TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA, BENEFÍCIOS E SINDICATO DA EMPRESA

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.980 Palavras (24 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 24

AS RELAÇÕES ENTRE A ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO, PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA, BENEFÍCIOS E SINDICATO DA EMPRESA ENERG GERADORES SERVIÇOS E ENGENHARIA LTDA.

RESUMO

O objetivo deste artigo foi explicar as relações entre a estrutura da organização, os programas de qualidade de vida, benefícios e relações com os sindicatos de uma organização. Para isso os conceitos de estrutura organizacional, qualidade de vida, benefícios e sindicatos foram apresentados de acordo com os autores citados. Com base nos conhecimentos registrados, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso na empresa Energ Geradores Serviços e Engenharia LTDA, pelo qual foi feita uma entrevista semiestruturada com um funcionário de recursos humanos, foram apuradas diversas informações baseando-se em um roteiro de perguntas. De acordo com o entrevistado, a empresa possui uma estrutura organizacional segmentada, possui um programa de qualidade de vida eficaz e relações sindicais o sindicato da classe localizado em sua região, dessa forma pôde-se concluir que a empresa Energ Geradores utiliza de uma forma eficaz suas práticas de qualidade de vida, benefícios e relações sindicais.

PALAVRAS CHAVE: Estrutura organizacional; qualidade de vida; benefícios; sindicato.

INTRODUÇÃO

O tema central do presente artigo tem a finalidade de descrever a estrutura de uma empresa e as relações com seu código de conduta, programa de qualidade de vida, gestão de folha de pagamento, benefícios oferecidos e seus sindicatos.

Nesse sentido apresenta-se um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental e entrevista com gestores da empresa Energ Geradores, do ramo de Serviços e Engenharia, com sede em São Bernardo do Campo/SP. Esse procedimento de pesquisa permite que seja respondida a seguinte pergunta relacionada ao tema central: Existem relações entre a estrutura da organização com seu programa de qualidade de vida, benefícios oferecidos e seu sindicato?

Esta questão tem desdobramentos importantes, pois permite investigar a estrutura organizacional, os programas de qualidade de vida e benefícios oferecidos, bem como as relações sindicais da empresa.

Com base na pergunta central foram definidos os objetivos desse trabalho, sendo o objetivo geral, descrever as relações existentes entre a estrutura da empresa, seu programa de qualidade de vida, pacotes de benefícios oferecidos e sindicato que a representa.

Para que sejam demonstradas as etapas a serem cumpridas e, a fim de que o objetivo geral seja cumprido, os objetivos específicos delimitam-se em apresentar a estrutura, processos da empresa e seu sistema de folha de pagamento; compreender como é seu programa de qualidade de vida no trabalho bem como o modelo de pacote de benefícios; entender as relações sindicais e propor sugestões de melhorias em todos os aspectos pesquisados.

A análise dos dados coletados no estudo de caso é elaborada com base nos seguintes conceitos: estrutura organizacional, qualidade de vida no trabalho, folha de pagamento, benefícios e relações sindicais.

Algumas pesquisas nacionais limitam-se em apenas dar a devida importância ao tema qualidade de vida em empresas de grande porte, deixando de enfatizar o grau da seriedade deste tema em todas a empresas em diversos segmentos existentes. (LIMONGI-FRANÇA, 2003).

Sindicatos são organizações responsáveis por representar os interesses dos empregados frente às empresas, sua importância diz respeito a defender e garantir que os direitos dos trabalhadores sejam aplicados corretamente de acordo com lei ou convenção coletiva.

A estrutura organizacional é um elemento fundamental para a empresa dar enfoque aos seus objetivos e o papel que cada exerce de acordo com a visão, missão e valores.

Limongi-França (2003) menciona a necessidade de romper a postura conservadora referente à política de remuneração. O autor afirma que as práticas tradicionais não acompanham as rápidas mudanças ocorridas no mundo dos negócios, sendo necessária a recompensa adequada ao trabalho realizado, pois assim permite-se um gerenciamento mais ativo no processo de aquisição de habilidades e conhecimentos.

O artigo se estrutura em quatro capítulos, a saber: capítulo 1 – Revisão bibliográfica, quando são apresentados os conceitos que embasam a pesquisa; capítulo 2 – Metodologia, onde é apresentado o procedimento metodológico, caracterizado o objeto de estudo e apresentada a forma de análise dos dados coletados. No capítulo 3 – Resultados e discussão são apresentados e discutidos os aspectos levantados no estudo de caso sobre a estrutura organizacional, qualidade de vida no trabalho, folha de pagamento, benefícios e relações sindicais, com uma análise feita à luz dos conceitos apresentados no referencial teórico. Finalmente, o capítulo 4 – Conclusão, no qual é retomada e respondida à questão de pesquisa e, também são indicadas limitações do estudo, além de sugerir caminhos futuros para outras pesquisas.

1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Considerando o tema do estudo de caso em questão – existem relações entre a estrutura da organização com seu programa de qualidade de vida, benefícios oferecidos e seu sindicato, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas: estrutura organizacional, qualidade de vida no trabalho, folha de pagamento, benefícios e relações sindicais. Essa pesquisa embasou a construção de um quadro teórico que possibilita a análise da realidade da organização pesquisada. Dessa forma, foi realizada uma busca nos bancos de dados de artigos científicos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP e em outros bancos de dados. Nessas fontes, foram procurados artigos relacionados aos temas acima apresentados, publicados a partir de 2003, chegando-se assim à revisão bibliográfica apresentada a seguir.

1.1. Estrutura organizacional

Segundo Montana (2003), a estrutura organizacional organiza relações formais, meios para esclarecer e comunicar as linhas de encargos e permite reunir funções, pessoas e outros recursos com o objetivo de alcançar metas dentro da organização. Ele cita os principais tipos de estrutura: a organização de linha, linha e assessoria e organização em comitê.

A organização de linha é a mais simples, ela é a organização “executante” onde todas as unidades estão diretamente envolvidas na produção e comercialização dos serviços da empresa. Com esse tipo de organização, deve haver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com