão, e droch em irlandês.

No século XX a palavra droga ganhou um novo significado, passando a ser

empregada como sinônimo de tóxico. O verbo drogar e o seu particípio passado, drogado, expressam, respectivamente, o uso de tóxicos e o estado decorrente dessa ação.

A dependência das drogas é um estado psíquico, ou algumas vezes físico, que

resulta da interação entre um organismo vivo e a droga e que se caracteriza por respostas através de conduta ou outra, incluindo sempre o desejo compulsivo ou necessidade de usar a droga de forma contínua com o fim de experimentar seus efeitos ou evitar a crise de sua ausência. A droga então afetando o cérebro faz com que as pessoas não fiquem em seu estado normal, com isso acabam fazendo coisas que não fariam se estivessem lúcidas, ou seja, fora de si próprio.

As razões porque as pessoas abusam das drogas são tão variadas como as

pessoas o são entre si. Na maioria das vezes as pessoas parecem usar drogas para mudar a forma que se sente, ou seja, querem sentir-se diferentes. Talvez queiram escapar da dor, da ansiedade ou frustrações. Pode ser que desejem esquecer ou lembrar, ser aceito ou ser sociais. Algumas vezes as pessoas usam drogas para escapar do tédio ou simplesmente para satisfazer sua curiosidade.

Existem durante a vida de uma pessoa em que pressões dos momentos companheiros pode ser uma razão muito forte para usar drogas.Muitas vezes algumas pessoas se sentem melhor sobre si mesmos quando usam drogas ou álcool, porém os efeitos não duram muito. As drogas nunca resolveram nem resolverão os problemas; apenas diminui na hora e depois cria novos problemas que se somarão aos que já existem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com