TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 4]

ADMINISTRAÇÃO

 PEDRO HENRIQUE ALVES DOS SANTOS

VANESSA GOMES

JENIELMA

RAFAEL COSTA

JOSIVALDO DIONIZIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 5]

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

2014

PEDRO HENRIQUE ALVES DOS SANTOS[pic 6]

VANESSA GOMES

JENIELMA

RAFAEL COSTA

JOSIVALDO DIONIZIO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado como requisito avaliativo ao curso de administração – 5º período, sob a orientação dos professores: Gislene Fregoneze, Henry Nonaka,  Marcos Marques, Elizete Zampronio e Rodrigi Triqueiro.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

2014

SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 15

REFERÊNCIAS ........................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O primeiro passo para se iniciar um planejamento estratégico de marketing e comunicação é realizar um diagnóstico empresarial, a fim de identificar em que ponto a organização se encontra, quais os problemas a serem resolvidos e quais oportunidades estão disponíveis.

É importante analisar a estrutura organizacional da empresa, pois, através dela, é possível identificar a origem dos principais problemas de comunicação interna e externa. Uma estrutura tradicionalista e mecanicista oferece pouca abertura para o trabalho da comunicação e do marketing. Nessas empresas, a comunicação acontece de forma verticalizada, os colaboradores não participam dos processos decisórios e o foco é sempre na atividade e não nas pessoas. O marketing também não possui uma posição estratégica e, quando existe, não é explorado em sua totalidade.

Em empresas modernas ou contemporâneas, o quadro é bem diferente. Essas empresas perceberam a importância da existência de um departamento de marketing e comunicação bem estruturado e atuante. Nesse tipo de organização, a comunicação acontece de forma horizontalizada, ou seja, todos possuem acesso à informação e ela parte de todos os lados, seja da alta diretoria ou dos colaboradores. Estes também têm a oportunidade de participar dos processos decisórios da empresa, o que contribui para a melhoria do clima organizacional. Em uma estrutura organizacional moderna ou contemporânea, o marketing é peça fundamental e estratégica. É ele quem traça as estratégias comerciais, analisa a concorrência, identifica desejos e necessidades, além de estar em constante contato com o público consumidor, atuando na criação e adaptação de produtos e serviços e no pós venda.

EMPRESA 1

Nome: Associação esportiva - Clube dos Médicos

Setor: Associação

Porte: Médio

Cidade: Palmeira os Índios – AL

A associação  esportiva esta instalado na cidade de Palmeira dos Índios  no bairro Palmeira de Fora, dispõe de portaria com cancela, guarita, salão de jogos, quadra aberta , escritório administrativo sala de reunião, sala de atendimento (enfermaria), salão principal com bar e cozinha, salão de materiais esportivos, piscina, quiosques com churrasqueira, pia, som e local para amarração de redes, barraca com churrasqueira.

Possue banco de dados dos clientes, não monitora os concorrentes, o controle bancários é pelo banco do brasil, as politicas e informações contábeis são resumidas pelo banco e pelo presidentes.

A atual situação em que associação se encontra fez com que o grupo se interessasse em produzir uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio.

  1. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Após a análise dos dados coletados, não nota-se nenhuma preocupação com o ambiente da empresa. Porem não existe um Plano de Marketing para da empresa essa não usa nem panfletos como ação de marketing para divulgação, apenas há pouco tempo foi criado um site e facebook para contatos dos acontecimentos festivos da mesma.

O grupo concluiu que além do site e facebook, outras ferramentas seriam necessárias para conquistas os clientes.

De acordo com o plano de marketing, foi feita a análise dos principais fatores que influenciam diretamente o negócio, chegando as seguintes conclusões:

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, verificou-se que as pessoas estão mais otimistas em relação à economia e que os gastos com lazer, saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preço, e por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que e traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais beneficio.

A pesquisa indicou que os consumidores estão com tempo escasso, mas mais preocupados com a saúde e o lazer. Um segmento crescente é o de idoso. Em grande número na região e com um bom poder aquisitivo, eles buscam tratamento preventivo. Segundo o Censo, a importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dele hoje é chefe de família e nessas famílias a renda media é superior àquelas chefiadas por adultos não idosos. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde, pratica esportiva e à redução da taxa de natalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com