TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Felipe Guimarães dos Santos

Junior Danilo Feistauer

Tiago Almeida

PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

2016


 Felipe Guimarães dos Santos

Junior Danilo Feistauer

Tiago Almeida

PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Prática interdisciplinar apresentado junto a Faculdade Dom Pedro II – Unidade Luís Eduardo Magalhães - Bahia, para obtenção de nota atribuída a todas as disciplinas do 2º semestre do Curso de Administração.

Orientadores: Rita Kunkel, Milton Queiroz, Rosymara e Mércia Brandi.

LUIS EDUARDO MAGALHÃES

2016[pic 2]

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Desenvolvimento interdisciplinar        5

2.1.        Calçados ecológicos e a Matemática Financeira        5

2.2.        Calçados ecológicos e a Economia        7

2.3.        Calçados ecológicos e as Teorias da Administração II        8

2.4.        Calçados ecológicos e a Contabilidade        9

2.5.        Calçados ecológicos e a Metodologia Científica        10

2.6.        Calçados ecológicos e a Comunicação Organizacional        11

3.        Referência bibliográfica        12


  1. Introdução

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental (ALMEIDA, 2002). A fabricação de novos produtos a partir de pneus reciclados, consiste numa parceira para ajudar a dar destino aos pneus usados, que na natureza levariam em torno de 600 anos para se decompor. Os pneus usados estão se tornando um problema mundial, o descarte de pneus cresce ano após ano em todo o mundo, pouca importância foi dada ao descarte de pneus em muitos países (LAGARINHO, 2008).

Com a borracha reciclada é possível fazer solas de sapatos, chinelos, fibras para roupas, tapetes para automóveis e até uma mistura impermeável para asfaltar e recapear ruas e avenidas. A grande vantagem desse material é que ele é muito resistente e complemente impermeável. Em São Paulo, a Avenida dos Bandeirantes foi toda recapeada com asfalto ecológico feito a base de pneus reciclados. 

http://www.sampexdesentupidora.com.br/blog/dicas/como-reciclar-borracha/ acessado em 09 de novembro de 2016.

A busca por materiais sustentáveis está aumentando significativamente em diversos setores, um exemplo claro é do vestuário, com os tecidos ecológicos e outro surge no rastro: calçados sustentáveis. Pensando nisso, a parceria com empresas fornecedoras de pneus, sabendo que as mesmas são obrigadas a encaminhar para a reutilização e coleta, cabendo multas por unidades encontradas conforme a RESOLUÇÃO N° 416, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009.  Calçados ambientais criados a partir da reutilização de pneus reciclados, traz benefícios às fabricantes e vendedores para ajudar atender a resolução ambiental vigente, tendo um papel importante no processo de reciclagem desse material.

Fabricados a partir da destruição de pneus usados, com a trituração dos mesmos em uma máquina até virar pó, depois à separação dos metais da borracha em outro equipamento, levando-a, a uma caldeira para voltar a sua forma líquida, e após isso sendo despejado em uma centrífuga para ser misturado para que não haja bolhas e tenha uma forma constante. Permanecendo aquecida para que se evite sua secagem, a mesma e despejada em uma forma para se tornar as peças que formaram os calçados, como tiras, solados e outros itens mais, ficando por 08 (oito) horas nas formas em processo de esfriamento, tendo como processo final a pintura das peças com tintas ecológicas.


  1. Desenvolvimento interdisciplinar

  1. Calçados ecológicos e a Matemática Financeira

A fabricação de nosso produto tem muitos processos onde está incluso a Matemática, desde a capacidade de produção e até nas vendas. Muitos são as operações que devem ser aplicadas, como a quantidade de pneus necessários para fabricação de uma quantidade determinada de calçados, o cálculo de juros e porcentagem nas operações de vendas e também nos pagamentos do setor de produção, descontos entre outras.

Para cada pneu reciclado em nosso processo, fabricamos cinco pares de calcados por hora em cada máquina instalada inicialmente, com o uso de quatro funcionários no processo de produção, dois na montagem e mais dois na pintura e designe. Para a encaixotagem e armazenagem dois funcionários efetuaram as operações, separando devidamente por modelo e numeração.

O pagamento da remuneração sobre a produção será definido assim, a nossa produção mínima e de cinco pares, para cada par a mais de calçados será pago um décimo por cento do valor do salário e mais horas extras caso se faça necessário. O processo precisará passar por aumento mais será analisada a rentabilidade.

Segundo Hein (1972, p.27), quando se trata dos métodos quantitativos no auxílio às decisões administrativas, “a tendência tem sido em termos de grandezas matemáticas e posteriormente basear a decisão assentada em um processo matemático de otimização”. Ou seja, esta posição tende a tratar o processo decisório com uma situação em que as variáveis são conhecidas, podendo ser mensuradas e o resultado matematicamente calculado. Entretanto, quando se trata de situações reais, as coisas se comportam de maneira diferente: “o verdadeiro mundo das decisões humanas não é o mundo ideal dos gases, planos sem fricção, ou do vácuo” (Simon et al., 1987, p. 13). (apud KLADIS, Constantin Metaxa; DE FREITAS, Henrique MR. O processo decisório: modelos e dificuldades. Revista Decidir, v. 2, n. 8, p. 30-34, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com