TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  1/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Araraquara

2020


 ANA LÍdIA AQUINO PELEGRINi[pic 6]

Ra: 25193189

DAIANE OLIVEIRA RODRIGUES FERREIRA

Ra: 262362397

KATIANE OLIVEIRA RODRIGUES

Ra: 26237567

[pic 7]

STARTUP SUSTENTÁVEL: UM CASO DE EMPREENDEDORISMO VERDE

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Anhanguera Educacional.

Araraquara

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Devido aos efeitos de desequilíbrio provocados pelo homem, as preocupações com o meio ambiente ganharam um destaque especial, desde a Revolução Industrial as empresas exercem o papel principal na relação causa efeito.

Diante da degradação do meio ambiente, a poluição e o mau uso dos recursos naturais, houve a necessidade de mudanças de hábitos que visa à preservação da natureza, do meio em que se vive e da sociedade ao redor.

“Uma sociedade é sustentável, “ao atender, simultaneamente, aos critérios de relevância social, prudência ecológica e viabilidade econômica, os três pilares do desenvolvimento sustentável” (SACHS, 2002, p.35)”.

Comumente, o mundo está em apelo pela preservação do meio ambiente, e o termo sustentabilidade é o que predomina no momento. As pessoas e principalmente as empresas, devem adaptar-se a essa nova realidade e então os denominados empregos verdes entram em grande ascensão.

A abordagem do tema empreendedorismo sustentável justifica-se pelo notório cenário de da degradação do meio ambiente associado ao processo do empreendedorismo, o qual é importante para o desenvolvimento das práticas e ações ecologicamente correta e é alvo de muitos estudos científicos.

A importância do desenvolvimento sustentável, principalmente relacionado ao setor de produção, devem tomar medidas preventivas relacionadas ao meio ambiente, buscando sempre utilizar o necessário sem desperdícios.

Ainda que o tema abordado já seja objeto de vários estudos, ainda há muito que evoluir nesta temática. Assim, este trabalho torna-se mais uma fonte de pesquisa para acadêmicos e interessados neste tema de grande relevância.

  1. Desenvolvimento

O meio ambiente é definido como tudo que envolves as coisas vivas e as artificiais incidentes em um lugar ou espaço compreendendo os ecossistemas e seres humanos. De âmbito social, meio ambiente são conjugados que através de fatores materiais e imateriais que se implicam sobre o individuo e seus atos. Segundo José Afonso da Silva (2000, p. 20):

O conceito de meio ambiente há de ser, pois, globalizante, abrangente de toda a natureza, o artificial e o original, bem como os bens culturais correlatos, compreendendo, portanto, o solo, a água, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artístico, turístico, paisagístico e arquitetônico. O meio ambiente é, assim, a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas.

No contexto geral, a expressão meio ambiente constitui de um conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos (FERREIRA, 2004, p. 1304), e embora os dois vocábulos lembrarem o sentido de lugar ou espaço, não leva o pleonasmo da expressão. Expressado em 1988 pela Constituição Federal, mas que não chegou a uma definição sobre o meio ambiente, contudo no seu Art. 225 ilustra um julgamento, que aplica certo caráter patrimonial, assegurando que:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.

O Direito Ambiental é o conjunto de normas jurídicas consolidado na defesa da natureza em reação das degradações do homem e/ou sociedade moderna. É parte do direito que se propõe não exclusivamente na segurança entre as relações presentes do homem e o meio, mas também as consequências provindas desta relação no futuro.

Poluição ambiental é considerada como o resultado de todo tipo de ação ou interferência humana a ponto de gerar danos no meio ambiente, é a ingresso na natureza, de substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente, ou degradações que modifica de forma expressiva o equilíbrio dos ecossistemas.

A poluição ambiental consiste na degradação do solo, corrompendo a qualidade das águas e do ar, no que afeta a capacidade da qualidade desses recursos para as próximas gerações, impedindo-as de suprir as próprias necessidades, desta forma, a humanidade está amarrado perante a disponibilidade de terra, de água e ar do planeta, onde se torna complicado manter um acordo entre o desenvolvimento e a sustentabilidade diante do mundo para a ascensão da redução da poluição ambiental. Buscando restringir a poluição indiscriminada, o a legislação cuidou da questão inserindo na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente a definindo como:

A degradação da qualidade ambiental resultante da atividade que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

O conceito legal de poluição compreende como não somente a ação de sujar ou danificar a saúde, mas tudo o que influencie na segurança ou bem-estar da sociedade e população, que comprometa o equilíbrio do meio ambiente, ou que deprecie o desenvolvimento biológico, social e econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com