TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E SUAS RELAÇÕES COM AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. RELATÓRIO        4

2.1 ANÁLISE SWOT ..................,............................................................................ 4

2.2 VISÃO SISTÊMICA: ANÁLISE DE AMBIENTE EXTERNO E DA CONCORRÊNCIA ....................................................................................................9

2.2.1 Principais concorrentes        10

2.3 GESTÃO DE RELACIONAMENTO        10

2.3.1 Estratégias relacionadas aos processos para eliminação dos resíduos plásticos        11

2.3.2 Comunicação integrada        11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

1. INTRODUÇÃO

Esta Produção textual tem como objetivo levar os acadêmicos a compreenderem, bem como, aplicarem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula por meio de situações práticas relacionadas ao desenvolvimento de processos destinados ao planejamento e a formulação de estratégias e posicionamentos para implementação do planejamento estratégico. Tornando os acadêmicos aptos a realização de diagnósticos empresariais por meio da utilização de ferramentas de gestão identificando assim, problemas e oportunidades passíveis de intervenção.

Portanto, será possível facilitar por meio da prática os aprendizados disponibilizados pelas disciplinas de: Estratégia Empresarial; Sistema de Informação Gerencial; Simulação Empresarial; Diagnóstico e Intervenção Empresarial; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II.

A SGA disponibilizada enfatiza toda problemática ambiental e suas relações com as organizações, especialmente a relação dos resíduos plásticos e o setor fast food.

Por meio da prestação de consultoria a uma empresa escolhida será possível auxiliar no diagnóstico e na reestruturação do consumo e do descarte deste material por parte da referida organização. Despertando assim, uma maior consciência ambiental nas áreas desta em sua totalidade, já que é preciso desenvolver novas estratégias que vão desde as compras das matérias primas até a logística reversa - pós-venda e pós-consumo – para de fato contribuir para a redução dos resíduos produzidos.

2. RELATÓRIO

Para realização desta atividade acadêmica a empresa analisada será a marca McDonald´s, cuja detentora no Brasil é a empresa Arcos Dorados.

2.1 Análise Swot

O Planejamento estratégico pode ser visto como um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. Facilita a gestão de uma empresa, auxiliando na definição de objetivos e estratégias para alcançar os objetivos traçados, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

Utilizar este conceito possibilita o uso dos recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. Importando neste contexto, a governança corporativa, que pode ser definido como o sistema pelo qual as organizações e empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas.

Desenvolveu-se a análise SWOT da empresa com um olhar voltado a sustentabilidade e ao uso dos resíduos plásticos na empresa em questão, já que esta é uma ferramenta utilizada para diagnosticar estrategicamente a empresa. Chegou-se a seguinte conclusão:

Pontos Fortes (Forças)

Pontos Fracos (Fraquezas)

1- Campanhas de conscientização sobre a necessidade de redução da utilização do canudo de plástico;

2- Investimento nas constantes inovações dos seus produtos.

1- Dano Ecológico na produção de seus produtos

2- Utilização apenas de embalagens descartáveis, grande parte plástica;

Oportunidades

Ameaças

1- Novas tecnologias para a reutilização do plástico, papel e demais materiais recicláveis

2- Implantação de projetos de captação e reutilização da água condensada pelo sistema de refrigeração das lojas.

1- Crescente demanda de clientes que prezam pela redução dos impactos ao meio ambiente;

2- Concorrência deixando de utilizar embalagens descartáveis e passando a fazer uso de pratos de louça e/os talheres de metal.

Sabendo que o segmento dos fast-food, onde a empresa escolhida atua, responde por grande parte dos gastos feitos com alimentação fora de casa. É preciso superar suas fraquezas especialmente por meio da oferta embalagens 100% oriundas de materiais renováveis, reutilizáveis, reciclados e/ou certificados.

Tabela  – Análise Vertical e Análise Horizontal

PLANO DE AÇÃO

Equipe: Diretoria, Gerência e colaboradores.

Inicio: 15/09/2019

Término: 31/12/2019

Responsável: Diretoria da Empresa

Folha: 001

Meta/Objetivo: Oferta embalagens 100% oriundas de materiais renováveis, reutilizáveis, reciclados e/ou certificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (216.3 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com